sexta-feira, 5 de março de 2010

Santo do Dia

São Adriano

Hoje celebramos um santo que somente chegou à glória por causa da ajuda de Deus e de muitos, principalmente a esposa. Aconteceu que no início do século IV durante a perseguição do imperador de Diocleciano, Santo Adriano, estava como chefe dos guardas do imperador, assistindo a injusta condenação de 22 valentes cristãos, ele gritou:

"Acrescentai também o meu nome a estes heróis mártires, pois também eu me declaro cristão".

Lançado na cadeia com outros, Santo Adriano, recebeu total apoio de sua cristã esposa Natália, principalmente depois de ser batizado pelos irmãos. Ao saber do seu processo, Adriano foi liberado para avisar a esposa em casa, mas esta pensando que ele teria comprado a liberdade com a apostasia, somente abriu as portas depois de certificar-se da fidelidade do esposo ao Cristo.

Juntamente com outras Natália pôde acompanhar de perto seu marido, pois na cadeia usou da criatividade e coragem para isto; até que perto do grande testemunho de Santo Adriano, Natália com júbilo confidenciou seu desejo de que prosseguisse, mas sem esquecer-se dela. O amor dos dois era tanto para com Jesus, como casal, que Natália preferia a morte do que ser dada pelo imperador a algum general; e isto aconteceu, pois depois que Adriano foi queimado vivo juntamente com os outros 22 mártires, Natália fugindo de um casamento não aguentou o cansaço e fome da caminhada de forma a ter uma visão de Adriano que na glória vinha buscar-lhe.

In Igreja Online

História do Dia

Hoje é sexta feira, 05 de março, sexagésimo quarto dia do ano, Dia Mundial da Oração. Faltam 301 dias para o final de 2010.

Este dia é dedicado a São João José da Cruz, confessor, e a São Teófilo, bispo.

Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Minguante. Quarto Minguante, dia 07, às 15:42.

O sol nasce às 07:04 e o ocaso regista-se às 18:34.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 05:54 e 18:14, a baixa-mar às 12:02.

Peixes é o signo dos nascidos nesta data, destacando-se o fidalgo José Relvas, que proclamou a implantação da República da varanda da Câmara Municipal de Lisboa (1858).

Nesta data, em 1501, partia do Tejo a expedição de João da Nova que viria a descobrir as Ilhas de Ascensão e de Santa Helena. Em 1539, morria, num naufrágio, D. Nuno da Cunha, governador da Índia. Em 1891 começava a ser publicada a terceira série do semanário humorístico, de crítica política e social, “O António Maria”, de Rafael Bordalo Pinheiro.

Em 1917, morria, em Lisboa, Manuel de Arriaga, aristocrata açoriano e primeiro Presidente da República Portuguesa. Em 1932, era criada a Academia Nacional de Belas-Artes. Em 1933, Adolfo Hitler e o partido nazi obtinham o maior número de lugares no Parlamento alemão.

Em 1953, morria o compositor russo Sergei Prokofiev, 62 anos, poucas horas depois do líder soviético José Estaline. Em 1969, do módulo lunar Apollo-9, era transmitida a primeira emissão televisiva, com origem numa nave espacial.

Em 1970, entrava em vigor o tratado de não-proliferação nuclear, ratificado por 43 países. Em 1977, o governo espanhol reconhecia o direito à greve, suprimido cerca de 40 anos antes por Francisco Franco. Em 1986, no início da vigésima edição do Rali de Portugal, na etapa da Lagoa Azul, o despiste de um automóvel provocava a morte de duas pessoas e ferimentos em 33.

Em 1990, era lançado o jornal Público, sob a direção de Vicente Jorge Silva. Em 1991, no termo do conflito do Golfo, o Iraque libertava os prisioneiros de guerra. Em 1996, o Prémio Thyssen-Arquitectura era atribuído aos portugueses João de Vasconcelos e Carlos Severo. Em 2001, demitia-se o ministro do Equipamento Social, Jorge Coelho, assumindo a “responsabilidade política” do acidente da véspera, a queda da ponte de Entre-os-Rios.

Em 2003, era apresentado o relatório do Programa Mundial da Evolução dos Recursos Hídricos da ONU, que apresentava a possibilidade de 7.000 milhões de pessoas, em 60 países, virem a sofrer de falta de água, antes de 2099. Em 2004, a proposta da regulamentação do Código Laboral era aprovada na generalidade, pelo PSD e o CDS-PP, no Parlamento.

Em 2005, o presidente sírio, Bachar al-Assad, anunciava o plano de retirada das tropas sírias do Líbano. No mesmo dia, morria Sergiu Comissiona, 76 anos, regente norte-americano de origem romena, diretor da New York City Opera.

Em 2006, a entrega dos Óscares, distinguia a realização de Ang Lee, em “O Segredo de Brokeback Mountain”, e a produção de “Colisão”, do canadiano Paul Haggis, como a do melhor filme. No mesmo dia, morriam António Manuel Pinto Barbosa, 88 anos, economista, antigo ministro das Finanças e ex-governador do Banco de Portugal, e Sérgio de Azevedo, 69 anos, empresário teatral.

Em 2007, era apresentado em Lisboa o projeto de criação da Televisão da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, a TV CPLP. Morriam Ivo Lorscheiter, 79 anos, arcebispo emérito da cidade brasileira de Santa Maria, símbolo da luta contra a ditadura; e Yavan Delporte, 78 anos, autor de banda desenhada belga, antigo editor chefe da revista Spirou.

Em 2008, o Parlamento britânico rejeitava a realização de um referendo no Reino Unido ao Tratado de Lisboa da União Europeia. Morria em Santana (arredores de Sesimbra), vítima de doença prolongada, o historiador Joel Serrão, 88 anos, autor de dezenas de títulos de história, nomeadamente o “Dicionário de História de Portugal”.

In Lusa

quinta-feira, 4 de março de 2010

Revista de Imprensa

A violência nas escolas, a greve geral da função pública, os naufrágios e as audições no Parlamento sobre os media são alguns dos temas em destaque na imprensa de hoje.

"Primeira greve desde 2007 apoiada por todos os sindicatos", escreve o Diário de Notícias (DN) na manchete, titulando também "Já morreram 11 pescadores em dois meses", "Morte de aluno reabre debate sobre 'bullying'" e "Seleção: magro 2-0 à China vale assobios".

Sobre as audições no Parlamento, titula "Moura Guedes: 'Primeiro ministro até para o Rei de Espanha ligou'" e "Balsemão: 'Houve um plano magistral para enfraquecer os privados".

O Público salienta "Metade dos alunos que são vítimas de 'bullying' não apresenta queixa", destacando também "Seleção: Faltou chama e sobraram assobios numa vitória tímida", "Grécia em crise: Governo sobe impostos e corta nos salários", "Função Pública: Sindicatos à espera de forte adesão à greve" e "Naufrágio em Viana: Já morreram 11 pescadores só este ano".

O Jornal de Notícias (JN) também titula "Onze mortos no mar em dois meses", mas na manchete adianta "Na escola todos batem em todos".

"Portugal pouco eficaz na hora de rematar", "Cascais: Inundação parou consultas em hospital aberto há uma semana", "Função Pública avança para a décima greve em cinco anos" e "Morto com um tiro na cabeça quando tomava pequeno almoço".

No topo da capa, o i propõe um "Manual de instruções" para o filme "Alice no País das Maravilhas" e destaca na manchete "Salários: Vinte anos depois, a diferença entre homens e mulheres mantém-se".

O i titula também "Dupla imparável ajuda a vencer a China", "Portugal vai vender os 15% que ainda tem em Cahora Bassa", "O bingo de Pinto Balsemão na comissão de Ética" e "Médicos dos hospitais empresa em risco de receber menos".

O Correio da Manhã avança na manchete "Parlamento entregou 17,4 milhões ao BPN". Adianta também "Mais alunos agredidos em escola de Leandro", "Manuela Moura Guedes acusa Sócrates e TVI", "Mar tira vida a mais pescadores" e "Só Ronaldo dá alegria à Seleção".

O 24horas diz que "Moura Guedes arrasou colegas da TVI no Parlamento" e destaca uma frase do irmão da menina que morreu nos Açores: "Quero morrer e ir para junto da minha irmã".

"PGR aperta regras para evitar violação do segredo de justiça" é a manchete do Diário Económico, que titula ainda "Candidatos à liderança do PSD unidos no programa económico" e "Portugal é o terceiro na Europa com mais greves".

O Jornal de Negócios escreve na manchete "Portugal é dos países que pagam melhores dividendos" e salienta "Sócrates enfrenta 11ª greve da Função Pública", "Gestores públicos sem direito a prémios em 2010" e "Portugal e Chipre são os únicos sem Programa de Estabilidade".

A revista Visão destaca "Natureza em fúria: Porque está louco o tempo" e a Sábado apresenta um trabalho sobre "Professores que se apaixonaram por alunos".

Nos desportivos, o Jogo é o único que chama à manchete a vitória de Portugal frente à China, por 2-0, com o título "Com Ronaldo mas sem golpe d'Ásia".

A Bola destaca "Cardozo: Dois golos na Catedral", referindo-se à prestação do avançado do Benfica na vitória do Paraguai em casa do Athletic de Bilbau, e o Record salienta "Asa esquerda ferida", adiantando que "Benfica sofre com lesão de Coentrão nos Sub-23 e limitaç~ies de Peixoto".

In Lusa

Destaques do dia:

Os Vídeos mais parvos.... mas tão aprvos... que acabam por funcionar de tão parvos serem...





Vejam e revejam e dêem ideias para oq eu mais se poderia dizer sobre estes "et's"

História do Dia

Hoje é quinta feira, 04 de março, sexagésimo terceiro dia do ano. Faltam 302 dias para o final de 2010.

Este dia é dedicado a São Lúcio I, papa, mártir, e a São Casimiro, confessor.

Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Minguante. Quarto Minguante, dia 07, às 15:42.

O sol nasce às 07:05 e o ocaso regista-se às 18:33.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 05:39 e 17:58, a baixa-mar às 11:26 e 23:43.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Peixes, destacando-se Infante D. Henrique (1394), o poeta Eugénio de Castro (1869) e a cantora negra sul-africana Miriam Makeba (1932).

Nesta data, em 1777, D. Maria I demitia Marquês de Pombal de todos os cargos e ordenava o seu desterro. Em 1811, o general Massena iniciava a retirada do seu exército de Portugal, finalizando a terceira invasão francesa. Em 1917, na Grande Guerra de 1914-18, o exército alemão retirava-se da frente ocidental. Em 1933, Franklin Roosevelt assumia a presidência dos EUA, no primeiro mandato. Em 1965, a Síria nacionalizava a indústria petrolífera. Em 1984, morria o poeta Pedro Homem de Melo, 80 anos.

Em 1986, a Câmara Municipal do Porto concedia a Amália Rodrigues a Medalha de Mérito da cidade. Em 1987, o cantor norte-americano Harry Belafonte era nomeado Embaixador Benemérito da UNICEF. Em 1991, no termo do conflito do Golfo, o príncipe kuwaitiano Saad Al-Abdallah regressava à capital do país.

Em 1996, o presidente da República Portuguesa Mário Soares recebia o Grande Colar da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, a mais alta condecoração portuguesa. Em 1998, o almirante Fuzeta da Ponte era exonerado do cargo de chefe do Estado-Maior das Forças Armadas.

Em 2001, o tabuleiro da centenária ponte Hintze Ribeiro, sobre o rio Douro, ligando Entre-os-Rios e Castelo de Paiva, caía, às 21:10 horas, arrastando consigo um autocarro onde seguiam 53 passageiros, e três automóveis, com seis pessoas. Não houve sobreviventes.

Em 2003, a Barragem do Alqueva abria uma comporta para permitir o início da demolição da velha Aldeia da Luz. No mesmo dia, morriam 19 pessoas e 140 ficavam feridas no atentado à bomba no aeroporto de Manila, Filipinas. No mesmo dia, em Portugal, batia-se o recorde mundial da maior concentração de palhaços, ao juntarem-se 1226, em Viana do Castelo.

Em 2004, a UEFA anunciava que se encontravam vendidas mais de um milhão de entradas para o Euro 2004. No mesmo dia morriam José Manuel Coelho Ribeiro, 71 anos, antigo presidente do Conselho de Gerência da RTP, e Claude Nougaro, 74 anos, cantor e poeta francês.

Em 2005, morria o jornalista e profissional da rádio José Matos Maia, 73 anos, produtor da versão portuguesa de “A Guerra dos Mundos”/“A Invasão dos Marcianos”, inspirada na encenação de Orson Welles sobre a obra de H. G. Wells.

Em 2006, verificava-se a última saída do país do presidente Jorge Sampaio, numa viagem à Argélia, para homenagear o ex-presidente português Manuel Teixeira Gomes, que morrera no exílio, em Bougie, em 1941. E o filme sueco “Frostbitten, de Anders Banke, vencia o Grande Prémio do Fantasporto.

Em 2007, tropas australianas atacavam, às primeiras horas da madrugada, posições do major rebelde Alfredo Reinado em Same, Sul de Timor-Leste, provocando quatro mortos e dois feridos entre os revoltosos. A notícia do ataque contra Reinado, que se pôs em fuga, desencadeia uma vaga de violência em vários bairros de Díli, com estradas cortadas, casas e carros incendiados e confrontos nas ruas. O cineasta português Hugo Vieira da Silva era eleito o melhor realizador do Festival de Cinema Contemporâneo da Cidade do México, com o filme “Body Rice”. Morria Henri Troyat, 95 anos, escritor francês de origem russa, decano dos académicos franceses, Prémio Goncourt 1938.

Em 2008, o Conselho Superior do Ministério Público autorizava a nomeação do magistrado João Manuel Baptista Romão para diretor da Polícia Judiciária do Porto. Morria o professor José Neves Henriques, membro do Conselho Científico da Sociedade da Língua Portuguesa e consultor do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, com 91 anos.

Em 2009, o Tribunal Penal Internacional emitia um mandado de prisão contra o presidente do Sudão, Omar el-Béchir, por genocídio, crimes de guerra e contra a humanidade. Morriam Horton Foote, dramaturgo norte-americano, argumentista de Hollywood, distinguido com o Óscar pela adaptação de "Não Matem a Cotovia"/"Na sombra

In Lusa

Santo do Dia

São Casimiro

Casimiro nasceu na Croácia no dia 03 de outubro de 1458 e era o décimo terceiro filho do rei da Polônia, Casimiro IV, e da rainha Elisabete d'Asburgo. Ele poderia muito bem colocar sobre a cabeça uma coroa e reinar sobre um território, como todos os seus doze irmãos o fizeram. Porém, apesar de possuir os títulos de príncipe da Polônia e grão-duque da Lituânia, não seguiu esse caminho. Desde pequeno abriu mão do luxo da corte, suas ricas festas e todas as facilidades que a nobreza proporcionava. Fez voto de castidade e vivia na simplicidade do seu quarto, que transformou numa cela como a de um eremita, dedicando-se à oração, disciplina, penitência e solidão.

Quando os húngaros se rebelaram contra o seu rei, Mateus Corvino, e ofereceram ao jovem príncipe Casimiro, então com treze anos, a coroa, ele a renunciou tão logo soube que seu pai havia se declarado contra a deposição daquele rei e a imposição pela força de outro, no caso ele. O príncipe tinha de fato apenas uma ambição, se é que assim pode ser chamada, dedicar-se ao ideal da vida monástica.

Entretanto não fugia dos deveres políticos, tendo ajudado o pai nos negócios do reino desde os dezessete anos, principalmente nos problemas referentes à Lituânia, onde era muito querido pelo povo. Com a conversão do rei da Hungria que abdicou para entrar num mosteiro, o rei Casimiro IV, seu pai, herdou esses domínios que incluíam além da Hungria a Prússia. Porém, isso também não entusiasmou o jovem príncipe a se coroar. Desde a infância levava uma vida ascética, muito humilde, jejuando continuamente e dormindo no chão, por isso sua saúde nunca foi perfeita.

Dessa forma, jovem príncipe acabou contraiu a tuberculose. Mesmo assim seu pai lhe cofiou a regência do reino, por um breve período. O rei desejando ampliar ainda mais os domínios do já imenso império, pretendia firmar um contrato de matrimonio para o filho com a bela e rica herdeira de Frederico III, cujas fronteiras passariam as ser mar Báltico e o mar Negro, realizando seu velho sonho. Por isso precisava se ausentar, pois queria tratar pessoalmente de tão delicado assunto.

Casimiro, como príncipe regente, não se furtou às obrigações junto ao seu amado povo. Cumpriu a função com inteligente política, todavia sem se deixar seduzir pelo poder. Depois, o rei teve de se conformar, porque Casimiro preferiu o celibato e o tratado do matrimônio foi desfeito. Ele preferiu ser lembrado por ficar entre os pobres de espírito, entre aqueles que receberam o reino de Deus, do que ser recordado entre os homens famosos e poderosos que governaram o mundo.

Morreu aos vinte e cinco anos de idade e foi sepultado em Vilnius, capital da Lituânia, em 04 de março de 1484. Logo passou a ser venerado por todo o povo polonês, lituano, húngaro, russo. Seu culto acabou sendo introduzido na Europa ocidental através dos peregrinos que visitavam sua sepultura. Menos de quarenta anos após sua morte já era canonizado pelo Papa Leão X. São Casimiro foi declarado padroeiro da Lituânia e da juventude lituana; também da Polônia, onde até hoje é considerado um símbolo para os cristãos, que o veneram como o protetor dos pobres.

In Paulinas

quarta-feira, 3 de março de 2010

História do Dia:

Hoje é quarta feira, 03 de março, sexagésimo segundo dia do ano. Faltam 303 dias para o final de 2010.

Este dia é dedicado à Beata Catarina Maria Drexel, fundadora das Irmãs do Santíssimo Sacramento para os Índios e Negros, e aos Beatos Liberato, Samuel e Miguel Pio, mártires.

Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Minguante. Quarto Minguante, dia 07, às 15:42.

O sol nasce às 07:06 e o ocaso regista-se às 18:31.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 04:58 e 17:18, a baixa-mar às 10:47 e 23:02.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Peixes, destacando-se D. João III de Portugal, o dramaturgo inglês Thomas Otway (1652) e Alexander Graham Bell, norte-americano de origem escocesa, inventor do telefone (1847).

Nesta data, em 1803, o marechal Teixeira Rebelo fundava, em Lisboa, o Colégio Militar. Em 1808, as forças francesas ocupavam Madrid. Em 1956, a França reconhecia a independência do Marrocos. Em 1971, morria o ator português António Silva.

Em 1974, um avião das linhas aéreas turcas despenhava-se numa floresta nos arredores de Paris, provocando a morte das 345 pessoas que seguiam a bordo. Em 1980, o dirigente guerrilheiro do Zimbabué-Rodésia Robert Mugabe vencia as eleições que conduziriam o país à independência. Em 1981, Diogo Freitas do Amaral era eleito, por unanimidade, em Bruxelas, presidente da União Europeia das Democracias Cristãs.

Em 1985, no Reino Unido, os mineiros britânicos regressavam ao trabalho, após uma greve de 356 dias. Em 1986, o governo português criava as contas poupança-habitação, destinadas à aquisição de casa própria. Na mesma data, as autoridades filipinas afirmavam-se dispostas a apresentar um processo nos tribunais do Hawai para recuperar milhões de pesos levados pelo antigo presidente do país Ferdinando Marcos.

Em 1987, morriam os atores norte-americanos Danny Kaye, 74 anos, e Randolph Scott, 89. Em 1988, no Reino Unido, o Partido Liberal e o Partido Social Democrata fundiam-se dando origem à terceira maior força política, o Partido Social e Liberal Democrata (SLDP). Na mesma data, morria o violinista Henryk Szeryng.

Em 1990, reunia-se a assembleia constituinte do Instituto de Estudos Sociais (INES), que aprovava os estatutos e elegia os corpos gerentes. Em 1991, Miguel Trovoada era eleito presidente da República de São Tomé e Príncipe. Em 1993, Barros de Moura abandonava a CGTP. Em 1994, na mesma data, o ex-deputado Socialista Sottomayor Cardia formalizava, nas escadas da Assembleia da República, a intenção de se candidatar à Presidência da República, nas eleições de 1996.

Em 1996, o Partido Popular, de José Maria Aznar, vencia as eleições legislativas em Espanha. Ainda nesta data, morriam a escritora francesa Marguerite Duras, 81 anos, e o historiador e crítico de arte Meyer Shapiro, 91 anos.

Em 2002, em referendo, a Suíça aprovava a integração na ONU. Em 2004, o PSD e o CDS/PP rejeitavam as propostas da oposição, no Parlamento, para revisão da lei sobre a despenalização do aborto.

Em 2005, o juiz José Moura Nunes da Cruz era eleito presidente do Supremo Tribunal de Justiça. E a ONU estimava em uma década o tempo necessário para a reconstrução das zonas afetadas pelo maremoto de 26 de dezembro, no sudeste asiático.

Em 2006, o reinício dos testes de coincineração de resíduos industriais era marcado para um intervalo de três a seis meses, nas cimenteiras de Souselas e de Outão. O Pentágono divulgava a identificação dos prisioneiros de Guantanamo, obedecendo à ordem de um juiz federal de Nova Iorque. No mesmo dia, morria Tommy Smiley, 59 anos, cantor norte-americano, vocalista do grupo “The Platters”.

Em 2007, o filme “El Laberinto del Fauno”, do realizador mexicano Guillermo del Toro, vencia o 27º Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto. A curta-metragem de animação “História Trágica com Final feliz”, de Regina Pessoa, vencia a 4ª edição do Tricky Women Award 2007, o único festival de cinema de animação exclusivamente feminino na Europa. A atleta portuguesa Naide Gomes revalidava o título europeu do salto em comprimento em pista coberta, ao vencer o Campeonato da Europa, em Birmingham, Inglaterra, com 6,89 metros, novo recorde nacional.

Em 2008, tinha lugar o lançamento mundial do primeiro automóvel desportivo da Volkswagen, “Scirocco”, produzido na fábrica da Autoeuropa, em Palmela. Entrava em vigor o novo Regime Jurídico da Urbanização e Edificação, que reduz o controlo administrativo dos licenciamentos, mas reforça a responsabilidade dos promotores e técnicos responsáveis pelos projetos e o peso das multas. As obras em casa passam assim a não precisar de licença camarária. Morria a escritora Maria Gabriela Llansol, autora de "Lisboaleipzig", aos 76 anos. Era considerada uma das mais inovadoras escritoras da ficção portuguesa contemporânea. Morria o tenor italiano Giuseppe Di Stefano, que cantou durante muitos anos com Maria Callas e se retirou dos palcos em 1992, aos 86 anos.

In Lusa

Revista de Imprensa:

O aumento de trabalhadores com salários em atraso, a reunião de terça feira do Conselho Superior do Ministério Público e o jogo entre Portugal e a China são notícias destacadas na imprensa de hoje.

O Jornal de Notícias chama à manchete "Dívidas aos trabalhadores disparam para 15 milhões" e titula também "Voto de confiança nas decisões do Procurador" e "Europa autoriza cultivo e consumo de batata e milho transgénico", destacando, com imagem, "Portugal ensaia com a China plano de ataque ao Mundial".

No Público, a manchete, com imagem, é "Sismo no Chile mudou eixo da terra", noticiando ainda "Salários em atraso crescem 38 por cento", "Selecção vai ser gerida como os clubes de topo" e "Barroso tenta evitar declínio da Europa".

"Exames ao cancro e coração em risco por falta de material" é a manchete do Diário de Notícias, que escreve igualmente "PGR divide Conselho Superior do MP" e "Rangel e Passos Coelho trocam ataques sobre Governo", aludindo ao frente a frente que na terça feira opôs os dois candidatos á liderança do PSD.

No i, o destaque principal é "Médicos na reforma vão ser aliciados a voltar aos hospitais", escrevendo ainda o jornal "Eleições no PSD. Passos Coelho lidera corrida ao congresso por larga vantagem", "Greve amanhã!", "Comissão de inquérito ao caso TVI vai avançar" e "Mais 42 milhões da ação social escolar para pagar Magalhães".

"Violência na escola mata criança" é a manchete do Correio da Manhã, que titula também "PGR esconde despachos a conselheiros", "Prémios Congelados a José Penedos", "Caso Freeport - Partidos pediram dinheiro a Smith", "Jorge Jesus adia renovação" e "Pinto da Costa abre Guerra à FPF".

O jornal salienta, com fotografia, o resgate do corpo da criança vítima da enxurrada de segunda feira nos Açores, titulando "Mãe chora Anabela: 'A minha menina era tudo para mim'".

O mesmo acidente é destacado com imagem no 24horas, que escreve em manchete "Noiva conta como perdeu o marido no dia do casamento", noticiando ainda "Explicações do Negócio PT-TVI: Sócrates irá mesmo ser ouvido no Parlamento" e "Laszlo Bölöni investigado: Ex-treinador do Sporting arrisca 5 anos de prisão".

Na imprensa económica, o Jornal de Negócios noticia em manchete "Portugal Telecom é o maior cliente do Taguspark" e escreve também "Accionistas da Cimpor admitem forçar a saída dos atuais gestores", "Economia paralela cresce em Portugal à boleia da crise", "Câmaras engordam receitas para 'acertar' as contas" e "Governo duplica linha de apoio a Moçambique".

Na manchete, o Diário Económico escreve "Governo castiga presidentes de câmara que não avaliem funcionários" e titula igualmente "PSD precisa de ideias e de um programa", uma afirmação de Vasco Pulido Valente, "Televisão a três dimensões abre guerra comercial entre PT e Zon", "Segurança Social lança campanha para promover PPR públicos" e "Tribunal de Contas mantém dúvidas sobre as novas estradas".

A revista Focus alerta hoje em manchete que "O Mundo está a afundar-se" e noticia "125 desaparecidos em Portugal".

Nos desportivos, A Bola destaca "Real Madrid na frente por David Luz", o Record escreve "Leões em alta", indicando que "Campanha europeia faz disparar cotação de jovens do Sporting", e O Jogo destaca declarações do jogador do Sporting Izmailov: "Queremos a Liga Europa".

In Lusa

Santo do Dia

São Marino

Nas últimas décadas do século III, dois cristãos chamados: Marino e Leão, procedentes da ilha de Arbe na Dalmacia, viajaram para Rimini, Itália, atraídos pela oportunidade de trabalhar como escultores, onde evangelizaram a região e ali morreram. Os dados que temos alem destes fazem parte de uma vigorosa tradição cristã.

Ela nos conta que, assim que Marino chegou, procurando pedras para o seu trabalho, descobriu a região do Monte Titano ficando maravilhado pela imponência do Monte e beleza do local, tanto assim que sempre que podia voltava para lá. Além trabalhar no seu ofício, ele desenvolvia a missão de converter a população riminiense ao cristianismo. Devido a esta atividade, certa vez, uma senhora pagã, maldosa e sem caráter, querendo impedí-lo de propagar a religião, dizendo ser sua esposa o acusou às autoridades de professar o Cristianismo.

Como era época de perseguição aos cristãos imposta pelo imperador Diocleciano, ele foi obrigado a se refugiar na floresta do Monte Titano, a qual conhecia muito bem. Todavia a citada senhora foi atrás dele tentando dar crédito às suas acusações. Marino não encontrou outra maneira de se defender dela, a não ser com suas orações e jejum, aguardando por um milagre da Providência Divina. E ele chegou. A senhora vendo sua total entrega à vontade de Deus, se converteu e se redimiu. Voltou à Rimini, onde se explicou às autoridades e à população.

A tradição narra também que Marino e Leão, para evitar outras experiências daquele tipo, se retiram para junto de uma pequena comunidade que vivia no alto do Monte Titano, estabelecendo a região como seu definitivo refúgio. Depois, Leão se transferiu sozinho no vizinho Monte Feretrio, atual Montefeltro. Mas o terreno onde ficou Marino era de propriedade de Dona Felicíssima, uma das mais influentes matronas da comunidade, cujo filho Veríssimo amante da caça, decidiu fazer de Marino sua presa. Ao ser encontrado, ele se defendeu da violência somente com a força das orações ao Senhor; foi escutado imediatamente, pois quando o jovem tentou atingí-lo, ficou paralisado como uma estátua.

Sabendo do fato prodigioso, a mãe, Dona Felicíssima, foi em seu socorro, suplicando à Marino o perdão pelo ato tão violento do filho Veríssimo que, graças ao desespero da mãe e a intercessão das orações de Marino, voltou à normalidade. Depois, ele converteu todos da família de Dona Felicíssima que doou à Marino as terras daquela região do Monte Titano. Além disto, pelo seu trabalho de pregação e a conversão de cristãos, o Bispo de Rimini, Gaudêncio, também venerado com Santo, conferiu à Marino a ordem do diaconato.

Marino morreu no ano 366. Foi sepultado na igreja que ele mesmo havia erguido e dedicado à São Pedro, atualmente dedicada à São Marino. O local tornou-se meta de uma peregrinação tão vigorosa que seu culto foi reconhecido pela Igreja pela devoção dos fiéis, sendo festejado no dia 03 de setembro. O mais interessante é que da sua atuação evangelizadora frutificou em um país. Assim na História de Igreja, São Marino é o único Santo fundador de um país e padroeiro da República que leva o seu nome, a pequenina e bela República de São Marino.

In CatolicaNet

terça-feira, 2 de março de 2010

Revista de Imprensa

A queda de um autocarro de transporte escolar por uma ravina, nos Açores, e a suspensão da Lei das Finanças Regionais são temas que marcam a imprensa de hoje.

"Autocarro levado pela enxurrada", salienta o Jornal de Notícias (JN), que na manchete alerta que "PSP vai multar peões fora das passadeiras".

O JN titula também "Igreja pede tolerância de ponto na visita do Papa", "Tragédia da Madeira 'congela' Lei das Finanças Regionais" e "Taxa de desemprego continua a subir e já chega aos 10,5%".

O Público saliente na manchete "Escolas Públicas perdem cada vez mais alunos para o ensino privado" e, com destaque fotográfico, assinala "Tréguas: Sócrates trava Finanças Regionais para acudir a Madeira".

Este diário titula ainda "Segurança Social gastou menos com invalidez", "Empresas em lay off vão ter menos apoios e "Dez por cento não têm dinheiro para remédios" e "O Chile entre o caos e o recolher obrigatório".

O Diário de Notícias (DN) chama à manchete "PSD e Bloco vão exigir despachos do procurador geral da República", escrevendo igualmente "Lei das Finanças Regionais está suspensa", "Portugal é o segundo país na doação de órgãos" e "Chavez acusado de apoiar a ETA e as FARC".

O i escreve em manchete "Autor de blogue procurado pela Internet trabalha no Ministério das Finanças" e questiona, com fotografia, se "O transporte escolar é seguro? A lei não impõe regras para as cadeirinhas".

"Madeira. Governo cria lei para controlar fundos para a região" e uma entrevista com Pedro Norton de Matos, que afirma "A Relação de Sócrates com os media é infeliz", são outros títulos do i.

"Grandes devem 632 milhões" é a manchete do Correio da Manhã, que titula ainda "Juiz de Aveiro afasta jornalistas do processo", no caso Face Oculta, "Funcionária ferida por desempregado sem subsídio" e "Gás de gerador mata avó e neta na Feira".

Em imagem, as operações de salvamento ao autocarro que se despenhou nos Açores, com a legenda "Já perdi a esperança de a encontrar com vida".

O mesmo tema faz a manchete do 24horas, também com foto, escrevendo o jornal "Minha rica filha, quero que tu voltes".

"Quanto nos custa mantê-los" é a manchete d' O Diabo, sobre os ordenados de políticos, juízes e gestores do Estado, destacando também "As 10 perguntas essenciais para encostar Sócrates à parede na Assembleia".

Na imprensa económica, o Diário Económico anuncia na manchete "José Penedos afastado em definitivo da REN", lendo-se ainda "João Jardim garante mais verbas do Governo para obras na Madeira", "Grupo Portucel garante vendas de 578 milhões em Moçambique" e "Desemprego já atinge 580 mil portugueses em janeiro".

O Jornal de Negócios destaca "Governo aumenta apoios a estágios nas empresas" e "Lei das Finanças Regionais suspensa".

"Saúde sem folga para derrapagens", "Berardo propõe corte na reforma de Jardim Gonçalves", "Energias renováveis marcam visita do primeiro-ministro a Moçambique" e "Tribunal de contas esclarece que ainda não decidiu viabilizar novas estradas" são outros títulos do Jornal de Negócios.

Nos jornais desportivos, a vitória do Sporting sobre o FC Porto continua em todas as manchetes, com A Bola a escrever "Obrigado Sporting", um agradecimento do defesa do Benfica Luisão.

"Já merecíamos", uma frase do presidente dos "leões" em destaque no Jogo, com o Record a salientar também uma promessa de José Eduardo Bettencourt: "Sporting vai ser muito forte".

In Lusa

Santo do Dia

Santa Inês de Praga (ou Boemia)

Inês, filha de Premislau I, rei da Boemia, atual República Tcheca, e da rainha Constancia da Hungria, nasceu em Praga no ano 1205. Devido a sua condição real, desde a infância sua vontade nunca pode ser considerada, sendo condicionada a projetos de matrimônios, conforme as necessidades políticas ou econômicas do reinado.

Aos três anos foi entregue aos cuidados da abadessa Edwiges, mais tarde Santa, que a acolheu no seu mosteiro cisterciense e lhe ensinou os primeiros fundamentos da fé cristã. Voltou para Praga com seis anos, onde foi para outro mosteiro para receber instrução e ser preparada para as funções da realeza. Em 1220, prometida em casamento a Henrique VII, duque da Áustria e filho do imperador Frederico II, ela foi para esta corte, aonde viveu durante cinco anos, mantendo-se sempre fiel aos deveres da vida cristã.

Inês voltou para Praga, pois os soberanos romperam o pacto do matrimônio, passando a viver mais intensamente para as orações e as obras de caridade; após uma profunda reflexão decidiu consagrar a Deus sua virgindade. Entretanto, outras alianças de casamento foram propostas a ela, sendo constrangida a ter de aceitar uma delas. Mas, o Papa Gregório IX, a quem havia pedido proteção, interveio reconhecendo a intenção de sua virgindade. Desde então, Inês adquiriu para sempre a liberdade e a felicidade se tornar esposa de Jesus Cristo.

Através dos Irmãos Menores de São Francisco, que iam a Praga como evangelizadores itinerantes, conheceu a vida espiritual que levava em Assis a virgem Clara, segundo o espírito de São Francisco. Ficou fascinada e decidiu seguir seu exemplo. Com seus próprios bens, fundou em Praga, o hospital de São Francisco e um mosteiro masculino, para que fossem dirigidos por eles. Em 1236, pode ingressar no Mosteiro das Clarissas de São Salvador de Praga, fundado por ela mesma, juntamente com cinco irmãs enviadas por Clara direto do seu mosteiro, em Assis. Em obediência ao Papa Gregório IX, Inês aceitou ser a abadessa, função que exerceu até morrer.

Inês manteve uma relação epistolar profunda com Clara de Assis, que lhe consagrou singular amizade chamando-a de "metade de minha alma", tamanha era a afinidade espiritual que possuíam. Da inúmera correspondência trocada, sobre assuntos de perfeição seráfica, ainda se conservam quatro delas.

Dedicou-se de corpo e alma ao serviço dos pobres, fundando para eles um outro hospital, este entregue à direção das Clarissas. Assumiu a mais absoluta pobreza, renunciando às rendas e vivendo de esmolas e doações. Os dons da cura e da profecia lhe foram acrescentados pelo Espírito Santo, em conseqüência de sua evolução e purificação espiritual.

A fama se sua santidade era muito forte, quando faleceu em Praga, no dia 6 de março de 1283. Está sepultada na Capela do seu mosteiro em Praga, hoje dedicado à ela. O culto à Inês de Praga, foi reconhecido em 1874. O Papa João Paulo II a canonizou em 1989 e a declarou Padroeira da cidade de Praga.

In Paulinas

segunda-feira, 1 de março de 2010

Revista de Imprensa

As consequências do mau tempo durante o fim de semana, a vitória do Sporting sobre o FC Porto por 3-0 e o terramoto no Chile são os temas que marcam as primeiras páginas da imprensa de hoje.

"Tempestade mata 50 na Europa e a França é o país mais afetado" é a manchete do Público, que titula ainda "Mais de 700 mortos no Chile e o caos espreita", "Confiança na democracia bate no fundo" e "47 mil cidadãos contra Acordo Ortográfico".

O jornal escreve igualmente "Tribunais estão a complicar contestações" e destaca, com fotografia, o jogo da Liga de domingo, com "Sporting goleia e deixa FC Porto ainda mais longe do título".

No Diário de Notícias (DN), o destaque fotográfico é também o jogo da Liga, sob o título "Sporting complica a vida ao FC Porto", chamando o jornal à manchete "Já faliram mais 700 empresas desde janeiro".

"Chile sofre um grande sismo a cada dez anos", "Triplicaram casos de tosse convulsa em crianças", "Rui Pedro Soares falou em nome do Governo no negócio da Taguspark", "Sócrates esquece questões políticas e ajuda Madeira" e "Vai continuar a chover pelo menos até abril" são outros títulos do DN.

"Desemprego acelera passagem à reforma" titula o Jornal de Notícias em manchete, escrevendo também "Água a subir no Tejo, estufas destruídas pelo vento e 23 desalojados na Trafaria" e "Dois milhões de desalojados e mais de 700 mortos no Chile".

Com fotografia, o JN destaca "Leão apagou chama do Dragão", noticiando ainda "Cartões do MAI encontrados nas mãos de criminosos", "Marcelo receia que congresso do PSD seja concurso de aplausos" e "Falta de guardas nas torres de vigia ajudou à fuga de seis reclusos da prisão de Leiria".

O i titula em manchete "Portugal entre os piores. Educação dos pais limita êxito dos filhos" e destaca "Mau tempo. Estradas cortadas e inundações em todo o país", "Sporting ganha 3-0 ao Porto e Benfica sorri na liderança", "Enfermeiros e médicos com salários congelados" e "Procuradores discutem com PGR escutas a Sócrates".

"Educação paga salários ilegais" é a manchete do Correio da Manhã, que titula também "Traficantes das favelas chegam à margem sul", "Revista de Rui Pedro Soares dá prejuízo", "Professora recusa dar remédio a aluno" e Seis serram grades e fogem à hora da visita".

Com fotografia, o destaque é "Leão apaga Dragão".

O 24horas titula "Monstro de Fortaleza conta toda a verdade", "Terramoto no Chile já fez quase 800 mortos", "Quatro reclusos a monte após fuga da cadeia de Leiria" e "Sporting esmaga FC Porto e deixa Benfica mais tranquilo na frente".

O Diário Económico escreve na manchete "Governo prepara corte nos benefícios fiscais para reduzir o défice", titulando também "Greve geral serve para preparar ampliação da luta", uma afirmação do líder da CGTP, Manuel Carvalho da Silva, "Terramoto no Chile preocupa Sogrape e Corticeira Amorim", "Mau tempo provoca inundações e falta de eletricidade" e "Pilotos da TAP ameaçam com greve a um mês das férias da Páscoa".

"Tribunal de Contas viabiliza novas estradas", lê-se na manchete do Jornal de Negócios, noticiando também o jornal que "Autarquias usam pouco derrama para apoiar as PME", "Desemprego já atinge mais de cem mil jovens em Portugal", "Gestores brasileiros vêm a Lisboa negar concentração na Cimpor e negociar administração" e "Governo enfrenta mercados e greves em semana negra".

Na imprensa desportiva, a vitória do Sporting frente ao FC Porto é destacado por todos os jornais, com A Bola a escrever "Vingança do Leão", o Record a salientar "Leão mata Dragão" e O Jogo a destacar "Olho por olho".

In Lusa

Santo do Dia

São Rosendo

Rosendo de Celanova, Rudesindus, Rosendo Guterres, (907-977) (Chamado pelos católicos São Rosendo). Fundador e abade do Mosteiro de San Salvador de Celanova. Bispo de Mondoñedo e administrador da sé compostelana. Figura política e religiosa sobranceira na Galiza do século X.

Figura religiosa

Capela pré-românica de São Miguel, único elemento arquitetônico conservado da fábrica original do Mosteiro de Celanova fundado por São Rosendo
Com um carisma espiritual reconhecido, deu um pulo decisivo ao monacato no Noroeste peninsular, no quadro da expansão beneditina na Europa. Sua marca notou-se no mosteiro de Caaveiro no de Lourenzá e no de Portomarín. Fundou o Mosteiro de San Salvador de Celanova, dinamizador da cultura e o desenvolvimento dos reinos cristãos no umbral do ano mil além de participar na fundação de outros cenóbios. Após um mandato na diocese de Mondonhedo, decidiu abdicar para se retirar ao mosteiro da sua fundação. Foi ponderado pelo seu caráter paternal e a sua solicitação para os débeis e desvalidos.
Logo da sua morte começou espontaneamente um culto popular à sua figura, pelo povo galego e pela Ordem Beneditina, antes da sua canonização por Roma no século XII. Seguramente a nível popular já havia crenças nos seus milagres e culto às suas relíquias. A santificação contribuiu para ecoar o renome de São Rosendo. Sua memória incrementou e deu prestígio a Celanova, já que parte significativa dos tesouros das igrejas era possuir os restos de santos. A cabeça do santo foi levada para Roma.

Líder político

Filho de Guter Menendes e Ildaura Eriz. Foi a máxima figura da família galega aparentada com os reis de Leão desde os tempos de Ordonho II e a princesa galega Elvira Mendes. Como tal, exerceu de árbitro político nas lutas entre os reis Ordonho IV e Sancho I, ambos coroados em Santiago de Compostela.
Os reis galego-leoneses confiaram o governo duma terra agitada pela rebelião e a conspiração. Liderou a nobreza galega na sua luta contra a invasão dos normandos de Gunderedo (968) Sancho I nomeou-o administrador apostólico da diocese de Íria-Santiago de Compostela, cargo que exerceu entre 968 e 977, até ao envenenamento do rei pelos nobres galaico-portugueses. A partir desse momento retirou-se a Celanova até à sua morte em 977.

Legado

No Museu da Catedral de Ourense é custodiado o conhecido como o "Tesouro de São Rosendo". Entre as peças que o compõem destaca-se o chamado Báculo de São Rosendo.

In Wikipedia

História do Dia

Hoje é segunda feira, 01 de março, sexagésimo dia do ano e Dia Internacional da Proteção Civil. Faltam 305 dias para o final de 2010.

Este dia é dedicado a São Rosendo, bispo, e a Santo Albino, bispo.

Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Minguante. Quarto Minguante, dia 07, às 15:42.

O sol nasce às 07:09 e o ocaso regista-se às 18:30.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 03:34 e 15:58, a baixa-mar às 09:27 e 21:41.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Peixes, destacando-se o compositor polaco Frederic Chopin (1810), o chefe de orquestra norte-americano Glenn Miller (1904), o ator britânico David Niven (1910), o poeta Robert Lowell (1917), a cantora Dinah Shore (1920), o cantor Harry Belafonte (1927) e o ator e realizador Ron Howard (1954).

Nesta data, em 1160, Gualdim Pais fundava a cidade de Tomar. Em 1290, o D. Dinis fundava os Estudos Gerais, que dariam origem à primeira universidade portuguesa. Em 1767, Carlos III expulsava os jesuítas de Espanha. Em 1926, morria o poeta simbolista Camilo Pessanha.

Em 1943, na II Guerra Mundial, a Real Força Aérea Britânica iniciava o bombardeamento da rede ferroviária alemã. Em 1981, o ativista irlandês Boby Sands, 27 anos, preso na cadeia de Maze, começava a greve de fome que o levaria à morte, a 05 de maio.

Em 1986, Ingvar Carlsson, vice-primeiro ministro sueco, era nomeado sucessor de Olof Palme, na presidência do Partido Social Democrata e do Governo. Em 1987, um homem de 38 anos matava cinco pessoas praia do Osso da Baleia, na zona de Leiria. Horas mais tarde, na madrugada de dia 02, assassinaria a mulher e a filha mais velha. Em 1989, no rali de Portugal, morria o piloto português Augusto Mendes.

Em 1994, Suécia, Finlândia e Áustria acordavam com os doze Estados-membros as condições para a sua adesão à União Europeia a 01 de janeiro de 1995. Em 1996, o cantor norte-americano Bruce Springsteen vencia a 37ª edição dos Grammy.

Em 1996, morria o escritor Vergílio Ferreira, 80 anos. Na mesma data, o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, convidava Jonas Savimbi para vice-presidente angolano. Em 1998, Rui Silva era medalha de ouro dos 1500 metros nos Campeonatos da Europa de Pista Coberta. No mesmo dia, um violento incêndio destruía grande parte da floresta amazónica.

Em 2001, na primeira visita oficial de um chefe de Estado russo ao Vietname, Vladimir Putin assinava, em Hanói, o acordo de parceria estratégica entre os dois países. Em 2002, saíam de circulação as moedas nacionais dos países da zona euro, nas quais se incluía o escudo Português.

Em 2003, morriam o ator português Camacho Costa, 57 anos, e o jornalista Manuel Pereira Rodrigues, 87 anos. No Paquistão era detido o homem acusado de planear os atentados do 11 de setembro, nos EUA, Khalid Cheik Mohammed.

Em 2004, a criação da Área Metropolitana do Algarve era aprovada pelos autarcas dos 16 municípios da região. No mesmo dia, a polícia espanhola apreendia uma carrinha carregada de explosivos, nos arredores de Madrid. E, na Bélgica, começava o julgamento de Marc Dutroux, por assassínio e abuso sexual de menores.

Em 2005, a Direção Geral de Saúde ativava o plano de contingência da chamada gripe das aves. E o Prémio da Crítica da Associação Portuguesa dos Críticos Literários era atribuído à escritora Ana Hatherly pelo livro "O Pavão Negro".

Em 2006, morria Fernando Tavares Rodrigues, 51 anos, escritor, sociólogo e jornalista, autor de “O amor (im)possível” e “XXI sonetos de amor”. E o Congresso Nacional Africano (ANC) vencia as eleições autárquicas na África do Sul.

Em 2007, o Governo aprovava a nova legislação do tabaco. Era inaugurada em Viena a Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia, criada em 15 de fevereiro, e era fundado na Guiné-Bissau o Partido Popular Democrático, liderado por Braima Corça Embalo. O investigador Rui Manuel Ferreira Henrique era distinguido com o Prémio Bluepharma/Universidade de Coimbra, com um estudo sobre o cancro da próstata. O poeta, ficcionista, ensaísta e tradutor Vasco Graça Moura recebia o Prémio Vergílio Ferreira 2007, da Universidade de Évora, e o livro “Orgulho e Preconceito”, da escritora Jane Austen, era eleito o melhor romance pelos leitores britânicos. Morria Manuel Galrinho Bento, 58 anos, antigo futebolista do Benfica, guarda-redes da seleção portuguesa que conquistou o 3º lugar no Europeu de França 84.

Em 2008, o escritor Mário Cláudio recebia o Prémio Vergílio Ferreira 2008, da Universidade de Évora. Susana Feitor e João Vieira, ambos do CN Rio Maior, sagravam-se campeões nacionais de marcha, de 20 quilómetros femininos e 50 masculinos, respetivamente, nos Campeonatos de Portugal da disciplina, realizados na Mealhada.

Em 2009, num atentado contra as instalações do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, morria chefe de Estado-Maior, general Tagmé Na Waié.

In Lusa