quinta-feira, 4 de março de 2010

História do Dia

Hoje é quinta feira, 04 de março, sexagésimo terceiro dia do ano. Faltam 302 dias para o final de 2010.

Este dia é dedicado a São Lúcio I, papa, mártir, e a São Casimiro, confessor.

Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Minguante. Quarto Minguante, dia 07, às 15:42.

O sol nasce às 07:05 e o ocaso regista-se às 18:33.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 05:39 e 17:58, a baixa-mar às 11:26 e 23:43.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Peixes, destacando-se Infante D. Henrique (1394), o poeta Eugénio de Castro (1869) e a cantora negra sul-africana Miriam Makeba (1932).

Nesta data, em 1777, D. Maria I demitia Marquês de Pombal de todos os cargos e ordenava o seu desterro. Em 1811, o general Massena iniciava a retirada do seu exército de Portugal, finalizando a terceira invasão francesa. Em 1917, na Grande Guerra de 1914-18, o exército alemão retirava-se da frente ocidental. Em 1933, Franklin Roosevelt assumia a presidência dos EUA, no primeiro mandato. Em 1965, a Síria nacionalizava a indústria petrolífera. Em 1984, morria o poeta Pedro Homem de Melo, 80 anos.

Em 1986, a Câmara Municipal do Porto concedia a Amália Rodrigues a Medalha de Mérito da cidade. Em 1987, o cantor norte-americano Harry Belafonte era nomeado Embaixador Benemérito da UNICEF. Em 1991, no termo do conflito do Golfo, o príncipe kuwaitiano Saad Al-Abdallah regressava à capital do país.

Em 1996, o presidente da República Portuguesa Mário Soares recebia o Grande Colar da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, a mais alta condecoração portuguesa. Em 1998, o almirante Fuzeta da Ponte era exonerado do cargo de chefe do Estado-Maior das Forças Armadas.

Em 2001, o tabuleiro da centenária ponte Hintze Ribeiro, sobre o rio Douro, ligando Entre-os-Rios e Castelo de Paiva, caía, às 21:10 horas, arrastando consigo um autocarro onde seguiam 53 passageiros, e três automóveis, com seis pessoas. Não houve sobreviventes.

Em 2003, a Barragem do Alqueva abria uma comporta para permitir o início da demolição da velha Aldeia da Luz. No mesmo dia, morriam 19 pessoas e 140 ficavam feridas no atentado à bomba no aeroporto de Manila, Filipinas. No mesmo dia, em Portugal, batia-se o recorde mundial da maior concentração de palhaços, ao juntarem-se 1226, em Viana do Castelo.

Em 2004, a UEFA anunciava que se encontravam vendidas mais de um milhão de entradas para o Euro 2004. No mesmo dia morriam José Manuel Coelho Ribeiro, 71 anos, antigo presidente do Conselho de Gerência da RTP, e Claude Nougaro, 74 anos, cantor e poeta francês.

Em 2005, morria o jornalista e profissional da rádio José Matos Maia, 73 anos, produtor da versão portuguesa de “A Guerra dos Mundos”/“A Invasão dos Marcianos”, inspirada na encenação de Orson Welles sobre a obra de H. G. Wells.

Em 2006, verificava-se a última saída do país do presidente Jorge Sampaio, numa viagem à Argélia, para homenagear o ex-presidente português Manuel Teixeira Gomes, que morrera no exílio, em Bougie, em 1941. E o filme sueco “Frostbitten, de Anders Banke, vencia o Grande Prémio do Fantasporto.

Em 2007, tropas australianas atacavam, às primeiras horas da madrugada, posições do major rebelde Alfredo Reinado em Same, Sul de Timor-Leste, provocando quatro mortos e dois feridos entre os revoltosos. A notícia do ataque contra Reinado, que se pôs em fuga, desencadeia uma vaga de violência em vários bairros de Díli, com estradas cortadas, casas e carros incendiados e confrontos nas ruas. O cineasta português Hugo Vieira da Silva era eleito o melhor realizador do Festival de Cinema Contemporâneo da Cidade do México, com o filme “Body Rice”. Morria Henri Troyat, 95 anos, escritor francês de origem russa, decano dos académicos franceses, Prémio Goncourt 1938.

Em 2008, o Conselho Superior do Ministério Público autorizava a nomeação do magistrado João Manuel Baptista Romão para diretor da Polícia Judiciária do Porto. Morria o professor José Neves Henriques, membro do Conselho Científico da Sociedade da Língua Portuguesa e consultor do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, com 91 anos.

Em 2009, o Tribunal Penal Internacional emitia um mandado de prisão contra o presidente do Sudão, Omar el-Béchir, por genocídio, crimes de guerra e contra a humanidade. Morriam Horton Foote, dramaturgo norte-americano, argumentista de Hollywood, distinguido com o Óscar pela adaptação de "Não Matem a Cotovia"/"Na sombra

In Lusa

Sem comentários: