quarta-feira, 7 de abril de 2010

Santo do Dia:

São João Batista de La Salle

A tradição da família de La Salle, na França, é muito antiga. No século XVII, descendente de Carlos Magno, Louis de La Salle era conselheiro do Supremo Tribunal quando sua esposa, também de família fidalga, deu à luz a João Batista de La Salle, em 30 de abril de 1651, na casa da rua de L'Arbatete, que ainda existe, na cidade de Reims.

O casal não era nobre só por descendência, ambos tinham também nobreza de espírito e seguiam os ensinamentos católicos, que repassaram aos sete filhos. João Batista era o mais velho deles. Dos demais, uma das filhas tornou-se religiosa, entrando para o convento de Santo Estevão, em Reims. Dois outros filhos ocuparam cargos elevados no clero secular, mas João Batista revelou-se o mais privilegiado em termos espirituais.

Desde pequeno a vocação se apresentava no garoto, que gostava de improvisar um pequeno altar para brincar de realizar os atos litúrgicos que assistia com a mãe. Paralelamente, teve no pai o primeiro professor. Apaixonado por música clássica, sacra e profana, toda semana havia, na casa dos de La Salle, uma "tarde musical", onde se apresentavam os melhores e mais importantes artistas da cidade, assistidos pelas famílias mais prestigiadas de Reims. João Batista fazia parte da apresentação, executando as músicas de caráter religioso, o que fez com que o pai o estimulasse a ingressar no coral dos cônegos da catedral. Entretanto, no íntimo, o desejo dos seus pais era que ele seguisse uma carreira política.

Mas esse desejo durou pouco tempo, pois, na hora de definir sua profissão, João Batista confessou que queria ser padre. Seu pai entendeu que não poderia disputar o filho com Deus e ordenou que ele seguisse a voz do Criador, para onde fosse chamado. Ainda jovem, tornou-se coroinha e, com dezesseis anos, era nomeado cônego da catedral de Reims. Como tinha muita cultura e apreciava os estudos, com dezoito anos recebeu o título de mestre das Artes Livres, entrou para a Universidade de Sorbonne e passou a morar no seminário Santo Sulpício, em Paris. Ali se tornou catequista, chegando a ensinar um total de quatro mil crianças, preparando-as para a primeira comunhão.

Ao sair do seminário, João Batista, com vinte e um anos, tinha já perdido o pai e a mãe. Cuidou dos irmãos e depois pôde vestir a batina, em 1678, quando, finalmente, se ordenou sacerdote. Fundou uma escola para a formação de professores leigos e, mesmo em meio a todo esse trabalho, continuou estudando teologia, até receber o título de doutor, em 1681.

Fundou, ainda, a Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, que em pouco tempo necessitou da implantação de muitas casas. Tão rápido cresceu a Ordem, que já em 1700 foi possível inaugurar um seminário, onde se lecionava pedagogia, leitura, gramática, física, matemática, catolicismo e canto litúrgico. Ele teve a grata felicidade de ver a congregação comportando setecentos e cinqüenta irmãos, possuindo cento e quatorze escolas e sendo freqüentadas por trinta e um mil alunos, todos pobres.

Aqui no Brasil, os Irmãos das Escolas Cristãs se estabeleceram em 1907, espalhando-se pelos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ele morreu numa Sexta-Feira Santa, no dia 7 abril de 1719, em Rouen, e foi canonizado, em 1900, pelo papa Pio X. São João Batista de La Salle foi proclamado "padroeiro celeste, junto a Deus, de todos os educadores", pelo papa Pio XII.

in PAULINAS

Revista de Imprensa

As chuvas torrenciais no Rio de Janeiro, no Brasil, o caso dos submarinos e os crescentes pedidos de reforma na função pública são alguns dos temas em destaque na imprensa de hoje.
"Rio de Janeiro submerso por um dos maiores temporais de sempre" é a manchete do Público, enquanto que o Diário de Notícias (DN) titula "Cem mortos no maior dilúvio da história do Rio".
Sobre o mesmo assunto, o Jornal de Notícias (JN) diz "Mau tempo fez quase 100 mortos no Rio de Janeiro" e o Correio da Manhã (CM) escreve "Dilúvio inédito mata dezenas".
O Público titula igualmente "Pedidos de reforma na função pública quadruplicaram em fevereiro e março", "Pais do Amaral diz que a TVI fez cair Santana", "Cervejas com menos álcool por causa do fisco" e "Obama promete limites no uso da bomba atómica".
O CM destaca "Disparam reformas na função pública", além de "Bebé tinha a cara toda esmagada", "Miccoli deve 300 mil euros ao Fisco", "Família de Leandro processa escola", "António Mexia: Salário divide Governo" e "Morte à porta do centro", em referência a Valença.
O jornal titula ainda "Pareceres de almirante usados para pressionar governos", uma notícia relacionada com o caso dos submarinos, assunto que é também referido pelo jornal i, que escreve "Lisnave e Carris mantêm negócios com a Ferrostaal".
O i destaca ainda "Poluição no Túnel do Marquês dez vezes acima da lei", "Governo substitui reformados por estagiários", "BCP. Sonangol quer lugar na administração do banco" e "TAP transportou mais 130 mil passageiros no primeiro trimestre".
O DN escreve "Godinho tinha 19 empresas para negócios com o Estado", "Constitucional dá luz verde ao casamento 'gay'", "Pais que matam filhos poupados à pena máxima" e "PSD propõe tratar cancro no privado com apoio do SNS".
No JN pode ler-se "Hipermercados têm gasolinas mais baratas 12 cêntimos", "Pai matou bebé de cinco meses com as mãos", "Pais de Leandro avançam com processo contra Direcção da escola", "Lojas do Cidadão não evitam longas filas para tirar documentos" e "Submarinos: Peritos do Ministério Público trabalharam para todas as partes".
"Tinha o meu menino no sofá com a cara esborrachada" é o título do 24horas.
A revista Focus elege como tema da capa "Os segredos da memória", titulando ainda "Arcebispo fala sobre o escândalo de pedofilia que atinge a Igreja" e "Submarinos: Loureiro dos Santos defende que compra não era prioritária".
Adianta ainda "Função Pública teve quase cinco vezes mais pedidos de reforma", "Gasolina mais cara no Algarve e mais barata na região Centro", "Agências de 'rating' recebem 75 mil euros por cada classificação" e "Energia nuclear com voto contra do Governo".
Na imprensa desportiva, o Record titula "Weldon fora de combate", A Bola escreve "Foi um jogo de loucos"", uma frase de Weldon sobre o Naval-Benfica, e O Jogo diz "Mete medo", um título sobre Di María.

in LUSA

História do Dia:

Hoje é quarta feira, 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, Dia Mundial da Optometria, Dia Internacional da Memória do Genocídio no Ruanda em 1994 e Dia Nacional dos Moinhos. É o nonagésimo sétimo dia do ano. Faltam 268 dias para o final de 2010.
Este dia é dedicado a São João Baptista de la Salle, fundador do Instituto de S. Sulpício, e à Beata Maria Assunta Pallota.
Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Nova. Lua Nova, dia 14, às 13:29.
O sol nasce às 07:13 e o ocaso regista-se às 20:06.
No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 11:08 e 23:31, a baixa-mar às 04:26 e 16:55.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Carneiro, destacando-se, entre eles, São Francisco Xavier (1506), o poeta e filósofo inglês William Wordsworth (1770), a cantora de jazz norte-americana Billie Holliday (1915), o trompetista Freddie Hubbard (1938), o cineasta Francis Ford Coppola (1939) e o ator australiano Russel Crowe (1964).
Nesta data, em 1263, os restos mortais de Santo António de Lisboa eram trasladados para a Basílica de Pádua, Itália. Em 1831, Pedro IV de Portugal abdicava do trono brasileiro a favor do filho, Pedro II do Brasil. Em 1862, as forças do general Ulysses Grant derrotavam os confederados em Shilos, Tennessee, na guerra da Secessão dos EUA.
Em 1921, era fundado o Diário de Lisboa. Em 1945, na II Guerra Mundial, aviões norte-americanos afundavam o maior navio de guerra japonês, Yamato. Em 1986, os serviços do Imposto sobre o Valor Acrescentado revelavam que o primeiro mês de cobrança rendera ao Estado perto de 120 milhões de euros (cerca de 24 milhões de contos).
Em 1987, o Dia Mundial da Saúde era assinalado, em Portugal, com a introdução de uma nova vacina, a VSPR - vacina anti-sarampo, papeira e rubéola. Em 1992, morria a escritora portuguesa Graça Pina de Morais, autora de “A Origem”. No mesmo dia, o escritor Fausto Lopo de Carvalho recebia o prémio Aquilino Ribeiro, pelo romance “No Silêncio da Casa É Tarde”.
Em 1997, o jornalista John F. Burns, do New York Times, conquistava o Prémio Pulitzer, com um trabalho sobre o Afeganistão dos talibã. Em 2003, eram detidos seis militares da Brigada de Trânsito da GNR de Albufeira, por suspeita da prática de crimes de extorsão, corrupção e abuso de poder. No mesmo dia, o 20º após o início da guerra do Iraque, as forças norte-americanas atingiam Bagdad.
Em 2004, o presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, marcava para 13 de Junho as eleições europeias. E o FC Porto garantia a passagem às meias finais da Liga dos Campeões com o empate em Lyon.
Em 2005, Bruno Pacheco vencia a 7ª edição do Prémio União Latina de Artes Plásticas. E a estação de rádio TSF realizava a primeira emissão radiofónica para surdos, em Portugal.
Em 2006, o Conselho de Opinião do grupo RTP dava parecer favorável à nomeação de Paquete Oliveira e de José Nuno Martins para os cargos de provedor da RTP e RDP, respetivamente.
Em 2007, morriam Johnny Hart, 76 anos, artista norte-americano, criador dos “cartoons” B. C. e “Wizard of ID”; e Barry Nelson, 89 anos, actor norte-americano, o primeiro a interpretar o papel de James Bond.
Em 2008, a passagem da chama olímpica de Pequim2008 por Paris ficava marcada por vários incidentes, protagonizados por manifestantes pró-Tibete, que obrigaram ao cancelamento dos últimos relevos da estafeta que deveria passar pelas principais artérias da cidade. As autoridades norte-americanas evacuavam 534 mulheres e crianças de um rancho do Texas pertencente a uma seita mormon poligâmica e continuam as investigações para encontrar mais crianças, revelaram as autoridades. Os jurados do inquérito judicial à morte da princesa Diana e de Dodi Al-Fayed revelavam o seu veredicto que conclui pelo homicídio provocado pela conduta negligente dos veículos perseguidores e do Mercedes que transportava o par.
Em 2009, morria Dave Arneson, criador, juntamente com Gary Gygax, do mundo fantástico de "Dungeons and Dragons", 61 anos.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Revista de Imprensa

A polémica relativa ao fecho do SAP de Valença, a vitória do Benfica frente à Naval e o desaparecimento de documentos relativos à compra dos submarinos são alguns dos temas em destaque na imprensa de hoje.

"Documentos do negócio dos submarinos desapareceram" titula o Correio da Manhã, que destaca ainda "Pai suspeito de matar filho bebé", "Di María e Weldon deixam título mais perto", "Remunerações de médicos investigadas" e "Leões descartam André Villas-Boas".

A escolha do futuro treinador do Sporting é igualmente destacada no Público, que escreve "FC Porto trava ida de Villas-Boas para Alvalade".

O jornal titula também "PSD deve mais dinheiro do que todos os outros partidos juntos", "Valença: Centro da cidade enche-se de bandeiras de Espanha em sinal de protesto contra encerramento do SAP", "Sócrates assume autoria dos 21 projetos" e "Multas pesam na avaliação dos inspetores".

O Jornal de Notícias (JN) destaca "Desempregados perdem apoios a fundo perdido", "O que eles sofrem para ver os Tokio Hotel" e "Morte de líder da Extrema-Direita sul-africana levanta receios de retaliação".

"Assassino da mulher e do filho terá morrido por envenenamento", "PGR ainda não respondeu à comissão de inquérito" sobre a compra da TVI, "Bandeira de Espanha hasteada em vários edifícios de Valença", "Enfermeiros do CODU dão ao Governo prazo de 24 horas" e "Benfica vence Naval e mantém vantagem de seis pontos" são outros títulos do JN.

No Diário de Notícias pode ler-se "Selecção vai ter segurança reforçada na África do Sul", "As loucuras que os fãs fazem para ver os Tokio Hotel", "Mexia foi mais bem pago que Steve Jobs", "Duplicaram vagas para Medicina", "70 portugueses já mudaram de sexo", "Documentos sobre o caso TVI sob sigilo" e "60% das casas em Tróia por vender".

"EDP corta no prémio anual de Mexia mas propõe pagar-lhe mais no final do mandato" é o título da manchete do jornal i, que refere ainda "Até onde pode ir Passos Coelho sem perder votos", "Menores ainda podem beber álcool. Lei parada há quase um ano" e "Preços das casas voltam a cair em março".

"Catarina de rastos com internamento do avô" é a manchete do 24horas, que adianta também "Parlamento diz que Sócrates não violou exclusividade", enquanto que o Diabo escreve "Corrupção" e "PEC está a matar 80 empresas por dia".

O Diário Económico destaca "TAP consegue reduzir prejuízos para cinco milhões em 2009" e "Santos Silva diz que está disponível para explicar contrapartidas" no negócio dos submarinos.

O mesmo diário indica ainda que "Governo procura alternativa a Palha da Silva para a Cimpor", "Falta de pessoal nos serviços de Finanças ameaça controlo do défice até 2013", "Gasóleo e gasolina continuam a subir e pressionam empresas" e "Preços das casas sobem em Portugal e descem na Europa".

O Jornal de Negócios titula "Governo bloqueia acesso à pré-reforma na Função Pública", "Grandes exportadoras importam mais do que exportam", "CGD vai indicar Luís Palha para a Cimpor" e "TAP candidata-se a transportar membros da administração Obama".

A vitória do Benfica frente à Naval, por 4-2, é o tema destacado pelos desportivos, com O Jogo a escrever "O trunfo Weldon", a Record a titular "Cheira a campeão" e A Bola a dizer "Alma de campeão".

AS.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

in LUSA

Santo do Dia

6 de abril

São Marcelino

Marcelino foi um sábio e dedicado religioso, amigo e discípulo de Agostinho, bispo de Hipona, depois canonizado e declarado doutor da Igreja. Entretanto Marcelino acabou sendo vítima de um dos lamentáveis cismas que dividiram o cristianismo. Foram influências políticas, como o donatismo, que levaram esse honrado cristão à condenação e ao martírio.

Tudo teve início muitos anos antes, em 310. O imperador Diocleciano ordenara ao povo a entrega e queima de todos os livros sagrados. Quem obedeceu, passou a ser considerado traidor da Igreja. Naquele ano, Ceciliano foi eleito bispo de Cartago, mas teve sua eleição contestada por ter sido referendada por um grupo de bispos traidores, os mesmos que entregaram os livros sagrados.

O bispo Donato era um desses e, além disso, tinha uma posição totalmente contrária ao catolicismo ortodoxo. Ele defendia que os sacramentos só podiam ser ministrados por santos, não por pecadores, isto é, gente comum. Os seguidores do bispo Donato, portanto, tornaram-se os donatistas, e a Igreja dividiu-se.

Em Cartago, Marcelino ocupava dois cargos de grande importância: era tabelião e tribuno, funcionando, assim, como um porta-voz da população diante das autoridades do Império Romano. Era muito religioso, ligado ao bispo Agostinho, de Hipona, reconhecido realmente como homem de muita fé e dedicação à Igreja. Algumas obras escritas pelo grande teólogo bispo Agostinho partiram de consultas feitas por Marcelino. Foram os tratados "sobre a remissão dos pecados", "sobre o Espírito", e o mais importante, "sobre a Trindade", porém nenhum deles pôde ser lido por Marcelino.

Quando Marcelino se opôs ao movimento donatista, em 411, foi denunciado como cúmplice do usurpador Heracliano e condenado à morte. Apenas um ano depois da execução da pena é que o erro da justiça romana foi reconhecido pelo próprio imperador Honório. Assim, a acusação foi anulada e a Igreja passou a reverenciar são Marcelino como mártir. Sua festa litúrgica foi marcada para o dia 6 de abril, data de sua errônea execução.

História do Dia

Hoje é terça feira, 06 de abril, nonagésimo sexto dia do ano. Faltam 269 dias para o final de 2010.

Este dia é dedicado a São Prudêncio, Bispo, e à Beata Pierina Morosini.

A Lua atinge o Quarto Minguante às 10:37.

O sol nasce às 07:14 e o ocaso regista-se às 20:05.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 10:17 e 22:47, a baixa-mar às 04:01 e 16:18.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Carneiro, destacando-se, entre eles, o artista francês Gustave Moreau (1826), o engenheiro holandês Anthony Fokker (1890), o saxofonista de jazz Gerry Mulligan (1927), o maestro e compositor norte-americano Andre Previn (1929), o cineasta Barry Levinson (1942) e a cantora lírica britânica Felicity Palmer (1944).

Nesta data, em 1384, travava-se a batalha dos Atoleiros, perto de Fronteira, Portalegre. No ano seguinte, no mesmo dia, João I, Mestre de Avis, era eleito Rei de Portugal, nas Cortes de Coimbra. Em 1835, Maria II criava a Beneficência Pública, em Portugal.

Em 1838, morria José Bonifácio de Andrade e Silva, herói da independência do Brasil. Em 1909, o almirante norte-americano Robert Peary atingia o Pólo Norte. Em 1917, o Congresso dos EUA declarava guerra à Alemanha. Em 1968, começava, na Checoslováquia, a chamada Primavera de Praga. Em 1983, o presidente da República portuguesa conferia posse aos 13 juízes do Tribunal Constitucional.

Em 1991, o Iraque aceitava a resolução 687 da ONU, sobre o cessar-fogo no Golfo. Em 1992, morria o escritor Isaac Asimov, 72 anos, autor de ficção científica. Em 2000, morria o empresário Manuel Boullosa, 94 anos. Na mesma data, era aprovado o diploma que veio reorganizar a investigação criminal, definindo as competências das diferentes polícias.

Em 2001, terminava o julgamento das Brigadas FP-25 de Abril, com a condenação de apenas quatro arguidos, entre os 70 acusados. Três dos condenados integravam o grupo dos “arrependidos”. Em 2002, tomava posse o XV Governo Constitucional português, formado pela coligação PSD-CDS/PP. Em 2003, o Governo português apresentava a proposta de reforma da tributação do património.

Em 2004, a PGR instaurava um processo à alta funcionária já detida pela PJ, por suspeita de corrupção, extorsão e violação do segredo de Justiça. Em 2005, morria o príncipe Rainier do Mónaco, 81 anos. Sucede-lhe o filho Alberto.

Em 2006, o Ministério da Saúde propunha a proibição de fumar em recintos fechados frequentados pelo público e o aumento da idade mínima para aquisição de produtos de tabaco para 18 anos.

Em 2007, a judoca portuguesa Telma Monteiro revalidava o título de campeã europeia da modalidade. Morria Luigi Comencini, 90 anos, realizador italiano, um dos criadores da chamada comédia italiana, Urso de Prata no Festival de Berlim, com “Pão, Amor e Fantasia” (1953).

Em 2008, o Presidente cessante Filip Vujanovic era reeleito com 52,8% dos votos nas primeiras eleições presidenciais no Montenegro desde que a ex-República jugoslava se separou da Sérvia, segundo estimativas do CEMI, uma organização que observava as eleições. O partido no poder no Zimbabwe rejeitava a proposta da oposição para formar um governo de união nacional e pedia à Comissão Eleitoral uma recontagem dos boletins de voto da eleição presidencial de 29 de Março.

Em 2009, um sismo na região de Abruzzo, sob a cidade de Áquila, no centro de Itália, causava perto de três centenas de mortos e de 1.500 feridos e mais de 58.000 desalojados.

in LUSA