terça-feira, 2 de março de 2010

Revista de Imprensa

A queda de um autocarro de transporte escolar por uma ravina, nos Açores, e a suspensão da Lei das Finanças Regionais são temas que marcam a imprensa de hoje.

"Autocarro levado pela enxurrada", salienta o Jornal de Notícias (JN), que na manchete alerta que "PSP vai multar peões fora das passadeiras".

O JN titula também "Igreja pede tolerância de ponto na visita do Papa", "Tragédia da Madeira 'congela' Lei das Finanças Regionais" e "Taxa de desemprego continua a subir e já chega aos 10,5%".

O Público saliente na manchete "Escolas Públicas perdem cada vez mais alunos para o ensino privado" e, com destaque fotográfico, assinala "Tréguas: Sócrates trava Finanças Regionais para acudir a Madeira".

Este diário titula ainda "Segurança Social gastou menos com invalidez", "Empresas em lay off vão ter menos apoios e "Dez por cento não têm dinheiro para remédios" e "O Chile entre o caos e o recolher obrigatório".

O Diário de Notícias (DN) chama à manchete "PSD e Bloco vão exigir despachos do procurador geral da República", escrevendo igualmente "Lei das Finanças Regionais está suspensa", "Portugal é o segundo país na doação de órgãos" e "Chavez acusado de apoiar a ETA e as FARC".

O i escreve em manchete "Autor de blogue procurado pela Internet trabalha no Ministério das Finanças" e questiona, com fotografia, se "O transporte escolar é seguro? A lei não impõe regras para as cadeirinhas".

"Madeira. Governo cria lei para controlar fundos para a região" e uma entrevista com Pedro Norton de Matos, que afirma "A Relação de Sócrates com os media é infeliz", são outros títulos do i.

"Grandes devem 632 milhões" é a manchete do Correio da Manhã, que titula ainda "Juiz de Aveiro afasta jornalistas do processo", no caso Face Oculta, "Funcionária ferida por desempregado sem subsídio" e "Gás de gerador mata avó e neta na Feira".

Em imagem, as operações de salvamento ao autocarro que se despenhou nos Açores, com a legenda "Já perdi a esperança de a encontrar com vida".

O mesmo tema faz a manchete do 24horas, também com foto, escrevendo o jornal "Minha rica filha, quero que tu voltes".

"Quanto nos custa mantê-los" é a manchete d' O Diabo, sobre os ordenados de políticos, juízes e gestores do Estado, destacando também "As 10 perguntas essenciais para encostar Sócrates à parede na Assembleia".

Na imprensa económica, o Diário Económico anuncia na manchete "José Penedos afastado em definitivo da REN", lendo-se ainda "João Jardim garante mais verbas do Governo para obras na Madeira", "Grupo Portucel garante vendas de 578 milhões em Moçambique" e "Desemprego já atinge 580 mil portugueses em janeiro".

O Jornal de Negócios destaca "Governo aumenta apoios a estágios nas empresas" e "Lei das Finanças Regionais suspensa".

"Saúde sem folga para derrapagens", "Berardo propõe corte na reforma de Jardim Gonçalves", "Energias renováveis marcam visita do primeiro-ministro a Moçambique" e "Tribunal de contas esclarece que ainda não decidiu viabilizar novas estradas" são outros títulos do Jornal de Negócios.

Nos jornais desportivos, a vitória do Sporting sobre o FC Porto continua em todas as manchetes, com A Bola a escrever "Obrigado Sporting", um agradecimento do defesa do Benfica Luisão.

"Já merecíamos", uma frase do presidente dos "leões" em destaque no Jogo, com o Record a salientar também uma promessa de José Eduardo Bettencourt: "Sporting vai ser muito forte".

In Lusa

Sem comentários: