sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Podcast do Jet Sexta deste dia 26 de Fevereiro

Aqui está o Jet Sexta de hoje... com Susana Barraco


Maria Helena de 26 de fevereiro para ouvir:

As previsões dos signos do zodiaco na voz da nossa Maria Helena


Novo Inquérito

Na Barra lateral do lado direito deste blog pode encontrar mais uma sondagem. É uma de duas. A outra diz respeito ao Jacinto Leite Azedo e já está ai há uns dias. Dê-nos a sua opinião sobre esta personagem das manhãs da RCM

A nova sondagem diz mesmo respeito ao Café com Todos e à forma como os campomaiorenses olham para este programa das manhãs. Contamos com o seu voto e, caso esse voto não seja tão abonatório, queremos as suas propostas para melhorar o nosso programa, bem como todos os programas da Rádio Campo Maior. pode contactar-nos através do 268 680 370 ou através dos mail's: cafecomtodos@radiocampomaior, radiocm@scmcm.pt, infrcm@radiocampomaior.com.

Vote, contacte-nos, fale connosco!!!!

Revista de Imprensa

A PT, as escutas no âmbito do processo Face Oculta, o congelamento de salários nas empresas públicas e a vitória do Sporting na Liga da Europa são alguns dos temas em destaque na imprensa de hoje.

"Quem avisou os visados de que estavam sob escuta? Procuradoria sob suspeita" é a manchete do semanário Sol, que acrescenta "No dia 24 de junho, o PGR foi informado pessoalmente das escutas. A partir desse dia, as conversas mudam de tom e há troca de telemóveis".

O Sol titula também "Madeira: A ressurreição" e "Sócrates beneficiou lóbi das farmácias".

O Público salienta "Projeto da Cidade PT serviu para renegociar rendas da empresa", referindo que "Rui Pedro Soares influenciou o mercado para reduzir custos dos imóveis".

Este diário adianta também "Governo congela salários nas empresas públicas mas admite abrir exceções na TAP e na Caixa", "Madeira: Reconstrução pode demorar uma década" e "Centros de Saúde: Marcações pela Internet estão a gerar confusão".

O Correio da Manhã destaca "Conversa no Rato muda escutas", "PJ pede ajuda para caçar violador de Telheiras", "Fúria de Leão vence na Europa" e "Dor e emoção no adeus a Francisca", referindo-se ao "funeral de criança de 3 anos, a primeira vítima da catástrofe" na Madeira.

O Diário de Notícias (DN) avança na manchete "Ex-administradores da PT esconderam rendimentos", adiantando que "Soares Carneiro e Rui Pedro Soares não entregaram declaração, apesar de terem sido nomeados pelo Governo".

O DN salienta igualmente a vitória do Sporting e titula ainda "Cães pisteiros da GNR descobrem mais dois corpos na Madeira", "Ministério quer pagar mais a médicos que fazem urgências" e "Governo congela salários nas empresas públicas".

"Confia em José Sócrates? 50 personalidades avaliam o efeito das escutas" é o título em destaque no i, que também salienta "TAP recusa ordem das Finanças para congelar salários", "Bancos exigem 'sim' do Tribunal de Contas antes de projectos" e "Há 1117 prédios em Lisboa em sério risco de ruírem".

O Jornal de Notícias adianta "Governo deve dinheiro a milhares de dentistas", "Crianças estão horas a mais nas creches" e "Sporting esmaga (3-0) Everton em noite de gala". Titula também "Madeira: Número oficial de mortos baixa apesar de haver mais cadáveres" e "Salários congelados para trabalhadores de empresas públicas".

O 24horas diz que "Filhos de Solnado vendem bens do pai em leilão" e "Craques do Real Madrid disponíveis para ajudar madeirenses".

O Diário Económico salienta "PSD recua no fim do Pagamento Especial por Conta", "Socialistas querem votação de apoio ao PEC no Parlamento", "TAP recusa congelar salários como as outras empresas públicas", "Limpeza da Ilha da Madeira custa 350 mil euros por dia" e "Novas regras do segredo de justiça dividem peritos e oposição".

"Funcionários públicos perdem 300 milhões com novo regime de carreiras", destaca o Jornal de Negócios, que titula também "Sonangol assume separação de Amorim na Galp", "Ex-gestor da PT remete dúvidas para Zeinal e Granadeiro" e "Oposição obriga Finanças a ceder mais verbas aos Açores e Madeira".

O Sporting faz o pleno nos desportivos: "Isto é Sporting", clama A Bola, "Muito bom e muito bonito", descreve O Jogo, e "É Carvalhal e agora é bestial!", rima o Record.

In Lusa

História do Dia

Hoje é sexta feira, 26 de fevereiro, quinquagésimo sétimo dia do ano. Faltam 308 dias para o final de 2010.

Este dia é dedicado a São Porfírio de Gaza, bispo, e a São Nestor, bispo e mártir.

Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 28, às 16:38.

O sol nasce às 07:14 e o ocaso regista-se às 18:26.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 01:07 e 13:41, a baixa-mar às 07:10 e 19:27.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Peixes, destacando-se o escritor francês Victor Hugo (1802), o lendário William Cody, Buffalo Bill (1846), o ator Jackie Geason (1916) e a atriz Betty Hutton (1921).

Nesta data, em 1531, um sismo devastava a cidade de Lisboa. Em 1815, Napoleão Bonaparte, acompanhado por 1.200 homens, deixava o exílio na ilha de Elba, junto à costa de Itália, para iniciar a "reconquista" de França, esforço que durou cem dias. Em 1832, a Polónia era anexada pela Rússia imperial.

Em 1952, o primeiro ministro britânico, Winston Churchill, anunciava a produção da primeira bomba atómica inglesa. Em 1883, morria o pintor português Miguel Angelo Lupi. Em 1885, Portugal e a Associação Internacional Africana assinavam a Acta de Berlim, que criou o Estado Livre do Congo.

Em 1929, morria o poeta Augusto Gil. Em 1975, era promulgada, em Portugal, a Lei da Imprensa. Um ano depois, era assinado o segundo pacto MFA - Partidos. Em 1986, o Tribunal Constitucional proclamava Mário Soares vencedor das eleições presidenciais. Na mesma data, o ex-presidente filipino Ferdinando Marcos chegava ao Hawai.

Em 1991, na Guerra do Golfo, enquanto os EUA condicionavam o cessar-fogo à aceitação iraquiana das 12 resoluções da ONU, Saddam Hussein anunciava a retirada do Kuwait. Em 1993, um atentado terrorista abalava o World Trade Center, em Nova Iorque. No mesmo dia, o Governo português anunciava a construção da barragem do Alqueva, no Alentejo.

Em 1996, o filme "Sensibilidade e Bom Senso", do realizador Ang Lee, conquistava o Urso de Ouro da 46ª edição do Festival de Cinema de Berlim. Em 1997, começava, em Amesterdão, a Conferência Mundial sobre trabalho infantil. Em 2001, os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia assinavam o Tratado de Nice, que veio enquadrar a reforma das instituições comunitárias e abrir a porta ao alargamento.

Em 2003, em Portugal, rebentava o escândalo dos nitrofuranos, quando o Ministério da Agricultura anunciou ter encontrado uma substância cancerígena proibida em amostras recolhidas em 43 unidades de exploração de aves.

Em 2004, era aprovada a regulamentação do modelo de cruzamento de dados, previsto desde 2001, entre a Administração Fiscal e a Segurança Social. Em 2005, morria Jef Raskin, 61 anos, engenheiro norte-americano, cofundador da Apple Computers, com Steve Jobs.

Em 2006, a Rússia aprovava a lei antiterrorista que veio permitir o abate de aviões de passageiros sequestrados, afundar embarcações ou destruir veículos civis, suspeitos de servirem atentados. No mesmo dia, a Rússia chegava ainda a acordo com o Irão sobre parcerias relativas ao uso de urânio das centrais nucleares controladas por Teerão.

Em 2007, o Tribunal da ONU ilibava a Sérvia de genocídio na Bósnia. O Tribunal Internacional de Justiça, a mais alta instância judicial das Nações Unidas, considerava que a Sérvia não podia ser responsabilizada diretamente pelo genocídio na Bósnia, durante a guerra de 1992-1995, não havendo lugar a indemnizações, como Sarajevo exigia. Tratou-se do primeiro caso em que um Estado foi julgado por genocídio. A investigadora Inês de Castro Gonçalves, do Instituto de Engenharia Biomédica, recebia o Prémio Pulido Valente de Ciência 2006.

Em 2008, a Organização das Nações Unidas lançava uma campanha para a erradicação da violência contra a mulher até 2015, vinculada aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Era inaugurado o “Banco Mundial de Sementes”, situado dentro de uma montanha gelada, no arquipélago norueguês de Svalbard, no Árctico, e criado para proteger milhões de sementes alimentares afim de preservar a diversidade vegetal mundial, ameaçada pelas catástrofes naturais, guerras e as alterações climáticas. Morria o presidente da Sociedade Anónima Desportiva do Belenenses, Cabral Ferreira, em Lisboa, vítima de doença prolongada. Morriam o general israelita reformado Dan Shomron, comandante da famosa operação de resgate Entebe e Chefe do Estado-maior do Exército entre 1987 e 1991, durante a primeira intifada, em Telavive com 71 anos; o luso-americano Mike Plowden, 49 anos, antigo atleta e treinador de basquetebol, considerado uma das maiores estrelas das décadas de 80 e 90 e tendo mesmo representado a seleção nacional de basquetebol, por 61 vezes; e o baterista norte-americano Buddy Miles, que colaborou com Jimi Hendrix e Carlos Santana, em Austin (Texas), aos 60 anos.

Em 2009, o Governo aprovava a proposta de lei impondo que os crimes de abuso, exploração sexual de crianças e de violência doméstica não sejam apagados do registo criminal até 20 anos depois da extinção das penas.

In Lusa

Liturgia do dia

Celebração da Missa



Data: 26-02-2010 Dia: Sexta
Semana: Quaresma I Tempo: Quaresma


ANTÍFONA DE ENTRADA Salmo 24, 17-18
Senhor, livrai-me dos meus tormentos.
Vede a minha miséria e a minha dor
e perdoai todos os meus pecados.


ORAÇÃO COLECTA
Fazei, Senhor, que os vossos fiéis se preparem convenientemente para o mistério pascal, de modo que a mortificação desta Quaresma a todos aproveite para bem das suas almas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I Ez 18, 21-28
«Será porventura a morte do pecador que Me agrada?
Não é antes que se converta e viva?»

A conversão não é coisa fácil, mas é o único caminho certo. Cada um de nós bem sente que é assim.
Deus quer esta conversão e espera por ela. Deus nunca Se satura de nós; espera sempre, porque a sua vontade é que o homem se converta e viva. A Quaresma é tempo de preparar o coração para a passagem pascal, a passagem da morte à vida com Cristo.

Leitura da Profecia de Ezequiel
Assim fala o Senhor Deus: «Se o pecador se arrepender de todas as faltas que cometeu, se observar todos os meus mandamentos e praticar o direito e a justiça, certamente viverá e não morrerá. Não lhe serão lembrados os pecados que cometeu e viverá por causa da justiça que praticou. Será porventura a morte do pecador que Me agrada? – diz o Senhor Deus – Não é antes que se converta do seu mau proceder e viva? Mas se o justo se desviar da justiça e praticar o mal, imitando as abominações dos pecadores, porventura viverá? Não mais será recordada a justiça que praticou; por causa da prevaricação em que caiu e do pecado que cometeu, ele morrerá. E vós dizeis: ‘O modo de proceder do Senhor não é justo’. Escutai, casa de Israel: Será o meu modo de proceder que não é justo? Não será antes o vosso modo de proceder que é injusto? Quando o justo se afastar da justiça, praticar o mal e vier a morrer, morrerá por causa do mal cometido. Quando o pecador se afastar do mal que tiver realizado, praticar o direito e a justiça, salvará a sua vida. Se abrir os olhos e renunciar às faltas que tiver cometido, certamente viverá e não morrerá».
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 129 (130),1-2.3-4ab.4c-6.7-8 (R. 3)
Refrão: Se olhais para os nossos pecados,
Senhor, quem poderá salvar-se? Repete-se


Do profundo abismo chamo por Vós, Senhor,
Senhor, escutai a minha voz.
Estejam os vossos ouvidos atentos
à voz da minha súplica. Refrão


Se tiverdes em conta as nossas faltas,
Senhor, quem poderá salvar-se?
Mas em Vós está o perdão,
para Vos servirmos com reverência. Refrão


Eu confio no Senhor,
a minha alma espera na sua palavra.
A minha alma espera pelo Senhor
mais do que as sentinelas pela aurora. Refrão

Porque no Senhor está a misericórdia
e com Ele abundante redenção.
Ele há-de libertar Israel
de todas as suas faltas. Refrão


ACLAMAÇÃO ANTES DO EVANGELHO Ez 18, 31
Refrão: Glória a Vós, Jesus Cristo, Sabedoria do Pai. Repete-se
Deixai todos os vossos pecados, diz o Senhor;
criai um coração novo e um espírito novo. Refrão


EVANGELHO Mt 5, 20-26
«Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão»

Se a conversão a Deus é o fim de todo o caminho quaresmal, este caminho começa pela reconciliação com os irmãos, que são sempre a imagem de Deus mais próximo de nós, como Deus assim os apresenta; não se pode passar ao lado dos irmãos para chegar a Deus, pois que Deus para vir até nós Se fez nosso irmão.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se a vossa justiça não superar a dos escribas e fariseus, não entrareis no reino dos Céus. Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não matarás; quem matar será submetido a julgamento’. Eu, porém, digo-vos: Todo aquele que se irar contra o seu irmão será submetido a julgamento. Quem chamar imbecil a seu irmão será submetido ao Sinédrio, e quem lhe chamar louco será submetido à geena de fogo. Portanto, se fores apresentar a tua oferta sobre o altar e ali te recordares que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar, vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão e vem depois apresentar a tua oferta. Reconcilia-te com o teu adversário, enquanto vais com ele a caminho, não seja caso que te entregue ao juiz, o juiz ao guarda, e sejas metido na prisão. Em verdade te digo: Não sairás de lá, enquanto não pagares o último centavo».
Palavra da salvação.


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Recebei benignamente, Senhor, o sacrifício pelo qual quisestes reconciliar-nos convosco e reconduzir-nos à salvação eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Prefácio da Quaresma


ANTÍFONA DA COMUNHÃO Ez 33, 11
Pela minha vida, diz o Senhor,
não quero a morte do pecador, mas que se converta e viva.


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Renovai-nos, Senhor, pelo sacramento da vossa mesa santa, para que, livres da antiga corrupção do pecado, participemos plenamente no mistério da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

In Secretariado Nacional de Liturgia

Santo do Dia

São Porfirio

Porfírio teve muitos fatos prodigiosos em sua vida que começou em Tessalônica, na Grécia, onde nasceu no ano 347. Ele já era formado nas ciências quando, aos trinta e um anos, decidiu viver no deserto de Scete, no Egito onde se tornou um eremita e ficou por cinco anos. Depois visitou os lugares santos de Jerusalém e se estabeleceu às margens do rio Jordão, por outros cinco anos. Nessa ocasião conheceu o discípulo Marcos e se juntou à ele na evangelização. Mas a caverna onde residia era tão insalubre que Porfírio ficou muito doente, tendo que voltar a Jerusalém.

Recebeu então a notícia da morte dos pais, de quem tinha grande herança para receber. Mas, ele decidiu continuar pobre e mandou que todos os bens fossem divididos entre os pobres de sua terra natal. Depois, Porfírio teve um desmaio em Jerusalém e, de repente, viu-se frente a frente com Cristo crucificado, tendo ao seu lado o bom ladrão, Dimas. Jesus mandou que este levantasse Porfírio do chão, depois desceu Ele mesmo da cruz e deu-a ao santo, ordenando-lhe que cuidasse dela. Ao voltar do desmaio, Porfírio estava curado. A ordem recebida na visão foi aplicada por João, bispo de Jerusalém, que nomeou Porfírio como "guarda do santo lenho".

As notícias sobre as graças e prodígios que aconteciam com ele se espalharam e os sacerdotes de Gaza, após a morte do bispo, pediram que Porfírio assumisse o posto. A sua modéstia o impedia de aceitar, mas tantos foram os pedidos e a insistente atuação dos pagãos idólatras era tão intensa na cidade, que ele acabou concordando. Existia em Gaza um grande templo para adoração das divindades pagãs. Os infiéis, sabendo da decisão de Porfírio de combatê-los, planejaram matá-lo. Entretanto, o bispo acabou vencendo todos os inimigos pela fé.

Uma seca violenta assolou a região e os agricultores, desesperados, faziam muitos sacrifícios nesse templo, pedindo chuva aos deuses pagãos. Nenhuma gota de água caía do céu. Porfírio ordenou então, um dia de jejum. Depois comandou uma procissão de penitência à uma capela situada na periferia da cidade. Mal terminou a procissão, a chuva começou a cair, abençoada e insistente. A partir daí, a maioria dos pagãos passou a se converter.

Porém, sobraram ainda alguns poucos pagãos para tramar a morte do bispo Porfírio. Aconteceu, porem, que o imperador também passou a ficar contra os pagãos e o bispo conseguiu autorização para derrubar o templo pagão que estava instalado na diocese de Gaza. Ficou na cidade apenas uma última estátua pagã, a da deusa Vênus. Certo dia, o bispo colocou-se diante dela e a estátua desmoronou sozinha, formando dezenas de pedaços. Era o que faltava para que mais pagãos se convertessem.

A fama de santidade acompanhou o bispo Porfírio até sua morte, em 26 de fevereiro 420, aos setenta e três anos de idade, quando, depois dos vinte e cinco anos de episcopado, quase não havia pagãos na sua querida diocese de Gaza.

In Paulinas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Momento "Zé" tira conclusões:

Se não der atenção ao seu filho isto pode acontecer-lhe; Se ele é uma banana, porque é que canta como um perú? Não seria hora de ele se assumir como uma ave e não como uma fruta???

Maria Helena adicionada ao nosso podcast

Pode ouvir aqui as previsões dos signos do zodiaco na voz da Maria Helena.


Revista de Imprensa

A Madeira continua a concentrar a atenção da generalidade da imprensa, que hoje também destaca a questão do contrato entre a Taguspark e Luís Figo e as buscas da polícia na SAD do FC Porto.

O i escreve na manchete "Sócrates e Jardim recusam declarar calamidade para evitar reembolsos aos turistas", acrescentando "Madeira prepara operações de charme para o turismo".

O Público destaca "Presidente da República reitera solidariedade de todos os portugueses. Maioria dos prejuízos recairá sobre o Estado".

O Correio da Manhã (CM) titula "Catástrofe impressiona Cavaco" e "Família enterra criança de 5 anos", apresentando "mais rostos e histórias da tragédia".

O Diário de Notícias (DN) também se refere a "Histórias de homens que ainda choram na lama" e o Jornal de Notícias (JN) titula "Padroeira do Funchal salvou-se".

O 24horas escreve "Mais um milagre", salientando uma frase de uma das vítimas: "Pensei que ia ser enterrado vivo".

O Diário Económico salienta "Preços de bens alimentares sobem 100% na Madeira após tragédia" e o Jornal de Negócios "Madeirenses cooperam para combater efeitos no turismo".

A revista Visão fala numa "Tragédia anunciada" e a Sábado destaca a frase de um sobrevivente: "Em minutos fiquei com terra até ao pescoço".

Na manchete, o DN escreve "Taguspark pagou viagem a Figo no dia do apoio a Sócrates", referindo que "vídeo promocional da empresa foi gravado no mesmo dia do apoio ao líder PS".

O DN titula também "Manifestantes mostram a sua força em dia de greve na Grécia", "Segurança Social penhora 40 carros por dia" e "Ligação a D'Onofrio alvo de buscas da PJ".

O CM destaca na manchete "Lavagem de dinheiro em vendas do FC Porto", salientando igualmente "Ongoing conta a Manuela negócio da TVI" e "Ciclone violento a caminho de Portugal".

O JN titula "Mais de metade dos despedimentos coletivos no norte", "Polícia belga no Dragão para investigar vendas de Baía, Rui Barros e Conceição" e "Tornado arrasou restaurantes da praia do Vau".

O Público salienta na manchete "Funcionários públicos antecipam reformas com perdas de 60 por cento nas pensões" e adianta "Jornalistas do Sol vão responder como arguidos", "Marinho Pinto recandidata-se a novo mandato", "Risco de tornado mantém-se até hoje pelo menos", "Grécia: Governo vence primeiro embate com sindicatos" e "Cuba: Morte de preso em greve de fome contra castrismo".

No i, destacam-se os títulos "Aumentar a idade da reforma é inevitável mas envolve perigos. Saiba quais", "Medicamentos para tratar cancro e sida vão finalmente ser vendidos nas farmácias" e "PJ faz buscas na SAD do Porto por causa de empresário".

"Combate à fraude contribui menos para reduzir défice" é a manchete do Jornal de Negócios, que adianta também "Preços dos combustíveis registam diferenças de 20%" e "Cimpor pode permitir a Luís Champalimaud fazer parceria no Brasil".

O Diário Económico titula "Braga de Macedo e Pina Moura pedem consenso no PEC", "Caso Face Oculta: Oposição rejeita mudar segredo de justiça à pressa", "Clientes do BPP esperam pelo final do prazo para aderir ao novo fundo" e "Presidente da ANA diz que privatização minoritária não vai atrair privados".

O Sporting, que joga hoje com o Everton, está em destaque nos desportivos, com os títulos "Hora de voltar a rugir" (Record), "Carvalhal quer responder aos críticos: Vamos lutar até ao último segundo!" (A Bola) e "Bettencourt: 'Não me achincalhem!'".

In Lusa

Já agora...

... O Rogério não deixou de ser do Benfica porque o Benfica venceu por "4 ou 5". Mas a pergunta que se impôs foi: "Como é que fazes isso? Também quero fazer ao Sporting!!!"

O Momento Zé de Hoje,vai ser assim...

O rapaz afirma ser uma banana e fez um musiquita muito engraçada... Gosto particularmente da parte da melodia, e do "brrru-u-bruuuu"!!!

História do Dia

Hoje é quinta feira, 25 de fevereiro, quinquagésimo sexto dia do ano. Faltam 309 dias para o final de 2010.

Este dia é dedicado aos Beatos Mártires Luís Versiglia e Calisto Caravário, salesianos.

Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 28, às 16:38.

O sol nasce às 07:15 e o ocaso regista-se às 18:25.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 00:01 e 12:43, a baixa mar às 06:10 e 18:32.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Peixes, destacando-se o pintor francês Pierre Renoir (1841), o poeta português Cesário Verde (1855), o tenor italiano Enrico Caruso (1873), o estadista norte-americano John Forster Dulles (1888) e o ex-beatle George Harrison (1943).

Nesta data, em 1570, a Isabel I de Inglaterra, era excomungada por Pio V. Em 1819, morria, em Paris, o poeta português Filinto Elisio. Em 1948, através do chamado golpe de Praga, o Partido Comunista checo derrubava o governo de coligação. Em 1954, o coronel Gamal Abdel Nasser tomava o poder no Egipto.

Em 1955, era fundada, em Lisboa, o Centro Hellen Keller. Em 1956, o primeiro ministro soviético, Nikita Krutschev, denunciava, perante o congresso do Partido Comunista da URSS, a política de Estaline. Em 1977, o Governo português desvalorizava o escudo em 15 por cento. Em 1983, morria o escritor norte-americano Tennessee Williams.

Em 1986, nascia no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, o primeiro bebé proveta português, um rapaz com 3,330 quilos. Na mesma data, o ex-presidente filipino Ferdinando Marcos refugiava-se na ilha norte-americana de Guam, após a líder da oposição, Corazón Aquino, ter tomado posse da Presidência das Filipinas e formado governo.

Em 1987, a Associação de Escritores da URSS anulava a expulsão do romancista Boris Pasternak, Nobel da Literatura. Em 1991, Saddam Hussein aceitava a resolução 660 do Conselho de Segurança da ONU (a retirada das tropas iraquianas do Kuwait), mas os combates prosseguiam. Na mesma data, os países do Pacto de Varsóvia aprovavam a dissolução da organização militar, criada em 1955.

Em 1993, morria o ator e encenador português Rogério Paulo, 65 anos. Em 2001, Pedro Pires vencia as presidenciais de Cabo Verde, por 12 votos. Em 2003, morriam o antigo presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Joaquim Carvalho, 76 anos, e o ator italiano Alberto Sordi, 83 anos, um dos "Vitelloni", de Federico Fellini.

Em 2004, o Prémio Carlos V para a concórdia era atribuído a Jorge Sampaio, presidente da República Portuguesa. No mesmo dia, morria o autarca José António Canelas, 51 anos, militar do 25 de Abril de 1974 e vereador da CDU da Câmara Municipal de Mora.

Em 2005, morria Peter Benenson, 83 anos, advogado britânico, fundador da Amnistia Internacional. E a PT anunciava o início de fase final de negociações com a Olivedesportos, a Cofina e a Prisa, para a venda da Lusomundo Serviços.

Em 2006, era assinado o acordo de colaboração entre Portugal e o Massachusetts Institute of Technology. A presença do vírus H5N1 era confirmada num aviário francês, constituindo o primeiro caso de contaminação de aves domésticas na União Europeia. No mesmo dia, morria Tsegaye Gabre-Medhin, 69 anos, poeta etíope.

Em 2007, Martin Scorsese, com “Entre Inimigos”, recebia os Óscares para o melhor filme e o melhor realizador. Helen Mirren, em “A Rainha”, recebia o Óscar de melhor atriz principal, enquanto o de melhor ator ia para Forest Whitaker, em “O Último Rei da Escócia”. “Uma Verdade Inconveniente”, de Al Gore, recebia o prémio para o melhor documentário e o compositor italiano Ennio Morricone era distinguido com o Óscar honorário da Academia de Hollywood. Morria Jurg Federspiel, 75 anos, escritor suíço, um dos principais nomes da literatura suíça de expressão alemã, encontrado morto. Morria Herman Brix, Bruce Bennet, 100 anos, antigo atleta e ator norte-americano, desempenhou o papel de Tarzan em 1935.

Em 2008, o primeiro ministro e a ministra da Saúde assistiam à colocação da primeira pedra do novo Hospital de Cascais, instituição que servirá 285 mil habitantes e que avança sem unidade de oncologia, apesar dos protestos dos utentes desta especialidade.

Em 2009, morria Philip José Farmer, escritor norte-americano de ficção científica, 91 anos. Morria Sérgio Alves Moreira, livreiro, anti-fascista que integrou o assalto ao paquete Santa Maria, com o capitão Henrique Galvão, 77 anos.

In Lusa

Liturgia do Dia

Celebração da Missa


Data: 25-02-2010 Dia: Quinta
Semana: Quaresma I Tempo: Quaresma


ANTÍFONA DE ENTRADA Salmo 5, 2-3
Ouvi, Senhor, as minhas palavras, atendei o meu clamor.
Escutai a voz da minha súplica,
ó meu Rei e meu Deus.


ORAÇÃO COLECTA
Concedei-nos, Senhor, a graça de pensar sempre o que é recto e de o pôr em prática com diligência; e, porque não podemos existir sem Vós, fazei-nos viver segundo a vossa vontade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I Est 4, 17 n. p-r. aa-bb.gg-hh
«Não tenho outro auxílio senão Vós, Senhor»

De novo, o tema da oração, mas hoje sobretudo da oração de súplica. À medida que experimentamos a nossa insuficiência, vamos sentindo, cada vez mais, a necessidade de recorrer ao Senhor, que é a nossa força. Em tais circunstâncias, só o orgulhoso não sabe dirigir-se a Deus e rezar. Em momento especialmente difícil da vida do seu povo, Ester, a israelita condenada à morte com todos os demais, “presa de angústia mortal, procurou refúgio no Senhor”, como se lê nesta primeira leitura.

Leitura do Livro de Ester
Naqueles dias, a rainha Ester, tomada de angústia mortal, procurou refúgio no Senhor e fez esta súplica ao Senhor, Deus de Israel: «Meu Senhor, nosso único Rei, vinde socorrer-me, porque estou só e não tenho outro auxílio senão Vós e corre perigo a minha vida. Desde criança, ouvi dizer na minha tribo paterna que Vós, Senhor, escolhestes Israel entre todos os povos e os nossos pais entre os seus antepassados, para serem a vossa herança perpétua, e cumpristes tudo o que lhes tínheis prometido. Lembrai-Vos de nós, Senhor, e manifestai-Vos no dia da nossa tribulação. Fortalecei-me, Rei dos deuses e Senhor dos poderosos. Ponde em meus lábios palavras harmoniosas, quando estiver na presença do leão, e mudai o seu coração, para que deteste o nosso inimigo e o arruíne com todos os seus cúmplices. Livrai-nos com a vossa mão; vinde socorrer-me no meu abandono, porque não tenho ninguém senão Vós, Senhor».
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 137 (138), 1-2a.2bc-3.7c-8 (R. 3a)
Refrão: Quando Vos invoco,
sempre me atendeis, Senhor. Repete-se


De todo o coração, Senhor, eu Vos dou graças,
porque ouvistes as palavras da minha boca.
Na presença dos Anjos hei-de cantar-Vos
e adorar-Vos, voltado para o vosso templo santo. Refrão

Hei-de louvar o vosso nome pela vossa bondade
e fidelidade,
porque exaltastes acima de tudo o vosso nome
e a vossa promessa.
Quando Vos invoquei, me respondestes,
aumentastes a fortaleza da minha alma. Refrão

A vossa mão direita me salvará,
o Senhor completará o que em meu auxílio começou.
Senhor, a vossa bondade é eterna,
não abandoneis a obra das vossas mãos. Refrão


ACLAMAÇÃO ANTES DO EVANGELHO Salmo 50 (51), 12a.14a
Refrão: Louvor e glória a Vós, Jesus Cristo, Senhor. Repete-se
Criai em mim, Senhor, um coração puro,
dai-me de novo a alegria da salvação. Refrão


EVANGELHO Mt 7, 7-12
«Quem pede recebe»

E no Evangelho é agora o próprio Jesus que insiste em que devemos “pedir”, “procurar”, “bater à porta”. Orar ao Senhor não é humilhante; é antes acto de confiança, afirmação de fé, caminho de paz. Jesus também pediu ao Pai nas horas difíceis. E a penitência é um caminho difícil, mas conduz à libertação pascal. Só o braço poderoso de Deus nos pode fazer passar da escravidão à libertação, da morte à vida.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Pedi e dar-se-vos-á, procurai e encontrareis, batei à porta e abrir-se-vos-á. Porque todo aquele que pede recebe, quem procura encontra e a quem bate à porta abrir-se-á. Qual de vós dará uma pedra a um filho que lhe pede pão, ou uma serpente se lhe pedir peixe? Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que está nos Céus as dará àqueles que Lhas pedem! Portanto, o que quiserdes que os homens vos façam fazei-lho vós também: esta é a Lei e os Profetas».
Palavra da salvação.


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Acolhei benignamente, Senhor, os dons e as preces do vosso povo e convertei a Vós os nossos corações. Por Nosso Senhor.

Prefácio da Quaresma


ANTÍFONA DA COMUNHÃO Mt 7, 8
Quem pede recebe,
quem procura encontra,
a quem bate à porta, abrir-se-á.


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor nosso Deus, que nos concedeis a participação nestes santos mistérios como garantia da nossa renovação espiritual, fazei que eles nos sirvam de remédio no presente e no futuro. Por Nosso Senhor.

In Secretariado Nacional de Liturgia

Santo do Dia

Santa Valburga

Valburga nasceu em Devonshire, na Inglaterra meridional em 710. Era uma princesa dos Kents, cristãos que desde o século III se sucediam no trono. Ela viveu cercada de nobreza e santidade. Seus parentes eram reverenciados nos tronos reais, mas muitos preferiram trilhar o caminho da santidade e foram elevados ao altar pela Igreja, como seu pai, são Ricardo e os irmãos Vilibaldo e Vunibaldo.

Valburga tinha completado dez anos quando seu pai entregou o trono ao sobrinho, que tinha atingido a maioridade e levou a família para viver num mosteiro. Poucos meses depois, o rei e os dois filhos partiram em peregrinação para Jerusalém, enquanto ela foi confiada à abadessa de Wimburn. Dois anos depois seu pai morreu em Luca, Itália. Assim ela ficou no mosteiro onde se fez monja e se formou. Depois escreveu a vida de Vunibaldo e a narrativa das viagens de Vilibaldo pela Palestina, pois ambos já eram sacerdotes.

Em 748, foi enviada por sua abadessa à Alemanha, junto com outras religiosas, para fundar e implantar mosteiros e escolas entre populações recém-convertidas. Na viagem, uma grande tempestade foi aplacada pelas preces de Valburga, por ela Deus já operava milagres. Naquele país, foi recebida e apoiada pelo bispo Bonifácio, seu tio, que consolidava um grande trabalho de evangelização, auxiliado pelos sobrinhos missionários.

Designou a sobrinha para a diocese de Eichestat onde Vunibaldo que havia construído um mosteiro em Heidenheim e tinha projeto para um feminino na mesma localidade. Ambos concluíram o novo mosteiro e Valburga eleita a abadessa. Após a morte do irmão, ela passou a dirigir os dois mosteiros, função que exerceu durante dezessete anos. Nessa época transpareceu a sua santidade nos exemplos de sua mortificação, bem como no seu amor ao silêncio e na sua devoção ao Senhor. As obras assistenciais executadas pelos seus religiosos fizeram destes mosteiros os mais famosos e procurados de toda a região.

Valburga se entregou a Deus de tal forma que os prodígios aconteciam com freqüência. Os mais citados são: o de uma luz sobrenatural que envolveu sua cela enquanto rezava, presenciada por todas as outras religiosas e o da cura da filha de um barão, depois de uma noite de orações ao seu lado.

Morreu no dia 25 de fevereiro de 779 e seu corpo foi enterrado no mosteiro de Heidenheim, onde permaneceu por oitenta anos. Mas, ao ser trasladado para a igreja de Eichestat, quando de sua canonização, em 893, o seu corpo foi encontrado ainda intacto. Além disso, das pedras do sepulcro brotava um fluído de aroma suave, como um óleo fino, fato que se repetiu sob o altar da igreja onde o corpo foi colocado.

Nesta mesma cerimônia, algumas relíquias da Santa foram enviadas para a França do Norte, onde o rei Carlos III, o Simples, havia construído no seu palácio de Atinhy, uma igreja dedicada a Santa Valburga. O seu culto, em 25 de fevereiro, se espalhou rápido, porque o óleo continuou brotando. Atualmente é recolhido em concha de prata e guardado em garrafinhas distribuídas para o mundo inteiro. Os devotos afirmam que opera milagres.

In Paulinas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Podcast do Manel Chaparro...

Episódio número 4 do Manel Chaparro: Dá Licença p'ra Matar???

A não perder... ou talvez não!!!


Liturgia do Dia:

Celebração da Missa


Data: 24-02-2010 Dia: Quarta
Semana: Quaresma I Tempo: Quaresma


ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Salmo 24, 6.3.22
Lembrai-Vos, Senhor, das vossas misericórdias e das vossas graças que são eternas. Não triunfe sobre nós o inimigo.
Senhor, livrai-nos de todo o mal.


ORAÇÃO COLECTA
Olhai com bondade, Senhor, para a devoção do vosso povo e fazei que, mortificando o corpo pela penitência, renovemos o espírito com o fruto das boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I Jonas 3, 1-10
«Os habitantes de Nínive converteram-se do seu mau caminho»

Volta hoje o tema da penitência, no sentido de conversão. Outrora, até os pagãos, como os habitantes de Nínive, ao ouvirem a palavra de Deus, se converteram. Hoje, não esperamos outros sinais do céu; é sempre essa mesma palavra que é para os homens de todas as gerações o grande sinal. Para ser “sinal”, a Palavra, o Verbo, o Filho de Deus, fez-Se homem e falou no meio dos homens, em palavras humanas, para Se revelar e revelar o Pai aos humanos.

Leitura da Profecia de Jonas
A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas nos seguintes termos: «Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e apregoa nela a mensagem que Eu te direi». Jonas levantou-se e foi a Nínive, conforme a palavra do Senhor. Nínive era uma grande cidade aos olhos de Deus; levava três dias a atravessar. Jonas entrou na cidade e caminhou durante um dia, apregoando: «Daqui a quarenta dias, Nínive será destruída». Os habitantes de Nínive acreditaram em Deus, proclamaram um jejum e revestiram-se de sacos, desde o maior ao mais pequeno. Logo que a notícia chegou ao rei de Nínive, ele ergueu-se do trono e tirou o manto, cobriu-se de saco e sentou-se sobre a cinza. Depois foi proclamado em Nínive um decreto do rei e dos seus ministros, que dizia: «Os homens e os animais, os bois e as ovelhas, não provem alimento, não pastem nem bebam água. Os homens e os animais revistam-se de sacos e clamem a Deus com vigor; afaste-se cada um do seu mau caminho e das violências que tenha praticado. Quem sabe? Talvez Deus reconsidere e desista, acalmando o ardor da sua ira, de modo que não pereçamos». Quando Deus viu as suas obras e como se convertiam do seu mau caminho, desistiu do castigo com que os ameaçara e não o executou.
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 50 (51), 3-4.12-13.18-19 (19a)
Refrão: Não desprezeis, Senhor,
o nosso coração humilhado e contrito. Repete-se

Compadecei-Vos de mim, ó Deus, pela vossa bondade,
pela vossa grande misericórdia apagai os meus pecados.
Lavai-me de toda a iniquidade
e purificai-me de todas as culpas. Refrão

Criai em mim, ó Deus, um coração puro
e fazei nascer dentro de mim um espírito firme.
Não queirais afastar-me da vossa presença
e não retireis de mim o vosso espírito de santidade. Refrão

Não é do sacrifício que Vos agradais
e, se eu oferecer um holocausto, não o aceitareis.
Sacrifício agradável a Deus é o espírito arrependido:
não desprezareis, Senhor,
um espírito humilhado e contrito. Refrão


ACLAMAÇÃO ANTES DO EVANGELHO Joel 2, 12-13
Refrão: A salvação, a glória e o poder a Jesus Cristo,
Nosso Senhor. Repete-se

Convertei-vos a Mim de todo o coração, diz o Senhor;
porque sou benigno e misericordioso. Refrão


EVANGELHO Lc 11, 29-32
«Nenhum sinal será dado a esta geração, senão o sinal de Jonas»

O povo aglomerava-se em volta de Jesus para O ouvir. Mas Jesus faz-lhes sentir que eles são mais curiosos, sempre à espera de qualquer sinal maravilhoso, do que desejosos de escutar a sua palavra, que dá luz e leva à conversão. E lembra-lhes como os habitantes de Ninive se converteram ao ouvirem Jonas, como recordava a primeira leitura, e como a rainha de Sabá, veio de tão longe só para ouvir o sábio Salomão. E ali estava Ele, maior que Jonas, e mais do que Salomão, mas que não era escutado com fé semelhante à daqueles seus antepassados, nem eles se deixavam conduzir à penitência como aqueles a quem Jonas pregava. Prefigurado por Jonas, mas maior do que ele, e mais do que Salomão, cuja sabedoria atraía de longe a rainha de Sabá, Jesus aqui está, também agora no meio da assembleia dos cristãos, a fazer-Se, de novo, ouvir; como sempre que na Igreja se lêem as Sagradas Escrituras, como disse o Concílio Vaticano II (SC 7).

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, aglomerava-se uma grande multidão à volta de Jesus e Ele começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa: pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal de Jonas. Assim como Jonas foi um sinal para os habitantes de Nínive, assim o será também o Filho do homem para esta geração. No juízo final, a rainha do sul levantar-se-á com os homens desta geração e há-de condená-los, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e aqui está quem é maior do que Salomão. No juízo final, os homens de Nínive levantar-se-ão com esta geração e hão-de conde¬ná-la, porque fizeram penitência ao ouvir a pregação de Jonas; e aqui está quem é maior do que Jonas».
Palavra da salvação.


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Fazei, Senhor, que estes dons que nos destes para os consagrarmos ao vosso nome, se transformem para nós, por meio deste sacramento, em remédio de vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Prefácio da Quaresma


ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 5, 12
Exultem para sempre os que em Vós confiam, Senhor.
Vós protegeis e alegrais os que amam o vosso nome.


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor nosso Deus, que sempre nos alimentais com os vossos sacramentos, concedei-nos que o alimento de Vós recebido seja para nós fonte de vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

In Secretariado NAcional de Liturgia

Revista de Imprensa

A situação na Madeira, a possibilidade de a reforma subir para os 67 anos em Portugal e ainda o caso PT/TVI são alguns dos temas em destaque nos jornais de hoje.

Duas imagens sobre a tragédia na Madeira contrastam no Diário de Notícias (DN) e no Jornal de Notícias (JN): o primeiro, sob uma foto de uma piscina, adianta "Madeira começa a regressar lentamente à normalidade", enquanto que o segundo assinala "Madeira enterra os primeiros mortos", notícia ilustrada com foto de um velório.

Na manchete, o Público escreve "Governo Regional da Madeira tenta ocultar o número de mortos", adiantando que "O balanço oficial mantém-se nos 42 mortos desde segunda feira. Mas, nas últimas 48 horas, foram encontrados pelo menos mais quatro cadáveres".

O Correio da Manhã (CM) mostra 18 "Rostos e histórias da tragédia", assinalando também que "Madeira começa a enterrar os seus mortos".

No i, "Anthímio de Azevedo lança alerta: na sexta feira pode vir aí chuvada perigosa" na Madeira.

A revista Focus dedica a capa à "Tragédia na Madeira", apresentando "Histórias de quem sobreviveu, os números da desgraça, os erros que foram cometidos e o que aí vem".

O 24horas conta a história de quem "Foi arrastado 3 km pelas águas e sobreviveu".

"Conheça os bombeiros alemães que estão a ajudar a Madeira" é o título do Diário Económico, que na manchete salienta "Estado obrigado a suportar juros sempre que pagar fora de horas". Titula ainda "BCP mantém 10% da Cimpor à venda", "PGR recusa entregar despacho com as escutas ao PSD" e "Fizemos o que era nosso dever para salvar o BPI", uma afirmação de Diogo Vaz Guedes.

O CM destaca "Reforma sobe para 67 anos", uma medida em estudo pelo Governo, enquanto que o Jornal de Negócios, salienta "Portugueses reformam-se antes dos 63 anos".

O i diz que "Sócrates garante em Bruxelas que não aumenta impostos até 2013".

"Hospital do futuro. Não serve apenas para curar doentes. Salva o planeta", "Os números de Portugal no site com a mão de António Barreto" e "Marcelo só volta à TVI a seguir ao congresso do PSD" são outros títulos do i.

O DN escreve na manchete "Manuela Ferreira Leite confirma que sabia do negócio PT/TVI", o CM avança "PT tinha plano para controlar Taguspark", o Jornal de Negócios titula "Gestores da PT passaram na avaliação da comissão de auditoria" e o Público destaca "PGR escondeu arquivamento das escutas".

"Governo admite mais bases da ETA em Portugal", "Zona Euro: Crise orçamental pode durar mais duas décadas" e "Saúde: Ministério estuda novo hospital para Sintra" são outros títulos do Público.

Na manchete, o JN salienta que "Mercado negro do tabaco aumenta 27 vezes num ano".

O Jornal de Negócios titula também "Governo testa emissão de mil milhões de euros", "CMVM quer saber se há concertação na Cimpor", "Iberdrola vende 2,7% da EDP mas prevê não alienar mais este ano" e "Inauguração do novo aeroporto em 2017 pode estar comprometida".

Os desportivos surgem "pintados" de encarnado, a propósito da vitória do Benfica frente ao Hertha de Berlim, por 4-0, em jogo para a Liga Europa, com os títulos "Banho de bola" (A Bola), "4 bolas de Berlim" (Record) e "Soberbo Di Maria" (O Jogo).

in Lusa

História do Dia:

24 de Fevereiro de 2010

Hoje é quarta feira, 24 de fevereiro, quinquagésimo quinto dia do ano. Faltam 310 dias para o final de 2010.

Este dia é dedicado a São Sérgio, Mártir, e à Beata Josefa Naval Girbés.

Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 28, às 16:38.

O sol nasce às 07:18 e o ocaso regista-se às 18:23.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 11:28, a baixa-mar às 04:50 e 17:21.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Peixes, destacando-se o contista alemão Wilhelm Grimm, autor, com seu irmão Jacob, dos "Contos de Grimm", (1786), o escritor e político português Teófilo Braga (1843) e o inventor do submarino, John Phillip Holland (1842).

Nesta data, em 1582, Gregório XII estabelecia o Calendário Gregoriano. Em 1891, era promulgada a primeira Constituição brasileira. Em 1895, iniciava-se a guerra da independência em Cuba, liderada por José

Martí. Em 1920, era constituído, na Alemanha, o Partido Nacional Socialista Nazi. Em 1922, era executado, em França, Henri Landru, conhecido por Barba Azul, pelo assassínio de dez das suas amantes.

Em 1946, Juan Domingo Peron assumia a presidência da Argentina. Em 1978, o ministro português dos Assuntos Sociais, Antonio Arnaut, anunciava o lançamento do Serviço Nacional de Saúde. Em 1981, o tenente-coronel Tejero Molina entregava-se às autoridades espanholas, depois de ter sequestrado membros do governo e deputados, no Parlamento, durante 18 horas, numa tentativa frustrada de golpe de estado.

Em 1983, era inaugurado o sistema Atlas de telecomunicações, que veio permitir ligações telefónicas diretas entre Portugal e Marrocos e, simultaneamente, a melhoria das ligações com outros países do Norte de África e da Bacia do Mediterrâneo. Em 1987, dezenas de milhar de pessoas acompanhavam, durante cerca de três horas, o funeral do músico, cantor, poeta e compositor português José Afonso.

Em 1990, morriam o antigo presidente italiano Sandro Pertini, 93 anos, e o cantor pop norte-americano Johnnie Ray, 63 anos. Em 1991, às 01:28, as forças aliadas iniciavam a ofensiva terrestre contra as tropas iraquianas no Kuwait, envolvendo meio milhão de soldados e dez mil blindados. Em 1993, morria o jornalista Hugo Rocha, 85 anos, sócio número um do Sindicato dos Jornalistas. Em 1996, a Igreja Ortodoxa russa suspendia as relações seculares com o Patriarcado de Constantinopla.

Em 2003, António Vitorino, Comissário Europeu de Justiça e Interior, era condecorado com a Grã-Cruz de São Raimundo de Penhafort, em Espanha. No mesmo dia, Timor-Leste tomava lugar como 115º Estado membro do Movimento dos Não-Alinhados. Em 2004, a irmã Doraci Edinger, que denunciara o tráfico de órgãos no Norte de Moçambique, era encontrada morta em Nampula.

Em 2005, José Sócrates, líder do PS, era convidado a formar Governo. E o Royal Mail lançava uma série de seis selos com pinturas da artista portuguesa Paula Rego.

Em 2006, o vírus H5N1 era detetado pela primeira vez na Geórgia. E morria Dennis Weaver, 81 anos, ator norte-americano, o detetive da série televisiva “McCloud”.

Em 2007, o Ministro da Saúde, Correia de Campos, assinava protocolos com seis municípios - Espinho, Montijo, Fafe, Cantanhede, Santo Tirso e Macedo de Cavaleiros, com vista à reestruturação da rede de urgências. O filme “Lady Chatterley”, Pascale Ferran, era o grande vencedor da 32ª edição dos Césares da Academia de Cinema Francesa, com cinco prémios - melhor filme, melhor atriz, melhor guião adaptado, melhor guarda-roupa e melhor fotografia. Morriam Leroy Jenkins, 74 anos, violinista e compositor norte-americano, expoente do free-jazz na década de 60, atuou no Jazz Em Agosto, em Lisboa, em 2000; e Mário Chanes de Armas, 80 anos, ex-prisioneiro político cubano e antigo companheiro de Fidel Castro.

Em 2008, Raul Castro sucedia oficialmente ao irmão Fidel na chefia do Estado cubano, eleito pela nova Assembleia para um mandato de cinco anos. Os mais cobiçados prémios de cinema, os Óscares, atingiam os 80 anos, com uma cerimónia dominada pelo filme "Este país não é para velhos" que venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Ator Secundário (Javier Bardem). "Haverá sangue" foi distinguido como Óscar de Melhor Ator (Daniel Day-Lewis).

in Lusa

Santo do Dia

São Sérgio

Sérgio, mártir da Cesarea, na Capadócia, por muito pouco não se manteve totalmente ignorado na história do cristianismo. Nada foi escrito sobre ele nos registros gregos e bizantinos da Igreja dos primeiros tempos. Entretanto, ele passou a ter popularidade no Ocidente, graças a uma página latina, datada da época do imperador romano Diocleciano, onde se descreve todo seu martírio e o lugar onde foi sepultado.

O texto diz que no ano 304, vigorava a mais violenta perseguição já decretada contra os cristãos, ordenada pelo imperador Diocleciano. Todos os governadores dos domínios romanos, sob pena do confisco dos bens da família e de morte, tinham de executá-la. Entretanto alguns, já simpatizantes dos cristãos, tentavam em algum momento amenizar as investidas. Não era assim que agia Sapricio, um homem bajulador, oportunista e cruel que administrava a Armênia e a Capadócia, atual Turquia.

A narrativa seguiu dizendo que durante as celebrações anuais em honra do deus Júpiter, Sapricio, estava na cidade de Cesarea da Capadócia, junto com um importante senador romano. Num gesto de extrema lealdade, ordenou que todos os cristãos da cidade fossem levados para diante do templo pagão, onde seriam prestadas as homenagens àquele deus, considerado o mais poderoso de todos, pelos pagãos. Caso não comparecessem e fossem denunciados seriam presos e condenados à morte.

Poucos conseguiram fugir, a maioria foi ao local indicado, que ficou tomado pela multidão de cristãos, à qual se juntou Sérgio. Ele era um velho magistrado, que há muito tempo havia abandonado a lucrativa profissão para se retirar à vida monástica, no deserto. Foi para Cesarea, seguindo um forte impulso interior, pois ninguém o havia denunciado, o povo da cidade não se lembrava mais dele, podia continuar na sua vida de reclusão consagrada, rezando pelos irmãos expostos aos martírios. A sua chegada causou grande surpresa e euforia, os cristãos desviaram toda a atenção para o respeitado monge, gerando confusão. O sacerdote pagão que preparava o culto ficou irado. Precisava fazer com que todos participassem do culto à Júpiter, o qual, segundo ele, estava insatisfeito e não atendia as necessidades do povo. Desta forma, o imperador seria informado pelo seu senador e o cargo de governador continuaria com Sapricio. Mas, a presença do monge produziu o efeito surpreendente de apagar os fogos preparados para os sacrifícios. Os pagãos atribuíram imediatamente a causa do estranho fenômeno aos cristãos, que com suas recusas haviam irritado ainda mais o seu deus.

Sérgio, então se colocou à frente e explicou que a razão da impotência dos deuses pagãos era que estavam ocupando um lugar indevido e que só existia um único e verdadeiro Deus onipotente, o venerado pelos cristãos. Imediatamente foi preso, conduzido diante do governador, que o obrigou a prestar o culto à Júpiter. Sérgio não renegou a Fé, por isto morreu decapitado naquele mesmo instante. Era o dia 24 de fevereiro. O corpo do mártir, recolhido pelos cristãos, foi sepultado na casa de uma senhora muito religiosa. De lá as relíquias foram transportadas para a cidade andaluza de Ubeda, na Espanha.

In Paulinas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Rogério Martins disse:

Durante o programa desta manhã a frase foi proferida e fica registada para a posteridade. Rogério Martins disse: "Que o meu Benfica não marque 4 ou 5 e deixo de ser do Benfica". Está dito, dito está!!! lol

Jet Sexta para download:

O Jet Sexta da passada sexta-feira, com Susana Barraco que pode ver também no youtube


Jet Sexta de 19 de Fevereiro | Music Upload

Para download...

Não se deixem enganar pela data... o Pão de Segunda é desta segunda-feira, dia 22 de Fevereiro e não de 23. A conversa com Camané, que ontem tivémos no Café com Todos. Camané: o Guarda-redes que levava mais "aldeonas" aos estádios.


Pão de Segunda 23 de Fevereiro | Upload Music

Revista de Imprensa

Para ouvir às 8.10h na RCM e ler aqui no Café com Todos na Blogosfera.

A tragédia na Madeira continua hoje a ser o tema em destaque na imprensa, nos títulos e nas fotografias, com os jornais a salientarem também os casos Face Oculta e Freeport.

"Jardim admite mais de 80 mortos" é a manchete do Correio da Manhã (CM), que escreve também "Perdi quase toda a família", adiantando que "Agostinha ficou sem mãe, irmãos e sobrinhos na tragédia".

O Jornal de Notícias (JN) titula "Plano de emergência é de 2003 e já alertava para risco de morte" e o Diário de Notícias (DN) refere "Vítimas identificadas por ADN".

O Público salienta "Governo regional relativiza tragédia para defender turismo", o 24horas escreve "Milionários dão milhões para ajudar a Madeira" e o i destaca uma frase de quem procura sobreviventes: "'Eu sei que hão de estar por aí'".

O temporal que atingiu a Madeira no sábado passado provocou pelo menos 42 mortos e 32 desaparecidos, segundo o último balanço provisório do Governo Regional.

Sobre a "Tragédia na Madeira", o Jornal de Negócios tem dois títulos, "Planos anti-cheias em Portugal só em 2018" e "Empresas e bancos doam 1,85 milhões em ajudas", enquanto que o Diário Económico adianta "Bruxelas pode dar até 750 milhões à Madeira".

Além da tragédia na Madeira, os jornais salientam outros temas, com o Público a escrever na manchete "Inquérito do Freeport não reuniu provas para acusar José Sócrates", salientando ainda "Primeiro ministro nunca falou com Vara" e "Malparado das empresas cresce 80% em 2009".

O DN titula "PT tentou comprar Taguspark" e "Benfica temido pelos grande da Liga Europa".

O JN adianta "José Sócrates anuncia novas regras para o segredo de justiça", "Marcelo Rebelo de Sousa despede-se da RTP no próximo domingo", "Trabalhadores precários são um terço do total de desempregados" e "Claques do FC Porto manifestam-se à porta da Liga".

Na manchete, o i salienta "Criminalidade: Portugueses querem que a polícia recorra mais à força", titulando também "Derrapagem nas câmaras. Empréstimos cresceram ao ritmo mais elevado da década nos últimos dois meses de 2009", "Pinto Monteiro arquivou escuta de Sócrates em janeiro" e "Pressão na PT: 'nunca se ganha uma guerra contra fantasmas'".

O CM destaca "Benfica empenhado em vencer Hertha", "Homicidas brasileiros sem controlo", "Rui P. Soares mete cunha por Figo no BPN", "Tornado arrasa zona de Aveiro" e "Poupança aumenta mil milhões".

O 24horas refere que na entrevista a Miguel Sousa Tavares, na SIC, "Sócrates diz que o apoio que teve de Figo 'foi livre e generoso'", adiantando também "Cândida Almeida sugere escutas a magistrados para controlar segredo de Justiça".

O Jornal de Negócios destaca "PT fica sem representantes do Estado na gestão", "Fabricantes de carros aumentam produção e travam despedimentos" e "Administração da Cimpor deve renunciar".

O Diário Económico titula "Governo limita endividamento das empresas públicas no PEC", "Oposição vai chamar Sócrates à Comissão de Inquérito ao caso TVI", "Brasileiros mudam gestão da Cimpor após falhanço da OPA" e "Espanhóis da Caixa Galicia negoceiam saída da GALP".

O semanário o Diabo escreve na manchete "Portugal cada vez menos português".

Nos desportivos, o jornal A Bola titula "Tudo a favor", sobre o Benfica-Hertha de logo à tarde, e o Record escreve "Jesus cheio de moral". O Jogo diz que "Ismailov hesita em sair" do Sporting.

in Lusa

História do Dia

23 de Fevereiro de 2010

Hoje é terça feira, 23 de fevereiro, quinquagésimo quarto dia do ano. Faltam 311 dias para o final de 2010.

Este dia é dedicado a São Policarpo, bispo, mártir, discípulo de São João Evangelista, e à Beata Rafaela Ibarra, fundadora do Instituto dos Santos Anjos da Guarda.

Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 28, às 16:38.

O sol nasce às 07:18 e o ocaso regista-se às 18:23.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 03:11 e 15:49, a baixa-mar às 09:51 e 22:36.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Peixes, destacando-se o compositor alemão Georg Friedrich Handel (1685), o filósofo alemão Karl Jaspers (1883), o banqueiro Meyer Amschell Rotschild (1743), o artista inglês Sir George Frederick Watts (1817) e o ator norte-americano Peter Fonda (1940).

Nesta data, em 1869, era determinada a libertação dos escravos em todo o território português, até 29 de abril de 1878. Em 1875, no entanto, a libertação definitiva foi antecipada para 1876.

Em 1918, era fundado o Exército Vermelho da URSS. Em 1942, um submarino japonês bombardeava uma refinaria petrolífera norte-americana em Santa Bárbara, Califórnia. Em 1945, na II Guerra Mundial, seis membros da quinta divisão dos fuzileiros norte-americanos hasteavam a bandeira dos EUA na ilha de Iwo Jima, no Pacífico. Em 1970, reunia-se, pela primeira vez, em Estrasburgo, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

Em 1981, verificava-se a tentativa de golpe de estado, em Espanha, liderada pelo tenente-coronel Tejero Molina, durante a eleição do primeiro-ministro, no Parlamento. Em 1982, o Canadá, o Japão e os dez países do Mercado Comum juntavam-se aos EUA na decisão de impor sanções diplomáticas à Polónia.

Em 1983, Mário Soares, secretário geral do Partido Socialista, reunia-se, em Washington, com o presidente norte-americano, Ronald Reagan. Em 1986, aumentava a tensão nas Filipinas, enquanto o presidente Ferdinando Marcos decretava o estado de emergência e os opositores anunciavam a criação de um governo provisório dirigido pela líder da oposição, Corazón Aquino.

Em 1987, morria o músico, cantor e compositor português José Afonso, 57 anos, autor de "Grândola, Vila Morena". Em 1989, morriam a escritora portuguesa Luísa Neto Jorge, 50 anos, e o escritor alemão federal Hans Helmut Kirst, 74.

Em 1992, António Guterres era eleito secretário geral do Partido Socialista. Na mesma data, morria o escritor angolano Carlos Ervedosa, 60 anos. Em 1993, o músico Eric Clapton, 47 anos, conquistava seis prémios Grammy. Em 1994, o primeiro-ministro israelita Yitzhak Rabin, chegava a Lisboa para uma visita oficial de dois dias. Em 1998, o Sinn Fein, braço político do IRA, integrava-se na última fase das negociações de paz na Irlanda do Norte.

Em 2001, a polícia espanhola detinha 15 membros do comando Donosti da ETA. Em 2002, era jubilado o professor catedrático Nuno Grande, 70 anos, pioneiro do transplante pulmonar.

Em 2004, morriam o antigo ministro da Informação de Moçambique, Rafael Maguni, 55 anos, e o médico e dramaturgo brasileiro Pedro Bloch, 89 anos, autor de "Dona Xepa".

Em 2005, era publicado o Novo Código da Estrada, que entraria em vigor a 26 de março. No mesmo dia, morria José da Conceição Saraiva, 59 anos, deputado do PS eleito pelo Porto, jornalista e antigo diretor do Jornal de Notícias.

Em 2006, a Assembleia da República aprovava o voto de apelo ao fecho da prisão norte-americana de Guantanamo, Cuba. E cinco dos 11 arguidos do Caso do Parque eram condenados a penas de prisão efetiva, por abuso sexual de crianças.

Em 2007, 46 países assinavam em Oslo uma declaração apelando à proibição do fabrico de bombas de fragmentação a partir de 2008. Morriam Heinz Berggruen, 93 anos, galerista e colecionador de arte moderna alemão, detentor da maior coleção privada de Picasso; e Pascal Yoadimnadji, 56 anos, primeiro-ministro do Chade.

Em 2008, o movimento de professores "Em Defesa da Escola Pública", reunia 700 pessoas em Leiria e aprovava uma moção em que "defende a escola pública e condena o modelo de gestão" proposto pelo Governo. Morriam Joaquim Pinto de Andrade e Gentil Ferreira Viana, dois "históricos" do MPLA e protagonistas do movimento dissidente Revolta Activa, em Luanda e Lisboa, respetivamente. Joaquim Pinto de Andrade, nascido em 1926, morreu vítima de doença prolongada, na sua residência do Bairro Azul, em Luanda. Gentil Viana, 72 anos, que residia há mais de três décadas em Portugal, faleceu também vítima de doença prolongada, em Lisboa.

Em 2009, morriam Isabel Paço d' Arcos, escritora, 56 anos; e Rafael Sempere, artista valenciano, um dos mais importantes aguarelistas espanhóis, 80 anos.

In Lusa

Liturgia do Dia

S. POLICARPO, bispo e mártir

Nota Histórica
Policarpo foi discípulo dos Apóstolos e bispo de Esmirna, e deu hospedagem a Inácio de Antioquia; partiu para Roma a fim de tratar com o papa Aniceto a questão da festa da Páscoa. Sofreu o martírio cerca do ano 155, queimado vivo no estádio da cidade.

Missa
ORAÇÃO COLECTA
Deus e Senhor de toda a criação, que quisestes contar entre o número dos mártires o bispo São Policarpo, concedei-nos, por sua intercessão, que, tomando parte com ele na paixão de Cristo, ressuscitemos para a vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I Ap 2, 8-11
«Conheço a tua tribulação e a tua pobreza»

Leitura do Apocalipse de São João
Ao Anjo da Igreja de Esmirna escreve: «Eis o que diz o Primeiro e o Último, Aquele que esteve morto e voltou à vida: ‘Conheço a tua tribulação e a tua pobreza – e no entanto és rico – e sei que és difamado pelos que se dizem judeus, mas não são mais que uma sinagoga de Satanás. Não temas os sofrimentos que te esperam. O diabo vai meter alguns de vós na prisão, para serdes postos à prova; e sereis atribulados durante dez dias. Sê fiel até à morte e dar-te-ei a coroa da vida’. Quem tem ouvidos ouça o que Espírito diz às Igrejas. O vencedor ficará ileso da segunda morte».
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 30 (31), 3cd-4.6 e 8ab.16-17 (R. 6a)

Refrão: Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

Sede a rocha do meu refúgio
e a fortaleza da minha salvação.
Porque Vós sois a minha força e o meu refúgio,
por amor do vosso nome, guiai-me e conduzi-me.

Em vossas mãos entrego o meu espírito,
Senhor, Deus fiel, salvai-me.
Hei-de exultar e alegrar-me com a vossa misericórdia,
porque conhecestes as angústias da minha alma.

Livrai-me das mãos dos meus inimigos
e de quantos me perseguem.
Fazei brilhar sobre mim a vossa face,
salvai-me pela vossa bondade.


EVANGELHO Da féria (ou do Comum)


Liturgia das horas
Segunda leitura
Da Carta da Igreja de Esmirna
sobre o martírio de São Policarpo

(Cap. 12, 2-15, 2: Funk 1, 297-299) (Sec. II)

Como um sacrifício abundante e agradável

Quando ficou pronta a fogueira, Policarpo desfez-se de todas as vestes, desapertou o cinto e quis-se descalçar sozinho: antes nunca o fazia, porque todos os fiéis se precipitavam a ajudá-lo, a ver qual o tocava primeiro; na verdade, mesmo antes do martírio, ele era tratado com grande respeito por causa da santidade da sua vida.
Logo o rodearam com todos os materiais preparados para a fogueira. Quando o quiseram pregar ao poste, ele disse: «Deixem-me assim; Aquele que me concedeu a graça de morrer no fogo, também me concederá que permaneça imóvel no meio dele, mesmo sem a caução dos vossos cravos». Então não o pregaram, mas limitaram-se a amarrá-lo.
Com as mãos atrás das costas e amarrado, era como um carneiro escolhido de entre um grande rebanho para o sacrifício, um holocausto agradável preparado para Deus. Levantou os olhos ao céu e disse:
«Senhor Deus omnipotente, Pai do vosso amado e bendito Filho Jesus Cristo, por meio do qual Vos conhecemos, Deus dos Anjos, das Potestades, de toda a criação e de todos os justos que vivem na vossa presença, eu Vos bendigo porque Vos dignastes, neste dia e nesta hora, incluir-me no número dos vossos mártires, fazer-me tomar parte no cálice do vosso Ungido e, pelo Espírito Santo, alcançar a ressurreição na vida eterna, na incorruptibilidade da alma e do corpo; no meio dos vossos mártires Vos peço que eu seja hoje recebido na vossa presença como sacrifício abundante e agradável, tal como Vós o tínheis preparado e mo destes a conhecer, e agora o realizais, ó Deus verdadeiro e sem falsidade.
Por todas as coisas Vos louvo, Vos bendigo, Vos glorifico por meio do eterno e celeste Pontífice, Jesus Cristo, vosso amado Filho. Por Ele seja dada toda a glória a Vós, em união com Ele e com o Espírito Santo, agora e nos séculos que hão-de vir. Amen».
Depois de ter dito «Amen» e terminado a prece, os verdugos acenderam o fogo.
Levantou-se uma grande labareda; e então nós vimos o milagre – aqueles a quem foi concedido contemplá-lo, porque fomos guardados para anunciar aos outros as coisas que aconteceram –:o fogo tomou a forma de uma abóbada, como a vela de um navio enfunada pelo vento, e rodeou o corpo do mártir; e este estava posto no meio, não como carne que é queimada, mas como um pão que coze, ou como ouro e prata incandescente na fornalha. E sentíamos um odor de tal suavidade que parecia que se estava queimando incenso ou outro perfume precioso.

Santo do Dia

São Policarpo

Nascido em uma família cristã da alta burguesia no ano 69, em Esmirna, Ásia Menor, atual Turquia. Os registros sobre sua vida nos foram transmitidos pelo seu biógrafo e discípulo predileto, Irineu, venerado como o "Apóstolo da França" e sucessor de Timóteo em Lion. Policarpo foi discípulo do apóstolo João, e teve a oportunidade de conhecer outros apóstolos que conviveram com o Mestre. Ele se tornou um exemplo íntegro de fé e vida, sendo respeitado inclusive pelos adversários. Dezesseis anos depois, Policarpo foi escolhido e consagrado para ser o bispo de Esmirna para a Ásia Menor, pelo próprio apóstolo João, o Evangelista.

Foi amigo de fé e pessoal de Inácio Antioquia, que esteve em sua casa durante seu trajeto para o martírio romano em 107. Este escreveu cartas para Policarpo e para a Igreja de Esmirna, antes de morrer, enaltecendo as qualidades do zeloso bispo. No governo do papa Aniceto, Policarpo visitou Roma, representando as igrejas da Ásia para discutirem sobre a mudança da festa da Páscoa, comemorada em dias diferentes no Oriente e Ocidente. Apesar de não chegarem a um acôrdo, se despediram celebrando juntos a liturgia, demonstrando união na fé, que não se abalou pela divergência nas questões disciplinares.

Ao contrário de Inácio, Policarpo não estava interessado em administração eclesiástica, mas em fortalecer a fé do seu rebanho. Ele escreveu várias cartas, porém a única que se preservou até hoje foi a endereçada aos filipenses no ano 110. Nela, Policarpo exaltou a fé em Cristo, a ser confirmada no trabalho diário e na vida dos cristãos. Também citou a Carta de Paulo aos filipenses, o Evangelho, e repetiu as muitas informações que recebera dos apóstolos, especialmente de João. Por isto, a Igreja o considera "Padre Apostólico", como foram classificados os primeiros discípulos dos apóstolos.

Durante a perseguição de Marco Aurélio, Policarpo teve uma visão do martírio que o esperava, três dias antes de ser preso. Avisou aos amigos que seria morto pelo fogo. Estava em oração quando foi preso e levado ao tribunal. Diante da insistência do pro cônsul Estácio Quadrado para que renegasse a Cristo, Policarpo disse: "Eu tenho servido Cristo por 86 anos e ele nunca me fez nada de mal. Como posso blasfemar contra meu Redentor? Ouça bem claro: eu sou cristão"! Foi condenado e ele mesmo subiu na fogueira e testemunhou para o povo: "Sede bendito para sempre, ó Senhor; que o vosso nome adorável seja glorificado por todos os séculos". Mas a profecia de Policarpo não se cumpriu: contam os escritos que, mesmo com a fogueira queimando sob ele e à sua volta, o fogo não o atingiu.

Os carrascos foram obrigados a matá-lo à espada, depois quando o seu corpo foi queimado exalou um odor de pão cosido. Os discípulos recolheram o restante de seus ossos que colocaram numa sepultura apropriada. O martírio de Policarpo foi descrito um ano depois de sua morte, em uma carta datada de 23 de fevereiro de 156,enviada pela igreja de Esmirna à igreja de Filomélio. Trata-se do registro mais antigo do martirológio cristão existente.

In Paulinas

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Revista de Imprensa

A tragédia na Madeira, o processo Face Oculta e a goleada do FC Porto frente ao Sporting de Braga, por 5-1, são alguns dos temas em destaque na imprensa de hoje.

"Teme-se que shopping possa ser um cemitério" é a manchete do Jornal de Notícias (JN), enquanto que o Correio da Manhã (CM) salienta "Madeira ainda conta os seus mortos" e o Público destaca "Madeira desperta do caos".

O Diário de Notícias (DN) titula "UE não põe limites na ajuda à Madeira", o i salienta "Tragédia na Madeira suspende conflito entre Sócrates e Jardim" e o 24horas destaca "Ronaldo desesperou sem saber do irmão".

O Diário Económico (DE) adianta "Prejuízos na Madeira podem passar os mil milhões".

Na manchete, o i salienta o processo Face Oculta com o título "PGR manda investigar quebra de segredo: 'Só seis pessoas sabiam do meu despacho'". O DN titula "PSD exige explicações a Pinto Monteiro" e o DN diz que "PT queria pagar silêncio de Moniz".

O Jornal de Negócios destaca "Cândida Almeida, procuradora-geral adjunta: Escutas a magistrados defenderiam melhor o segredo de justiça".

"Comissão de Ética: Muitos 'soundbytes' e poucos factos" e "BCP não chega para garantir OPA à Cimpor" são outros títulos do Jornal de Negócios, enquanto que o DE adianta "BCP vende 10% da Cimpor aos brasileiros da CSN" e "Estado fica com lucros da Caixa para cortar o défice".

O DN titula também "Dalai Lama incentiva Tiger Woods", "Fúrias e insultos de Gordon Brown", "Violência doméstica causa 84 queixas por dia" e "Estado apoiou 60 mil trabalhadores em 'lay-off'".

O Público destaca "PS e PSD tiveram menos donativos do que previam" e "Atenas acusa UE de também ter culpa na crise".

O i avança "Pais vão poder doar células estaminais dos filhos na hora", "Sandro Bala: Tudo sobre o homem que mandava na Máfia da noite" e "'Manuel Alegre? Mordidelas de mosquitos não me importunam'", uma afirmação do candidato presidencial Fernando Nobre.

O JN titula "Queixas por violência doméstica disparam para 19 mil processos", "Estado do mar impede resgate de barco naufragado", "GNR deteve líder de claque do Braga por tráfico de droga" e "Magistrados europeus vão auditar 'Casa Pia', 'Freeport' e 'Face Oculta'".

"Militante: Rangel no CDS até 1999", "Cerveira: Padre agredido no quarto" e "Claque do Braga traficava na sede" são outros títulos do CM.

A vitória portista no jogo grande da jornada da Liga de Futebol é também destacada pelos generalistas, com os títulos "Goleada repõe FC Porto na rota do título" (Público), "Dragão esmaga Braga e dá liderança ao Benfica" (CM) e "Porto vence Braga por 5-1. Benfica lidera isolado a 10 jornadas do fim" (i).

Por sua vez, o JN salienta "Exibição demolidora e mão-cheia de golos ao Braga", o DN titula "FC Porto goleia Braga (5-1) e dá liderança da Liga ao Benfica" e o 24horas destaca "FC Porto cilindra Braga e volta a sonhar com o título".

O mesmo tema faz as manchetes dos desportivos, com o jornal A Bola a salientar "FC Porto na corrida" e "Benfica isolado". O Jogo escreve "Cabazada à moda do Dragão" e o Record salienta "Super Dragão ajuda Benfica".

In Lusa

História do Dia

22 de Fevereiro de 2010

Hoje é segunda-feira, 22 de fevereiro, quinquagésimo terceiro dia do ano, Dia Europeu da Vítima de Crime. Faltam 312 dias para o final de 2010.

Este dia é dedicado à Cadeira de São Pedro.

Nos céus, a Lua atinge o Quarto Crescente às 00:42.

O sol nasce às 07:19 e o ocaso regista-se às 18:22.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 08:23 e 21:03, a baixa-mar às 01:44 e 14:16.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Peixes, destacando-se o primeiro presidente norte-americano, George Washington (1732), o filósofo alemão Schopenhauer (1788), Robert Baden-Powell (1857), o físico alemão Heinrich Hertz (1857) e o cineasta espanhol Luis Buñuel (1900).

Nesta data, em 1819, a Espanha cedia a Florida aos EUA. Em 1971, o general Hafez Assad assumia o poder na Síria. Em 1973, os EUA e a China, depois de quase duas décadas de isolamento, decidiam trocar embaixadores. Em 1974, era posto à venda, em Lisboa, o livro "Portugal e o Futuro", de António de Spínola.

Em 1980, confrontos entre tropas da URSS e manifestantes antissoviéticos, na capital afegã, Cabul, causavam a morte a centenas de pessoas. Em 1985, morria o profissional da rádio Marques Vidal e, em Espanha, falecia o poeta e dramaturgo catalão Salvador Espriu. Em 1987, morriam o cantor Rui de Mascarenhas e o artista plástico norte-americano Andy Warhol, referência da Pop Art.

Em 1990, explodia o foguetão Ariane, com dois satélites de telecomunicações japoneses a bordo, pouco depois do lançamento, na Guiana francesa. Em 1991, na Guerra do Golfo, o Iraque aceitava um plano de paz de oito pontos. Mas o presidente norte-americano, George Bush, rejeitá-lo-ia, concedendo 24 horas a Saddam Hussein para retirar do Kuwait.

Em 1992, Jorge Sampaio despedia-se da liderança do PS. Em 1996, o Ministério da Educação divulgava as novas regras de acesso ao ensino superior, nomeadamente a nota mínima e os exames nacionais às disciplinas específicas e de base.

Em 1999, morria Correia da Fonseca, 77 anos, promotor do Totobola em Portugal. Em 2000, o poeta Eugénio de Andrade recebia o Prémio Vida Literária, da APE. Em 2001, morria o cineasta francês Robert Enrico.

Em 2002, morria, em Angola, Jonas Savimbi, líder da UNITA, abatido por tropas governamentais. Na mesma data, desaparecia Chuck Jones, nome chave do cinema de animação, criador, entre outros, de Bugs Bunny e Daffy Duck. Em 2003, era apresentado o livro "Cidade Romana de Eburobrittium - Óbidos", sobre a última cidade romana descoberta em Portugal.

Em 2005, o Conselho Superior da Magistratura abria um processo disciplinar ao desembargador Adelino Salvado, antigo diretor nacional da PJ, pelo teor das conversas que manteve com o Correio da Manhã.

No mesmo dia, morriam Simone Simon, 93 anos, atriz francesa, Estêvão Tavares, 70 anos, professor universitário guineense, Lúcia Dias, 40 anos, jornalista e diretora-geral da Comunicação Social de Cabo Verde.

Em 2006, um aluno das Oficinas de São José, no Porto, confessava o homicídio de um sem-abrigo por um grupo de jovens da escola. No mesmo dia, uma explosão destruía a cúpula do santuário xiita de Samarra, um dos mais importantes do Iraque. E morria Júlio Graça, 82 anos, escritor, autor de ”Um Palmo de Terra” e “Histórias de Prisão”.

Em 2007, era criada a Unidade de Missão para o Recenseamento Eleitoral - UMRE, e o Governo ratificava a Convenção Contra a Corrupção adotada pela Assembleia-Geral das Nações Unidas em outubro de 2003. Era publicado o novo regime de habilitação profissional para a docência. Morria Fons Rademakers, 86 anos, realizador de cinema holandês, Óscar para o melhor filme estrangeiro em 1986, com “O Assalto”. Morria também Lothar-Gunther Buchheim, 89 anos, escritor alemão, autor do “best-seller” “Das Boot”, adaptado ao cinema em 1981 por Wolfgang Petersen, com o título “A Odisseia do Submarino 96”.

Em 2008 - O Greenpeace lançava um escritório virtual em Portugal, com um site na Internet em português e uma equipa dedicada ao território nacional. A banda sonora eletrónica do jogo de computador "Audiosurf", composta pelo madeirense Pedro Macedo Camacho, era premiada no Independent Games Festival 2008, que decorreu em São Francisco, numa competição internacional em que participaram quase duas centenas de jogos. Morria o ator brasileiro Rubens de Falco, aos 76 anos em São Paulo, vítima de uma paragem cardíaca.

In Lusa

Liturgia da palavra:

Cadeira de São Pedro

CADEIRA DE S. PEDRO, Apóstolo
22 Fevereiro

Nota Histórica

A festa da Cadeira de São Pedro era já celebrada neste dia em Roma no século IV, para significar a unidade da Igreja, fundada sobre o Príncipe dos Apóstolos.


Missa

ANTÍFONA DE ENTRADA Lc 22, 32
Disse o Senhor a Simão Pedro:
Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça.
E tu, uma vez convertido, confirma os teus irmãos.
Diz-se o Glória.


ORAÇÃO COLECTA
Deus omnipotente,
não permitais que sejam perturbados por nenhuma adversidade
aqueles que edificastes sobre a pedra inabalável
da fé apostólica.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I 1 Pedro 5, 1-4
«Ancião como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo»

Leitura da Primeira Epístola de São Pedro
Caríssimos:
Recomendo aos anciãos que estão entre vós,
eu que sou ancião como eles
e testemunha dos sofrimentos de Cristo
e também participante da glória que há-de ser revelada:
Apascentai o rebanho de Deus que vos foi confiado,
velando por ele,
não constrangidos mas de boa vontade, segundo Deus,
não por ganância mas por dedicação,
nem como dominadores sobre aqueles que vos foram confiados,
mas tornando-vos modelos do rebanho.
E quando aparecer o supremo Pastor,
recebereis a coroa eterna de glória.
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 22 (23), 1-3a.3b-4.5.6 (R. 1)
Refrão: O Senhor é meu pastor: nada me faltará.

O Senhor é meu pastor: nada me falta.
Leva-me a descansar em verdes prados,
conduz-me às águas refrescantes
e reconforta a minha alma.

Ele me guia por sendas direitas por amor do seu nome.
Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos,
não temerei nenhum mal, porque Vós estais comigo:
o vosso cajado e o vosso báculo
me enchem de confiança.

Para mim preparais a mesa
à vista dos meus adversários;
com óleo me perfumais a cabeça,
e o meu cálice transborda.

A bondade e a graça hão-de acompanhar-me
todos os dias da minha vida,
e habitarei na casa do Senhor
para todo o sempre.


ALELUIA Mt 16, 18
Refrão: Aleluia. Repete-se
Tu és Pedro
e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja
e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. R.


EVANGELHO Mt 16, 13-19
«Tu és Pedro e dar-te-ei as chaves do reino dos Céus»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo,
Jesus foi para os lados de Cesareia de Filipe
e perguntou aos seus discípulos:
«Quem dizem os homens que é o Filho do homem?».
Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista,
outros que é Elias,
outros que é Jeremias ou algum dos profetas».
Jesus perguntou: «E vós, quem dizeis que Eu sou?».
Então, Simão Pedro tomou a palavra e disse:
«Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo».
Jesus respondeu-lhe:
«Feliz de ti, Simão, filho de Jonas,
porque não foram a carne e o sangue que to revelaram,
mas sim meu Pai que está nos Céus.
Também Eu te digo: Tu és Pedro;
sobre esta pedra edificarei a minha Igreja
e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus:
tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus,
e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus».
Palavra da salvação.


Nas Missas votivas de S. Pedro, utilizam-se as leituras precedentes.



ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Aceitai, Senhor, as ofertas e as orações da vossa Igreja
e fazei que ela reconheça em São Pedro
o mestre que a guarda na integridade da fé
e o siga como pastor que a conduz à vida eterna.
Por Nosso Senhor.


Prefácio dos Apóstolos I

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Mt 16, 16.18
Disse Pedro a Jesus: Tu és Cristo, o Filho de Deus vivo.
Jesus respondeu-lhe: Tu és Pedro
e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor nosso Deus,
que na festa do apóstolo São Pedro
nos fortaleceis com o Corpo e Sangue de Cristo,
fazei que a participação neste mistério redentor
seja para nós sacramento de unidade e de paz.
Por Nosso Senhor.

In Secretariado Nacional de Liturgia

Santo do Dia

Cadeira de São Pedro

A Cátedra de São Pedro era comemorada em duas datas, que marcaram as mais importantes etapas da missão deixada ao apóstolo pelo próprio Jesus. A primeira, em 18 de janeiro se comemorava a sua posse em Roma, a segunda, em 22 de fevereiro, marca o aparecimento do Cristianismo na Antioquia, onde Pedro foi o primeiro bispo.

Por se tratar de uma das mais expressivas datas da Igreja o martirológio decidiu unificar os dois dias e festejar apenas o dia 22 de fevereiro, que é a mesma data do livro "Dispositio Martyrum", único motivo da escolha para a celebração.

Cátedra significa símbolo da autoridade e do magistério do bispo. É daí que se origina a palavra catedral, a igreja-mãe da diocese. Estabeleceu-se então, a Cátedra de São Pedro para marcar sua autoridade sobre toda a Igreja, inclusive sobre os outros apóstolos.

Sem dúvida alguma foi o mais importante dos escolhidos por Jesus Cristo. Recebendo a incumbência de se tornar a pedra sobre a qual seria edificada Sua Igreja, Pedro assumiu seu lugar de líder, atendendo a vontade explícita de Jesus, que lhe assinalou a tarefa de "pascere" em grego, isto é guiar o novo povo de Deus, a Igreja.

Veremos de fato que Pedro desempenhando, depois da Ascensão, o papel de guia. Presidiu a eleição de Matias e foi o orador do dia de Pentecostes. Mais tarde enfrentou a perseguição de Herodes Agripa, que pretendia matá-lo para aplicar um duro golpe no cristianismo. Implantou as fortes raízes do catolicismo em Antioquia, e então partiu para Roma, onde reinava o imperador Cláudio.

A Igreja ganhou grande força com a sua determinação. Alguns fatos históricos podem ser comprovados através da epístola de São Paulo aos Romanos, do ano 57. Nela, este apóstolo descreve o crescimento da fé cristã, em todos os territórios dos domínios deste Império, como obra de Pedro.

Mas foi na capital, Roma, que Pedro deu impulso gigantesco à expansão do Evangelho, até o seu martírio e a morte, que aconteceram na cidade-sede de toda a Igreja. Conforme constatação extraída dos registros das tradições narradas na época e aceita por unanimidade pelos estudiosos, inclusive os não cristãos. Posteriormente atestadas, de modo histórico irrefutável, pelas escavações feitas em 1939, por ordem do Papa Pio XII, nas Grutas Vaticanas, embaixo da Basílica de São Pedro, e cujos resultados foram acolhidos favoravelmente também pelos estudiosos não católicos.

In Paulinas