quarta-feira, 17 de março de 2010

Revista de Imprensa

As consequências do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) nos rendimentos dos contribuintes e a morte de um músico rapper, alvejado pela PSP, são temas em destaque na imprensa de hoje.

"Plano contra a crise vai agravar o IRS de todos os contribuintes" é manchete no Público, que noticia também "Inquérito PT/TVI vai ter pesos pesados do PS", "Hillary Clinton alivia pressão sobre Israel" e "PS não quer dar nomes de ruas a pessoas vivas".

Com fotografia, o jornal salienta "MS Snake: A primeira canção do rapper chamava-se PSP".

O Diário de Notícias traz em manchete "Polícia que matou músico em estado de choque e de baixa" e titula "Quanto ganharam em 2009 os administradores da PT?", "Enfermeiros recusam aumento de 180 euros", "PEC empurra mão de obra para salários baixos" e "Selecções e atletas olímpicos a salvo de sanções".

Este diário entrevista o arguido do caso Face Oculta Lopes Barreiro salientando a afirmação "'Se ajudar amigos é tráfico de influências, eu faço-o todos os dias'".

"Governo prevê congelamento real de salários no sector privado", escreve na manchete o Diário Económico, que destaca também "Contribuintes vão ser todos penalizados nas deduções de IRS", "BCP abre as portas aos angolanos para reforçar até 20%", "Professores ameaçam com manifestação e enfermeiros com greve" e "Portugal Telecom paga 790 milhões aos trabalhadores inativos".

O Jornal de Negócios salienta "Estado perdoa empresas que fugiram ao fisco através de 'offshores'". Titula também "Governo agrava imposto sobre carros atribuídos a gestores", "Camargo e Votorantim estão em Lisboa para fechar lista consensual na CIMPOR", "CMVM recorre da decisão do tribunal sobre prescrição do caso BCP" e "Ongoing forneceu serviços à PT no valor de 2,78 milhões de euros".

No Jornal de Notícias, o título em manchete é "200 mil reformados pagam 310 milhões" e o destaque fotográfico vai para "Agente nunca treinou com a pistola", sobre a morte do rapper na madrugada de segunda feira.

"Médicos desconhecem pílula dos 5 dias que estará à venda este mês", "Investimento nas energias renováveis cria 120 mil empregos", "Acidente na A15 está há um ano em julgamento" e "Militar português no Kosovo morreu depois de teste físico" são outros títulos deste jornal.

"Abuso sexual de crianças. Dez padres investigados pelo Ministério Público", escreve o i em manchete, noticiando ainda "PEC. Corte nas despesas sociais é a maior poupança até 2013", "Caso Luís Figo. Gestores do Tagus Park chamados ao DIAP", "Ongoing admite que a compra da TVI pode estar comprometida" e declarações do ex-presidente da REN e arguido no caso Face Oculta, José Penedos, "É claro que vou voltar à EDP".

O Correio da Manhã salienta "Segurança Social vai custar mais", "Gestores milionários", sobre a administração da PT, "EDP paga nove vezes mais a Godinho", "Militar morre a fazer exercício no Kosovo", "Mulheres suspeitas de crime no Brasil" e "Mais vítimas menores denunciam predador".

No 24horas a manchete é "Ele também já amou com dois corações", sobre um doente sujeito a transplante do coração, e na revista Focus, hoje nas bancas, destaca-se o "Segredo da longevidade".

Nos jornais desportivos, o Record titula "Jesus aprova Romero", o guarda-redes argentino que o Benfica poderá contratar, O Jogo assinala "Um milhão pela Liga Europa" e A Bola "Liedson louco por vencer a Liga Europa".

In Lusa

Santo do dia:

São Patricio

Há poucos dados sobre a origem de Patrício, mas os que temos foram tirados do seu livro autobiográfico "Confissão". Nele, Patrício diz ter nascido numa vila de seu pai, situada na Inglaterra ou Escócia, no ano 377. Era filho de Calpurnius, e neto de um padre e apesar de ter nascido cristão, só na adolescência passou a se dedicar à religião, e aos estudos.

Aos dezesseis anos, foi raptado por piratas irlandeses e vendido como escravo. Levado para a Irlanda foi obrigado a executar duros trabalhos em meio a um povo rude e pagão. Por duas vezes Patrício tentou a fuga, até que na terceira vez conseguiu se libertar. Embarcou para a Grã-Bretanha e depois para as Gálias, atual França, onde freqüentou vários mosteiros e se habilitou para a vida monástica e missionária.

A princípio, acompanhou São Germano do mosteiro de Auxerre, numa missão apostólica na Grã-Bretanha. Mas seu destino parecia mesmo ligado à Irlanda, mesmo porque sua alma piedosa desejava evangelizar aquela nação pagã, que o escravizara. Quando faleceu o Bispo Paládio, responsável pela missão no país, o Papa Celestino I o convocou para dar segmento à missão. Foi consagrado bispo e viajou para a "Ilha Verde", no ano 432.

Sua obra naquelas terras ficará eternamente gravada na História da Igreja Católica e da própria Humanidade, pois mudou o destino de todo um povo. Em quase três décadas, o bispo Patrício converteu praticamente todo o país. Não contava com apoio político e muito menos usou de violência contra os pagãos. Com isso, não houve repressão também contra os cristãos. O próprio rei Leogário deu o exemplo maior, possibilitando a conversão de toda sua corte. O trabalho desse fantástico e singelo bispo foi tão eficiente que o catolicismo se enraizou na Irlanda, vendo nos anos seguintes florescer um grande número de Santos e evangelizadores missionários.

O método de Patrício para conseguir tanta conversão foi a fundação de incontáveis mosteiros. Esse método foi imitado pela Igreja também na Inglaterra e na evangelização dos alemães do norte da Europa. Promovendo por toda parte a construção e povoação de mosteiros, o bispo Patrício fez da Ilha um centro de irradiação de fé e cultura. Dali partiram centenas de monges missionários que peregrinaram por terras estrangeiras levando o Evangelho. Temos, como exemplo, a atuação dos célebres apóstolos Columbano, Galo, Willibrordo, Tarásio, Donato e tantos outros.

A obra do bispo Patrício interferiu tanto na cultura dos irlandeses, que as lendas heróicas desse povo falam sempre de monges simples com suas aventuras, prodígios e graças, enquanto outras nações têm como protagonistas seus reis e suas façanhas bélicas.

Patrício morreu no dia 17 de março de 461, na cidade de Down, atualmente Downpatrick. Até hoje, no dia de sua festa os irlandeses fixam à roupa um trevo, cuja folha se divide em três, numa homenagem ao venerado São Patrício que o usava para exemplificar melhor o sentido do mistério da Santíssima Trindade: "um só Deus em três pessoas".

A data de 17 de março há séculos marca a festa de São Patrício, a glória da Irlanda. Os irlandeses sempre sentiram um enorme orgulho de sua pátria, tanto, por ter ela nascido na chamada Ilha dos Santos, quanto, por ter sido convertida pelo venerado bispo. Só na Irlanda existem duzentos santuários erguidos em honra a São Patrício, seu padroeiro.


Rezo com São Patrício:

Cristo guarde-me hoje,
Cristo comigo, Cristo à minha frente, Cristo atrás de mim,
Cristo em mim, Cristo embaixo de mim, Cristo acima de mim,
Cristo à minha direita, Cristo à minha esquerda,
Cristo ao me deitar,
Cristo ao me sentar,
Cristo ao me levantar,
Cristo no coração de todos os que pensarem em mim,
Cristo na boca de todos que falarem em mim,
Cristo em todos os olhos que me virem,
Cristo em todos os ouvidos que me ouvirem.
Levanto-me, neste dia que amanhece,
Por uma grande força, pela invocação da Trindade,
Pela fé na Trindade,
Pela afirmação da Unidade,
Pelo Criador da Criação.
Amém.

In Paulinas

História do dia

Hoje é quarta feira, 17 de março, septuagésimo sexto dia do ano. Faltam 289 dias para o final de 2010.

Este dia é dedicado a São Patrício, bispo, e a São Ambrósio de Alexandria, diácono.

Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Crescente. Quarto Crescente, dia 23, às 11:00.

O sol nasce às 06:45 e o ocaso regista-se às 18:46.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 04:02 e 16:18, a baixa-mar às 09:50 e 22:02.

Peixes é o signo dos nascidos nesta data, destacando-se de entre eles o cantor norte-americano Nat King Cole (1919) e o bailarino russo Rudolf Nureyev (1938).

Nesta data, em 1756, era canonizada a princesa portuguesa Santa Joana, filha de Afonso V. Em 1776, tropas americanas, comandadas por George Washington, obrigavam o exército britânico a retirar-se de Boston, Massachusetts. Em 1938, era assinado o Pacto Ibérico, Tratado de amizade e não-agressão entre Portugal e Espanha. Em 1945, os norte-americanos ganhavam a batalha com os japoneses pela posse de Iwo-Jima.

Em 1959, morria, no Rio de Janeiro, o poeta português António Botto. Em 1958, a marinha norte-americana lançava, com êxito, o satélite Vanguard-1. Em 1976, morria o cineasta e encenador italiano Luchino Visconti. Em 1978, o petroleiro Amoco Cadiz naufragava ao largo da costa da Bretanha, França, libertando cerca de 220 mil toneladas de ramas de petróleo.

Em 1988, o Senado espanhol aprovava o projeto de lei que abria a televisão à iniciativa privada. Em 1990, Freitas do Amaral era reeleito líder dos centristas, no IX Congresso do CDS. Em 1992, cerca de 70 por cento dos brancos da África do Sul votavam favoravelmente as reformas propostas pelo presidente De Klerk tendo em vista o fim do Apartheid. Em 1993, morria o professor António José Saraiva, 76 anos, personagem de relevo na cultura portuguesa do século XX.

Em 1994, iniciava-se em Versalhes, França, o julgamento de Paul Touvier, acusado da execução de sete reféns judeus durante a II Guerra Mundial. Em 1995, a Polícia Judiciária de Faro apreendia 1500 quilos de cocaína colombiana. Na mesma data, Totto Rina, chefe máximo da máfia siciliana, era condenado, em Palermo, a prisão perpétua.

Em 1996, morria o cineasta francês René Clement, 82 anos. Em 1997, chegava a Luanda o primeiro grupo de 49 deputados da UNITA. Em 2000, a BMW vendia a Rover. Em 2001, cinco pessoas ficavam feridas, três delas com gravidade, num tiroteio à porta de uma discoteca em Lisboa.

Em 2002, o PSD vencia as eleições legislativas em Portugal, com 40,12% dos votos. Em 2003, o presidente norte-americano George W. Bush prometia guerra ao Iraque se Saddam Hussein e os filhos não deixassem o país em 48 horas. Em 2004, a multinacional canadiana Bombardier anunciava o fecho da fábrica na Amadora, em maio.

Em 2006, o Tribunal de Instrução Criminal de Guimarães pronunciava Fátima Felgueiras pela prática de 23 crimes.

Em 2007 ocorria a investidura do novo governo de unidade nacional palestiniano, da Fatah e do Hamas, tendo como primeiro-ministro Ismail Haniyeh. Entrava em vigor a Convenção sobre a Protecção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, lançada em 2002 pela UNESCO e aprovada em 20 de outubro de 2005, em Paris. A curta metragem de animação “História Trágica com Final Feliz”, de Regina Pessoa, conquistava o Grande Prémio do Júri do South by Southwest Film Festival, em Austin, no Texas. Morria Ernst Haefliger, 87 anos, tenor suíço.

Em 2008, os confrontos na cidade de Kosovska Mitrovica, norte do Kosovo, entre nacionalistas sérvios e forças internacionais, faziam pelo menos 140 feridos, dos quais 27 polícias polacos da MINUK e 20 soldados franceses da KFOR.

in Lusa

rÁDIO CAMPO MAIOR JÁ TEM EMISSÃO

Resolvidos que estão os problemas que afectaram a nossa emissão nos últimos dias, desde sexta-feira, dia 5 de Março de 2010, regressamos às nossas emissões regulares e 24 sobre 24 horas.

Às centenas de pessoas que, ao longo dos últimos dias, mostraram a sua preocuapção com a interrupção da "SUA" Rádio, pedimos desculpas e a todos os que tiveram a paciência de esperar pelo nosso regresso, esperamos que continue desse lado para nos ouvir, apoiar e ajudar a melhorar a cada dia.

Fique desse lado... Nós estamos por cá...

Rádio Campo Maior