sexta-feira, 26 de março de 2010

Revista de Imprensa

As eleições diretas para a liderança do PSD, os casos de pedofilia no seio da Igreja Católica e a criminalidade em Portugal são algumas das notícias da imprensa de hoje.

O Diário de Notícias (DN) titula em manchete "Alunos sentem-se mais seguros se estiverem armados", o Jornal de Notícias escreve ""Violência doméstica faz 84 vítimas por dia" e o Público destaca que "Criminalidade: Números oficiais desmentem Governo".

O DN destaca também "Crime organizado instalou-se nos bairros de risco", "Polícia baleado foi confundido com assaltantes", "Mota Amaral contra PSD nas escutas de Sócrates", "Bónus dos gestores congelados até 2011", e "Papa acusado de encobrir 200 casos de pedofilia nos Estados Unidos".

Sobre este último tema, o Público refere ""Vaticano não puniu padre pedófilo". Destaca também "PEC aprovado no Parlamento, Europa decide ajudar a Grécia", "Acórdão do caso do túnel critica regulamentos" e "Aparelho é decisivo na eleição do líder do PSD".

A eleição no PSD surge na capa do i, que escreve"O futuro líder do PSD e a sombra de Sócrates". O diário salienta igualmente "Governo quer bónus zero para Zeinal Bava, António Mexia e Ferreira de Oliveira".

O semanário Sol destaca também as eleições no PSD, com uma sondagem que atribui 49 por cento dos votos a Pedro Passos Coelho, contra 39 por cento de Paulo Rangel e cinco por cento de Pedro Aguiar-Branco.

Na manchete, o Sol escreve "Face Oculta: Sócrates a Vara falavam em código" e titula também "Manuela viabiliza PEC contra direção do PSD", "Banco de Portugal vai fechar as portas do Banco Privado" e "Costa Neves tão caro como Medeiros".

No Jornal de Notícias pode ler-se "Papa non stop", "Bento XVI acusado de proteger padre que abusou de 200 crianças surdas", "A5 continua a ser a estrada com mais pontos negros do país", "Corpo de Leandro resgatado das águas do Tua 23 dias depois" e "PSD viabiliza PEC mas PS teme que o futuro líder mude de opinião".

O Correio da Manhã destaca "Figo e TVI fazem arguidos no Taguspark", "IRS: Governo promete reembolsar 60 mil por dia", "PSP trava gang em pleno assalto", "Tribunais libertam pedófilos" e "Pontos negros aumentam", a propósito da sinistralidade rodoviária.

"Porque morreu afinal esta criança?", interroga o 24horas a propósito de Leandro, destacando-se também o título "Homem salva menino que ficou preso num carro que caiu ao Tejo.

O Diário Económico titula "Gestores ameaçam levar Estado a Portugal por congelar prémios", "PSD viabilizou PEC mas o debate só agora vai começar", "Greve na GALP ameaça postos de combustível da BP e da Repsol" e "Bancos contestam urgência da reforma da supervisão".

"Parcerias Público-Privadas derrapam 30% em 2009", titula o Jornal de Negócios, destacando também "Cimeira decide ajudar Grécia com o FMI", "PSD escolhe hoje um nome com a esperança de eleger um líder duradouro" e "PEC passa com abstenção do PSD e críticas de toda a oposição".

Na imprensa desportiva, A Bola titula "Jesus reza por Saviola", o Record escreve "Sporting apanha mentira de Izmailov" e O Jogo destaca "Misteriosa viagem de Izma a Moscovo".

in Lusa

Santo do Dia

São Braulio

Nasceu em uma família muito sensível à vontade do Senhor: uma irmã foi para a vida religiosa. Aos 20 anos entrou na abadia de Santa Engrácia, assim como seu irmão Fruminiano e sua irmã que se tornou abadessa. Somente uma de suas irmãs se casou. Seu pai, Gregório e seu irmão mais velho, João, foram bispos. Nessa abadia são Bráulio fez os estudos elementares, ajudado pelo seu irmão João, na vida ascética.

Dez anos após foi para Sevilha (Espanha) aperfeiçoar-se com Santo Isidoro. As grandes obras de São Isidoro foram compostas por solicitação de São Bráulio e que no final recebeu o encargo de completá-la em 637. São Bráulio é considerado um dos maiores discípulos do grande Santo espanhol, Isidoro de Sevilha, venerado com incrível fervor, na Capital da Espanha e em todo aquele país.Retornou a Saragoça em 625 e quando em 631 faleceu o bispo João, foi nomeado arcediácono e lhe confiaram à administração dos negócios eclesiásticos. E num tempo terrível de pestes, flagelos, carestias, Bráulio, pedindo conselhos e ajuda foi superando tanta crise.

Fecundo escritor e grande pastor, São Bráulio foi escolhido para Bispo em Saragoça, participando ativamente em três Concílios de Toledo (633, 636, 638). Correspondia com o Papa Honório I. Por volta dos anos 650 estava praticamente cego e esgotado e morreu no ano seguinte. São Bráulio foi o melhor escritor espanhol de seu tempo, depois de são Isidoro de Sevilha. Um grande bispo, nascido numa família de santos que ajudou e muito na consolidação da Igreja no reino espanhol. Em 651 entra no reino dos céus.

São Bráulio, rogai por nós!

In Blog Santo Católico

História do Dia

26 de Março de 2010

Hoje é sexta feira, 26 de março, octogésimo quinto dia do ano, Dia do Livro Português e Dia Nacional do Utente de Saúde. Faltam 280 dias para o final de 2010.

Este dia é dedicado a São Bráulio, bispo, e a São Ludgero, bispo.

Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 30, às 03:25.

O sol nasce às 06:31 e o ocaso regista-se às 18:54.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 12:27, a baixa-mar às 05:53 e 18:14.

Carneiro é o signo dos nascidos nesta data, destacando-se o poeta norte-americano Robert Frost (1874), o dramaturgo, também norte-americano, Tennessee Williams (1911) e a escritora Erica Jong (1942).

Nesta data, em 1827, morria o compositor alemão Ludwig van Beethoven. Em 1916, na Grande Guerra 1914-18, o marechal Foch era nomeado comandante das forças aliadas. Em 1933, Portugal adotava a Constituição da ditadura do Estado Novo.

Em 1936, era constituída a Frente Popular Chinesa. Em 1951, morria o compositor norte-americano John Carpenter. Em 1953, o médico norte-americano Jonas Salk apresentava a vacina contra a poliomielite. Em 1976, o general Jorge Videla era designado presidente da junta militar argentina. Em 1977, entrava em funcionamento a barragem de Cahora-Bassa, em Moçambique.

Em 1979, o presidente egípcio Anwar Sadat e o primeiro ministro israelita Menahem Begin assinavam, na Casa Branca, Washington, o primeiro Tratado de Paz do Médio Oriente.

Em 1987, Portugal e a China sancionavam o acordo sobre a transferência da soberania de Macau, em 20 de dezembro de 1999. O documento foi rubricado pelos chefes das delegações de negociação, o vice-ministro chinês Zhou Nan e o embaixador português Rui Medina. O processo culminaria a 13 de abril de 1987, em Pequim, com a assinatura da Declaração Conjunta Sino-portugesa, pelo primeiro ministro chinês Zhao Ziyang e pelo primeiro ministro Aníbal Cavaco Silva.

Em 1990, a Academia de Hollywood concedia o Óscar de melhor filme a “Miss Daisy”. Em 1995, morria o escritor e dramaturgo russo Vladimir Maximov, 64 anos. Em 1996, Vasco Graça Moura recebia o Prémio Pessoa. Em 1999, Marcelo Rebelo de Sousa demitia-se de presidente da Comissão Política Nacional do PSD. Em 2000, Vladimir Putin ganhava, à primeira volta, as eleições russas, garantindo maioria absoluta.

Em 2001, Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Islândia passavam a integrar o espaço Schengen de livre circulação de pessoas. Em 2003, Estónia, Letónia e Lituânia, Bulgária, Roménia, Eslováquia e Eslovénia assinavam os protocolos de adesão à NATO.

Em 2005, entrava em vigor o novo Código da Estrada. E o Partido da Renovação Social da Guiné-Bissau escolhia Kumba Ialá, deposto em setembro de 2003, para candidato às eleições presidenciais de 19 de junho. Em 2006, realizavam-se eleições legislativas em São Tomé e Príncipe.

Em 2007, o Partido Democrata Unionista, de Ian Paisley, e o Sinn Fein, de Gerry Adams, chegavam a acordo para partilhar o poder na Irlanda do Norte, a partir de 08 de maio. Tomava posse o novo governo kuwaitiano, que integra, pela primeira vez, duas mulheres. Os antropólogos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Xerardo Pereiro e Cebaldo de León Inawinapi eram distinguidos pela National Geographic Society pela sua investigação sobre os indígenas Kuna do Panamá. Morria Beniamino Andreatta, 78 anos, economista e político italiano, um dos arquitetos da coligação de centro-esquerda “A Oliveira”. Morria João Soares Louro, 74 anos, antigo presidente da RTP e da RDP, ex-publicitário.

Em 2008, as alterações à Lei dos Partidos, que punham fim à obrigação de os partidos fazerem prova de cinco mil militantes, eram aprovadas por unanimidade na Assembleia da República.

in Lusa

quinta-feira, 25 de março de 2010

Revista de Imprensa

As negociações entre PS e PSD sobre o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), a diminuição da criminalidade e a saída de Hermínio Loureiro da presidência da Liga são notícias em destaque na imprensa de hoje.

"Agência baixa rating de Portugal e força PS e PSD a entender-se sobre o PEC", salienta o Público, enquanto que o Jornal de Notícias (JN) escreve "PS e PSD negoceiam acordo de última hora sobre o PEC".

Sobre o mesmo tema, o Diário de Notícias (DN) titula "Ferreira Leite pressionada a chumbar PEC" e o i refere "PSD vota contra se PS não retirar 'propaganda política'".

O Público titula ainda "Bloqueio aos genéricos custou 100 milhões", "Castigo a Hulk leva Loureiro a deixar a Liga", "EUA e Rússia de acordo sobre armas nucleares", "Os soldados mortos no rio Corubal nunca mais apareceram" e "Criminalidade registou um ligeiro decréscimo".

O JN escreve também "Justiça desportiva aos trambolhões", "Criminalidade só não baixa nos distritos do Porto e de Viseu", "PSD quer despachos do procurador geral e do Supremo mas prescinde das escutas que envolvem Sócrates" e "Acidentes na região do centro/sul fizeram três mortos e seis feridos".

Na capa do DN, lê-se igualmente "Porque está sem líder o futebol português", "Parlamento sem acesso a escutas de Sócrates", "Criminalidade juvenil sobe 10% e violações 21%" e "Greve ameaça deixar país sem combustíveis".

"Má nota do Estado sobe juros das famílias" é a manchete do Correio da Manhã, que também titula "Redução de castigo a Hulk demite Hermínio Loureiro", "Violador de Chaves ataca em elevador", "Crimes mais violentos", "Assalto no centro de Lisboa" e "Costa e Portas apanhados pela GNR a 160 Km/hora".

O i destaca "Erros Médicos. Maior indemnização foi de 225 mil euros", "Tribunal anula suspensão de arguido no caso Face Oculta", "Viciados no Facebook: Já há clínicas para esta obsessão" e "Mário Machado alvo dos Hells Angels por causa de uma agressão".

Ainda sobre o PEC, o i escreve "Fitch corta rating. Adiada tributação das mais-valias" e "Belmiro diz que o País está desgovernado".

"A vida louca da portuguesa que gere milhões em Wall Street" é a manchete do 24horas, que adianta também "Hermínio tomou a decisão sozinho mas depois de ouvir a mulher", sobre a demissão do presidente da Liga de Futebol.

A revista Sábado destaca "Os 52 melhores hotéis de praia" e a Visão sugere "Férias para relaxar".

Entrevistas do ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, estão em destaque no Jornal de Negócios e Diário Económico, com o primeiro a titular "Agora é a vez da Assembleia da República se fazer ouvir" e o segundo a escrever "Pressinto dificuldades num acordo para o PEC".

O Jornal de Negócios destaca ainda "PME vão ter crédito para pagar dívidas ao fisco", "Precisa-se trabalhadores para indústria" e "Armando Vara chegou a ser indicado para gestor não executivo da Cimpor".

O Diário Económico, por sua vez, titula "Galp reforça produção no Brasil e enfrenta greve em Portugal", "Acionistas da PT céticos sobre fim da 'golden share'" e "Passos Coelho é o melhor candidato do PSD para primeiro ministro", segundo uma sondagem.

Na imprensa desportiva, A Bola titula "Hermínio Loureiro deixa a Liga indignado", o Record escreve "Izmailov contra ataca" e O Jogo refere "Punido com 15 jogos a mais", sobre Hulk, adiantando também "Túnel da Luz faz cair Hermínio.

in Lusa

História do Dia

25 de Março de 2010

Hoje é quinta feira, 25 de março, octogésimo quarto dia do ano e Dia Internacional de Solidariedade com as Pessoas Detidas e Desaparecidas. Faltam 281 dias para o final de 2010.

Este dia é dedicado à Anunciação do Senhor.

Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 30, às 03:25.

O sol nasce às 06:33 e o ocaso regista-se às 18:53.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 11:17 e 23:45, a baixa-mar às 04:37 e 17:06.

Carneiro é o signo dos nascidos nesta data, destacando-se o regente italiano Arturo Toscanini (1867), a escritora britânica Anne Bronte (1820), o compositor húngaro Béla Bartók (1881), a atriz francesa Simone Signoret (1921), a escritora norte-americana Flannery O’Conner (1925), a cantora Aretha Franklin (1942), o músico Elton John (1947), as atrizes Lisa Gay Hamilton (1964) e Sarah Jessica Parker (1968).

Nesta data, em 1223, morria Afonso II de Portugal. Em 1815, Áustria, Reino Unido, Prússia e Rússia aliavam-se contra Napoleão Bonaparte. Em 1821, a Moldávia proclamava a independência. Em 1824, Pedro I do Brasil jurava a Constituição.

Em 1957, a França, Alemanha Federal, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo assinavam o Tratado de Roma, que estabelecia a Comunidade Económica Europeia. Em 1977, realizava-se, em Portugal, a última viagem de uma locomotiva a vapor em via larga. Em 1985, Isabel II de Inglaterra começava a segunda visita oficial a Portugal.

Em 1990, realizavam-se as primeiras eleições livres na Hungria, em 43 anos. Em 1991 morria o arcebispo Marcel Lefébvre, 85 anos, fundador e líder do movimento integrista, excomungado por João Paulo II.

Em 1994, morria José Magalhães Godinho, 85 anos, resistente antifascista, opositor à ditadura do Estado Novo, militante do PS. Em 2000, começava o XVII Congresso do CDS/PP, em Aveiro.

Em 2003, morria o antigo deputado socialista José Barros Moura, 58 anos. Em 2004, a Cimeira Europeia em Bruxelas aprovava o plano de combate ao terrorismo. Em Lisboa, era lançado o romance “Ensaio sobre a Lucidez”, do Nobel da Literatura José Saramago.

Em 2005, saía o primeiro número do jornal Notícias do Centro. E uma sondagem previa, pela primeira vez, a recusa do Tratado Constitucional da União Europeia, pelos franceses, no referendo marcado para 29 de maio.

Em 2006, a União Europeia proibia a entrada no espaço europeu do presidente eleito da Bielorrússia, Alexandre Lukachenko, após a detenção de centenas de manifestantes da oposição que exigem novas eleições por suspeita de fraude. E morria Richard Fleischer, 89 anos, cineasta norte-americano, realizador de “Vinte Mil Léguas Submarinas”, “Tora! Tora! Tora!” e “A Rapariga do Baloiço Vermelho”.

Em 2007, os líderes da União Europeia adotavam a Declaração de Berlim que previa a aprovação de um novo Tratado Constitucional Europeu até 2009. Brigitte Mohnhaupt, 57 anos, membro do grupo terrorista Facção do Exército Vermelho (Baader-Mainhof), condenada há 24 anos a cinco penas de prisão perpétua, era posta em liberdade. O filme “Ainda há pastores”, do português Jorge Pelicano, conquistava o primeiro prémio na categoria Atlântico no Festival Internacional de documentário de Tui, Galiza. António de Oliveira Salazar era eleito “o maior português de sempre” no concurso da RTP “Os Grandes Portugueses”. Morria Andranik Markarian, 55 anos, primeiro ministro da Arménia.

Em 2008, a EDP - Energias de Portugal era a única empresa a apresentar uma proposta para a construção da barragem de Foz Tua, num investimento de 339 milhões de contos. O Tribunal de Instrução Criminal do Porto decidia que o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, iria a julgamento no âmbito do processo "Apito Dourado" relativo ao jogo Beira-Mar/Porto, da época 2003/2004.

in Lusa

Santo do Dia

Anunciação do Senhor

A visita do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria, quando esta se encontrava em Nazaré, cidade da Galiléia, marca o início de toda uma trajetória que cumpriria as profecias do Velho Testamento e daria ao mundo um novo caminho, trazendo à luz a Boa Nova. Ali nasceu também a oração que a partir daquele instante estaria para sempre na boca e no coração de todos os católicos: a Ave Maria.

Maria era uma jovem simples, noiva de José, um carpinteiro descendente direto da linhagem da casa de Davi. A cerimônia do matrimônio daquele tempo, entretanto, estabelecia que os noivos só teriam o contato carnal da consumação depois de um ano das núpcias. Maria, portanto, era virgem.

Maria perturbou-se ao receber do anjo o aviso que fora escolhida para dar a luz ao Filho de Deus, a quem deveria dar o nome de Jesus, e que Ele era enviado para salvar a Humanidade e cujo Reino seria eterno. Sim porque Deus, que na origem do Mundo Criou todas as coisas com sua Palavra, desta vez escolheu depender da palavra de um frágil ser humana, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Redentor da Humanidade.

Ela aceitou sua parte na missão que lhe fora solicitada, demonstrando toda confiança em Deus e em Seus desígnios, para o cumprimento dessa profecia e mostrou porque foi ela a escolhida para ser Instrumento Divino nos acontecimentos que iriam mudar o destino da Humanidade.

Ao perguntar como poderia ficar grávida, se não conhecia homem algum e receber de Gabriel a explicação de que seria fecundada pelo Espírito Santo, por graças do Criador, sua resposta foi tão simples como sua vida e sua fé: "Sou a serva do Senhor. Faça-se segundo a Sua vontade".

Com esta resposta, pelo seu consentimento, Maria aceitou a dignidade e a honra da maternidade divina, mas ao mesmo tempo também os sofrimentos, os sacrifícios que a ela estavam ligados. Declarou-se pronta a cumprir a vontade de Deus em tudo como sua serva. Era como um voto de vítima e de abandono. Esta disposição é a mais perfeita, é a fonte dos maiores méritos e das melhores graças. O momento da Anunciação, onde se dá a criação, na pessoa de Maria como a Mãe de Deus, que acolhe a divindade em si mesma, contém em si toda a eternidade e, nesta, toda a plenitude dos tempos.

Por isso a data de hoje marca e festeja este evento que se trata de um dos mistérios mais sublimes e importantes da História do homem na Terra: a chegada do Messias, profetizada séculos antes no Antigo Testamento. Episódio que está narrado em várias passagens importantes do Novo Testamento.

A festa da Anunciação do Anjo à Virgem Maria, Lc 1,26-38, é comemorada desde o Século V, no Oriente e a partir do Século VI, no Ocidente, nove meses antes do Natal, só é transferida quando coincide com a Semana Santa.

In Paulinas

quarta-feira, 24 de março de 2010

Santo do Dia:

Santa Catarina da Suécia

Catarina foi ao mesmo tempo filha, discípula e companheira inseparável da mãe, Santa Brígida, a maior expressão religiosa feminina da história da Suécia. Nascida num berço nobre e cristão, Catarina nasceu em 1331 e recebeu educação e cultura com sólida base religiosa. Aos sete anos de idade, foi entregue às Irmãs do convento de Risberg, que souberam desenvolver totalmente sua vocação, cristalizando os ensinamentos cristãos que já vinha recebendo desde o berço.

Mas, circunstâncias políticas e sociais fizeram com que a jovem tivesse que se casar com um nobre da corte, Edgar, que além de fervoroso cristão era doente. Assim, decidiu aceitar o voto de castidade que Catarina fizera e ele mesmo resolveu adota-lo, vivendo tranqüilos como irmãos. Quando Edgard, ficou paralítico, Catarina passou a cuidar dele com todo carinho e generosidade.

Por ocasião da morte do pai de Catarina, sua mãe Brígida resolveu se voltar totalmente para a vida religiosa, iniciando-a com uma romaria aos túmulos dos apóstolos, em Roma. Pouco tempo depois Catarina conseguiu a autorização do marido para encontrar-se com a ela. Mas, quando estavam em Roma receberam a notícia da morte de Edgard. Então, ambas fizeram os votos e vestiram o hábito de religiosas e não se separaram mais. Catarina ajudou e acompanhou todo o trabalho de caridade e evangelização desenvolvido pela mãe. Fundaram juntas o duplo mosteiro de Vadstena, na Suécia, do qual Brígida foi abadessa, criando a Ordem de São Salvador, cujas religiosas são chamadas de brigidinas.

Catarina, como sua assistente, seguiu-a em todas as viagens perigosas, em seu país e no exterior, sendo muita vezes salvas por um cervo selvagem que sempre aparecia para socorrer Catarina. Foi após uma peregrinação à Terra Santa, que Brígida veio a falecer, em Roma. Catarina acompanhou o corpo de volta para a Suécia e foi recebida com aclamação popular, junto com os restos mortais da mãe, que já era venerada por sua santidade.

Os registros relatam mais fatos prodigiosos, ocorridos com a nova abadessa, pois Catarina foi eleita sucessora da mãe no convento. Eles contam que alguns pretendentes queriam que ela abandonasse os votos e o hábito depois a morte de Edgard. Um, mais audacioso, ao tentar atacá-la, teria ficado cego e só recuperado a visão depois de se ajoelhar aos seus pés e pedir perdão, quando abriu os olhos viu ao lado de Catarina um cervo selvagem. Por isso, nas suas representações sempre há um cervo junto dela.

Entretanto, a rainha-mãe Brígida, depois de falecida passou a operar prodígios, segundo muitos devotos e peregrinos que afirmavam ter alcançado graças por sua intercessão. Por isso, a pedido do povo e das autoridades da corte, a abadessa Catarina foi a Roma requerer do Sumo Pontífice a canonização da mãe, em nome da população do seu país. Alí viveu por cinco anos, interna de um convento onde ficaram registrados sua extrema disciplina, o senso de caridade e a humildade com que tratava os doentes e necessitados.

Catarina, quando voltou para a Suécia, já era portadora de grave enfermidade, talvez pelas horas de duras penitências que praticava. Tinha cinqüenta anos de idade quando faleceu, no dia 24 de março de 1381.

O papa Inocente VIII, confirmou o culto de Santa Catarina da Suécia, em 1484. Mas o seu culto já era muito vigoroso em toda a Europa, uma vez que segundo a população romana ela teria salvado a cidade da inundação do rio Tevere cuja cheia já havia derrubado os diques que o continham.

in Paulinas

História do Dia

24 de Março de 2010

Hoje é quarta feira, 24 de março, octogésimo terceiro dia do ano, Dia do Estudante, Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose e Dia do Escanção. Faltam 282 dias para o final de 2010.

Este dia é dedicado a Santa Catarina da Suécia, virgem, e a São Agapito, bispo.

Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 30, às 03:25.

O sol nasce às 06:34 e o ocaso regista-se às 18:52.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 09:42 e 22:21, a baixa-mar às 02:58 e 15:34.

Carneiro é o signo dos nascidos nesta data, destacando-se o mago Houdini (1874), os atores norte-americanos Fatty Arbuckle (1887) e Steve McQueen (1930), o psicoterapeuta Wilhelm Reich (1897), o "cartoonista" Joseph Barbera (1911), o pianista norte-americano Byron Janis (1922), o dramaturgo italiano Dario Fo (1926) e o estilista Tommy Hilfigher (1951).

Nesta data, em 1764, era criado o Arsenal do Exército, em Lisboa. Em 1770, Penafiel era elevada a cidade. Em 1783, a Espanha reconhecia a independência dos EUA. Em 1882, Robert Koch, bacteriologista alemão, anunciava ter conseguido isolar os germes da tuberculose, os bacilos de Koch.

Em 1905, morria o romancista francês Jules Verne, autor de "A Volta ao Mundo em 80 Dias". Em 1911, eram criadas as Universidades de Lisboa e do Porto, a partir das escolas superiores existentes. Em 1973, o Vietcong exigia que os EUA retirassem do Vietname, para a libertação dos prisioneiros de guerra.

Em 1976, na Argentina, um golpe de estado derrubava a presidente Isabel Peron e colocava no poder uma junta militar. Em 1980, era assassinado o arcebispo de El Salvador, Oscar Romero. Em 1985, o atleta português Carlos Lopes vencia pela terceira vez o Campeonato do Mundo de corta-mato.

Em 1986, morria Teófilo Carvalho dos Santos, 79 anos, antigo presidente da Assembleia da República e fundador do Partido Socialista. Em 1993, era apresentada a revista Visão. Em 1995, era assinado, entre o Governo e a Lusoponte, o contrato para a construção e concessão da ponte Vasco da Gama, sobre o Tejo.

Em 1997, o filme "O Paciente Inglês", de Anthony Minghella, conquistava os Óscares de melhor filme e melhor realizador. Em 1999, a NATO começava o bombardeamento da Jugoslávia. Em 2000, terminava o Conselho Europeu Extraordinário, sob a presidência portuguesa, que aprovava a chamada Estratégia de Lisboa.

Em 2001, um autocarro da Câmara Municipal de Viseu, transportando 40 pessoas, despistava-se perto de Santa Comba Dão, causando a morte de 14 pessoas. Em 2002, Halle Berry era a primeira mulher negra a ganhar um Óscar para melhor actriz, pelo desempenho em "Monster`s Ball".

Em 2003, a Autoridade da Concorrência iniciava a actividade. No mesmo dia, a fadista Mariza recebia, em Londres, o Prémio BBC de Melhor Artista da Europa na categoria de World Music. Em 2004, decorriam em Madrid os funerais das vítimas dos atentados de 11 de março.

Em 2005, era criado o Programa INOV-JOVEM, para a integração em pequenas e médias empresas de jovens com menos de 35 anos, diplomados nas áreas de gestão, engenharia, ciência e tecnologia.

Em 2006, o Instituto Português do Sangue punha fim à exclusão das dádivas de homossexuais. Era instituído o Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura, no valor de 75 mil euros. E, às 00h00, entrava em vigor o cessar-fogo anunciado pela organização separatista basca ETA.

E 2007, tomava posse o novo bispo do Porto, D. Manuel Clemente. A seleção portuguesa de râguebi assegurava, pela primeira vez, a presença de Portugal na fase final de um Mundial da modalidade.

Em 2008, o Presidente da República, Cavaco Silva, manifestava o desejo de ver mais portugueses a "terem a audácia" e "espírito de aventura e risco" de descobrir as "imensas potencialidades" de Moçambique, na sua visita ao país. A Tocha Olímpica para Pequim 2008 era ateada em Olímpia, na Grécia, e iniciava a viagem de 137.000 quilómetros pelos cinco continentes, terminando a 08 de agosto na China, na abertura dos Jogos. O governo presidencial cubano de Raúl Castro autorizava a venda aos cidadãos de diversos artigos eletrónicos, incluindo computadores, televisores e alarmes para carros, no âmbito da primeira reforma desde que assumiu o poder.

Em 2009, morria Gustavo Brandão, compositor e guitarrista, professor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, 47 anos.

in Lusa

terça-feira, 23 de março de 2010

Revista de Imprensa

As dívidas dos portugueses, a corrida À liderança no PSD e a reforma da Saúde nos Estados Unidos são alguns dos temas principais da imprensa diária de hoje.

"Meio milhão de faturas de luz, telefone e água por pagar" é a manchete do Jornal de Notícias (JN), que destaca ainda "Ir de Gondomar para o hospital demora e custa o dobro" e "PGR avança proposta para tornar 'bullying' crime público".

O JN avança também "Rangel une-se a Passos contra Aguiar-Branco", "Igreja portuguesa nunca recebeu denúncias de abusos sexuais" e "Penas pesadas para gang que atacou família de Domingos".

O Diário de Notícias (DN) titula "75% das ofertas de emprego são mal pagas e de curta duração", "Faltam 118 mil consultas de cardiologia", "Há cada vez mais chineses a preferir as nossas escolas" e "Mota Amaral impõe perguntas obrigatórias" na comissão parlamentar de inquérito ao alegado esquema do Governo para controlar os meios de comunicação.

No Público, uma fotografia do Presidente norte-americano ilustra o título "Obama fez mudança acontecer na saúde dos EUA", um tema que divide protagonismo com "ADSE gastou quase mil milhões de euros com saúde na função pública".

O diário refere ainda "Ajuda financeira à Grécia ameaça abrir grave crise", "Procuradores abriram 340 inquéritos", "Portuguesa em fuga com filha de três anos" e "Só nove pessoas foram proibidas de ir a recintos", numa alusão à violência nos estádios desportivos.

O i destaca "2,5 milhões de família vão pagar mais impostos até 2016", "Caixa Geral de Depósitos fica fora do pacote anti corrupção", "Greve da TAP preocupa turismo. Páscoa vale 122 milhões", e "Passos Coelho aproveita divisão entre Rangel e Aguiar-Branco".

"Benfica será campeão. É o regresso aos velhos tempos", um afirmação de Sven-Goran Eriksson também na capa do i.

No Correio da Manhã os temas principais são "Vídeo caça ladrão Multibanco" e "Assaltantes da casa de Domingos condenados".

O diário titula igualmente "Violador foi a psicólogo famoso", "Avioneta cai a pique quando aterrava", "Buraco do défice sobe a 21 milhões por dia", "Sócrates leva nega de Kadhafi" e "Namorada de Pinto da Costa tem casa nova".

"Jorge Jesus pôs a família a chorar" é a manchete do 24horas, a propósito da vitória do Benfica na Taça da Liga.

No Diabo, a manchete é "Tropa de tanga", um assunto relativo à situação das Forças Armadas, assim como "Abortos disparam" e "Eleições no PSD".

Na imprensa económica, o Jornal de Negócios refere "Imposto sobre imóveis é o que faz perder mais tempo", "CMVM aperta regras dos fundos" e "Benfica aperta regras dos fundos".

O Diário Económico salienta "Mais de 80 hipermercados voltam a abrir ao domingo", "PSD decide hoje se chama Sócrates à comissão de inquérito à TVI", "Governo não acredita em apoio unânime da oposição ao PEC", "Gastos com pessoal sobem com promoções dos professores" e "Catroga na corrida para 'chairman' da Cimpor".

O Benfica continua a dominar as capas dos desportivos, assinalando o Record que "Vem aí outra final", numa alusão ao jogo com o Sporting de Braga. "Título também é para dedicar ao pai", escreve o Jogo sobre Jorge Jesus, enquanto que a Bola destaca declarações de David Luiz: "Somos um por onze e onze por um".

in Lusa

Santo do Dia

São Turíbio de Mongrovejo

Turíbio Alfonso de Mongrovejo nasceu na cidade de Majorca de Campos, Leon, na Espanha, em 1538, no seio de uma família nobre e rica. Estudou em Valadolid, Salamanca e Santiago de Compostela, licenciado em direito e foi membro da Inquisição. Sua vida era pautada pela honestidade e lisura, mas, jamais poderia suspeitar que Deus o chamaria para um grande ministério. Quando então foi nomeado Arcebispo para a América espanhola, pelo Papa Gregório XIII, atendendo um pedido do rei Felipe II, da Espanha, que tinha muita estima por Turíbio.

O mais curioso é que ele teve de receber uma a uma todas as ordens de uma só vez até finalizar com a do sacerdócio, para em 1580, ser consagrado Arcebispo da Cidade dos Reis, chamada depois Lima, atual capital do Peru, aos quarenta anos de idade. Isso ocorreu porque apesar de ser tonsurado, isto é, ter o cabelo cortado como os padres, ainda não pertencia ao clero. E, foi assim que surgiu um dos maiores apóstolos da Igreja, muitas vezes comparado a Santo Ambrósio.

Chegando à América espanhola em 1581, ficou espantado com a miséria espiritual e material em que viviam os índios. Aprendeu sua língua e passou a defendê-los contra os colonizadores, que os exploravam e maltratavam. Era venerado pelos fiéis e considerado um defensor enérgico da justiça, diante dos opressores.

Apoiado pela população, organizou as comunidades de sua diocese e depois reuniu assembléias e sínodos, convocando todos os habitantes para a evangelização. Sob sua direção, foram realizados dez concílios diocesanos e os três provinciais que formaram a estrutura legal da Igreja da América espanhola até o século XX. Inclusive, o Sínodo Provincial de Lima, em 1582, foi comparado ao célebre Concílio de Trento. Conta-se que neste sínodo, com fina ironia, Turíbio desafiou os espanhóis, que se consideravam tão inteligentes, a aprenderem uma nova língua, a dos índios.

Quando enviou um relatório ao rei Felipe II, em 1594, dava conta de que havia percorrido quinze mil quilômetros e administrado o sacramento da crisma a sessenta mil fiéis. Aliás, teve o privilégio e a graça de crismar três peruanos, que depois se tornaram santos da Igreja: Rosa de Lima, Francisco Solano e Martinho de Porres.

Turíbio fundou o primeiro seminário das Américas e pouco antes de morrer doou suas roupas, inclusive as do próprio corpo, aos pobres e aos que o serviram, gesto, que revelou o conteúdo de toda sua vida. Faleceu no dia 23 de março de 1606, na pequena cidade de Sanã, Peru. Foi canonizado em 1726, pelo Papa Bento XIII, que declarou São Turíbio de Mongrovejo "apóstolo e padroeiro do Peru", para ser celebrado no dia do seu trânsito.

in Paulinas

História do Dia

Hoje é terça feira, 23 de março, octogésimo segundo dia do ano e Dia Mundial da Meteorologia. Faltam 283 dias para o final de 2010.

Este dia é dedicado a São Turíbio de Mongrovejo, bispo, e a São Vitoriano, mártir.

Nos céus, a Lua atinge o Quarto Crescente, às 11:00.

O sol nasce às 06:36 e o ocaso regista-se às 18:51.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 08:08 e 20:44, a baixa-mar às 01:29 e 13:56.

Carneiro é o signo dos nascidos nesta data, destacando-se o compositor alemão Franz Schrecker (1878), o pintor Juan Gris (1887), o psicanalista Erich Fromm (1900), a atriz norte-americana Joan Crawford (1908), o cineasta japonês Arika Kurosawa (1910), o cientista de origem alemã Wernher von Braun, (1912), o primeiro atleta a correr a milha em menos de quatro minutos, Roger Bannister (1929), o músico Rik Ocasek (1949), líder dos Cars, e José Manuel Durão Barroso (1956).

Nesta data, em 1765, o Parlamento britânico decretava o imposto do selo sobre as colónias na América, abrindo a porta à revolta. Em 1775, o estadista norte-americano Patrick Henry, na iminência da guerra com a Coroa Inglesa, afirmava “dêem-me a liberdade ou dêem-me a morte”. Em 1919, Benito Mussolini fundava o Partido Fascista italiano.

Em 1933, Adolf Hitler retirava o poder legislativo ao Reichstag, Parlamento alemão, com o apoio dos seus deputados, em maioria. Em 1956, era proclamada a República Islâmica do Paquistão. Em 1966, realizava-se o primeiro encontro, em 400 anos, entre as Igrejas Católica e Anglicana, com a audiência de Paulo VI ao Arcebispo de Cantuária, Arthur Ramsey.

Em 1986, Abu Nidal, que desencadeara os ataques terroristas de dezembro de 1985 aos aeroportos de Roma e Viena, requeria a adesão à Frente de Libertação Popular da Palestina. Em 1987, Portugal e a China chegavam a acordo sobre Macau, no fecho da quarta ronda de negociações, marcando a transmissão da soberania do território para 20 de dezembro de 1999.

Em 1991 morria o banqueiro Ricardo Espírito Santo, em Londres. Em 1994, morria a atriz Giulietta Masina, viúva do realizador Federico Fellini, falecido no ano anterior. Em 1998, a 70ª edição dos Óscares de Hollywood distinguia o filme “Titanic”, de James Cameron, com 11 estatuetas. Em 2000, o Instituto canadiano Angus Reid contava 300 milhões de internautas em todo o Mundo, cerca de 5% da população mundial.

Em 2001, o grande complexo orbital russo MIR terminava a carreira de 15 anos no espaço. No mesmo dia, morria o canadiano David Mac Taggart, 68 anos, fundador da organização ecologista Greenpeace. Em 2002, ocorria, em Roma, a maior manifestação sindical na história de Itália, contra a política social de Sílvio Berlusconi e o terrorismo, com cerca de três milhões de pessoas.

Em 2003, era identificado, em Hong Kong, o vírus da chamada pneumonia atípica. No mesmo dia, os Óscares de Hollywood decorriam sob o signo da Guerra do Iraque, distinguindo “O Pianista”, de Roman Polansky, e o cineasta Michael Moore, pelo documentário “Bowling for Columbine”. Em 2004, os alunos do ensino superior voltavam às ruas, contestando a reforma curricular.

Em 2005, os chefes de Estado e de Governo da União Europeia encerravam a Cimeira da Primavera, em Bruxelas, com a revisão da Estratégia de Lisboa, nas áreas económica, social e ambiental.

Em 2006, a PSP detinha 29 pessoas e constituía outras 26 arguidas, no âmbito da maior apreensão de armas de sempre no país. Entre os suspeitos figuravam vários agentes da polícia e civis que exerciam funções administrativas no licenciamento de armas na PSP. No mesmo dia, morria Natércia Campos, 70 anos, produtora do grupo de teatro O Bando.

Em 2007, morria Mao Anging, 84 anos, o último filho conhecido do antigo líder chinês Mao Tse-Tung, e também Vinício Pereira, 51 anos, fundador da Fundação Portuguesa de Surf.

Em 2008, a morte de quatro soldados na explosão de uma bomba em Bagdad elevava para 4.000 o número de militares norte-americanos mortos no Iraque desde a invasão do país em março de 2003.

in Lusa

segunda-feira, 22 de março de 2010

Revista de Imprensa

A vitória do Benfica frente ao FC Porto é tema comum na imprensa de hoje, que destaca ainda a existência de duas centenas de violadores nas prisões e a possibilidade da criminalização das agressões contra professores.

"Benfica nem precisou de acelerar para vencer o troféu" é um dos temas do Público relativamente à vitória do clube da Luz frente ao FC Porto, por 3-0, um assunto igualmente destacado no Diário de Notícias (DN), que titula "Benfica de Jorge Jesus já tem um troféu", assim como no Correio da Manhã (CM), que refere "Guerreiros de Jesus ganham batalha de Faro".

Sobre a final da Taça da Liga, o Jornal de Notícias (JN) escreve "A primeira vez de Jesus", enquanto que o i titula "Primeiro título da época".

A vitória do Benfica é também destacada pela imprensa desportiva, com A Bola a titular "Águia arrasou dragão", o Record a escrever "Águia imperial" e o Jogo a referir "E vão duas".

No Público pode ler-se também "Organismos chave do Estado não têm plano anticorrupção", "Mortes a mais aos fins de semana nos hospitais", "Derrota obriga Sarkozy a fazer remodelação" e "Professores sem formação contra a violência".

Este último assunto é também destacado pelo JN, que escreve "Agressão a professores poderá ser crime público", além de "Recuo no desvio de fundos para Lisboa", "Queda de ultraleve matou dois homens no aeródromo" e "Leis contraditórias põem em causa teste de ADN a suspeitos de crimes".

"Há 234 violadores detidos nas prisões portuguesas" é um dos títulos do DN, assim como "Arrependidos que denunciem corrupção vão ter perdão de penas", "Água custa ao Estado 500 milhões por ano", "Mota Amaral quer Gama a responder a Sócrates", "Em 2009 só houve uma queixa de assédio sexual" e "Professores temem peso de diretores na avaliação".

O CM escreve na manchete "Governo fomenta trabalho precário", titulando também "Sócrates gasta 57,5 euros por dia em flores", "Avioneta cai e faz dois mortos", "Esquerda arrasa Sarkozy", "Governo prepara cortes [na saúde]" e "Bombeiros feridos em exercício".

"Subida de 1% no IVA evitava cortes nos subsídios", lê-se na manchete do i, que destaca ainda "Seguros de vida para doentes crónicos passam a ser prioridade" e"Violência contra professores pode ser considerada crime público".

"Big Mário quer que o Papa o tire da cadeia" é a manchete do 24horas, numa alusão ao ex-concorrente do programa Big Brother.

No Diário Económico a notícia principal é "PSD recusa apoiar resolução do PEC com propaganda", além de "Portugal Telecom já tem um plano para controlar a Vivo" e "Portugal tem de olhar para as suas fragilidades", uma afirmação do secretário geral adjunto da OCDE, Pier Carlo Padoan.

O Jornal de Negócios destaca "Segurança Social aperta cobrança de dívidas aos 'recibos verdes'", "Europa ou EUA? Quem vai dar mais a ganhar", "Três dimensões: A invasão ameaça jogos e telemóveis", "BES vai aumentar prémios dos gestores e dos altos quadros em 2010", "'Empresas como EDP deviam dar o exemplo' no carro elétrico, diz especialista".

in Lusa

Primavera na "night"!!!!

Pois é... Isto anda tudo muito moderno. E a dona Primavera também anda a aderir às "coisitas" dos dias de hoje. Então não é que ela passou pelo Moda Lisboa antes de no dia 20 entrar ao serviço. E o facto é que viu as tendências Primavera-Verão nalgumas lojas e comprou umas "roupitas" novas. Ora, todos sabem como é que quando as mulheres compram roupa nova. Têm logo de arranjar um evento para as mostrar e então a Primavera foi sair neste domingo à noite e chegou já altas a casa, sendo que, de certeza, vai acordar tarde nesta segunda-feira, se acordar e se levantar, hoje... por isso o dia está como está... lololol!!!1

Santo do Dia

Santa Léia

Pouco se conhece sobre a vida de Léia, uma rica romana que quando ficou viúva, ainda jovem, recusou um novo casamento, como era o costume da época, para se juntar à Marcela, abadessa de uma comunidade, criada em sua própria residência em Aventino, Roma. O local, depois se tornou um dos mosteiros fundados e dirigidos por Jerônimo, que se tornou santo, doutor da Igreja e bispo de Hipona, na África do Norte, e que viveu também nesse período, na cidade eterna.

Léia recusara ninguém menos que Vécio Agorio Pretestato, cônsul romano designado prefeito da Urbe, que lhe proporcionaria uma vida ainda mais luxuosa, pelo prestigio e privilégios que envolviam aquele cargo. Teria uma vila inteira como moradia e incontáveis criados para atendê-la. Entretanto, Léia preferiu viver numa cela pequena, fria e escura, com simplicidade e dedicada à oração, à caridade e à penitência.

A jovem abandonou os finos vestidos para usar uma roupa tosca de saco rude e fazia questão de realizar as tarefas mais humildes, assumindo uma atitude de escrava para as outras religiosas. Passava noites inteiras em oração e quando fazia obras beneméritas, o fazia escondido, para não chamar a atenção de ninguém e não receber nenhuma recompensa ou reconhecimento pelos seus atos. Por isso, Léia foi eleita Madre superiora, trabalho que exerceu durante o resto de seus dias com alegria, tranqüilidade e a mesma humildade.

Esses poucos dados sobre Léia estão contidos numa carta escrita pelo bispo Jerônimo, quando soube da sua morte, em 384. Curiosamente, ela morreu em Roma, no mesmo ano em que faleceu Vécio, o consul, rejeitado por ela .

Na ocasião dessas mortes, Jerônimo já havia se retirado de Roma para viver solitariamente perto de Belém, depois de ter sido caluniado. Retirou-se para um mosteiro e continuou dirigindo o que havia fundado, na residência romana. Na carta, que ele enviou à essas religiosas, fez um paralelo entre as duas mortes, mostrando que antes o riquíssimo cônsul usava as mais finas vestes púrpuras e agora estava envolto em escuridão, enquanto, Léia, antes vestida de rude roupa de saco, agora vivia na luz e na glória, por ter percorrido o caminho da santidade.

Logo foi venerada pelo povo que trazia Santa Léia, no coração e na memória. Até porque era difícil compreender, mesmo depois de passado tanto tempo, a troca que fizera do posto de primeira dama romana pela de abnegação de monja. Contudo, foi assim que Santa Léia escolheu viver, na entrega total ao Senhor ela encontrou a maneira de alcançar seu lugar ao lado de Deus na eternidade.

in Paulinas

História do Dia

22 de Março de 2010

Hoje é segunda feira, 22 de março, octogésimo primeiro dia do ano, Dia Mundial da Água. Faltam 284 dias para o final de 2010.

Este dia é dedicado a Santa Leia, viúva, e a São Deográcias, bispo.

Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Crescente. Quarto Crescente, dia 23, às 11:00.

O sol nasce às 06:37 e o ocaso regista-se às 18:50.

No porto de Lisboa, a baixa-mar verifica-se às 00:27 e 12:47, a preia-mar às 07:03 e 19:29.

Carneiro é o signo dos nascidos nesta data, destacando-se os atores Chico Marx (1887), Karl Malden (1914), William Shatner (1931), Bruno Ganz (1941), Fanny Ardant (1949), Lena Olin (1956) e Reese Witherspoon (1976), a irmã Lúcia (1907) e o mimo francês Marcel Marceau (1923).

Nesta data, em 1312, era extinta a Ordem dos Templários. Em 1622, cerca de 35 colonos da atual Virgínia eram massacrados pelos índios. Em 1794, os EUA proibiam o transporte de escravos aos seus navios. Em 1832, morria, em Weimar, Alemanha, o poeta e dramaturgo alemão Johann Wolfgang Goethe.

Em 1895, os irmãos Lumière efetuavam, em Paris, a primeira demonstração pública do animatógrafo. Em 1921, tinha lugar a primeira travessia aérea Lisboa - Funchal. Um hidroavião Felixtowe F3 descolava da doca do Bom Sucesso, em Lisboa, tendo como tripulantes Sacadura Cabral (piloto), Gago Coutinho (navegador), Ortins Bettencourt (co-piloto) e Roger Soubiran (mecânico).

Em 1933, nos arredores da cidade alemã de Dachau, perto de Munique, entrava em funcionamento o primeiro campo de concentração nazi. Em 1945, era fundada a Liga Árabe, no Cairo.

Em 1968, o governo da ditadura do Estado Novo desterrava Mário Soares para a Ilha de São Tomé. Em 1985, o Parlamento português aprovava a Lei dos Objectores de Consciência. Em 1986, o financeiro italiano Michele Sindona, 65 anos, a cumprir prisão perpétua por fraudes bancárias e tentativa de assassínio, morria no hospital de Volghera.

Em 1987, morria o ator norte-americano Robert Preston Foster, 68 anos, Óscar de melhor interpretação secundária em “Victor-Victoria”. Em 1988, realizava-se a cerimónia de geminação das cidades de Lisboa e Rabat. Em 1989, demitia-se Costa Freire, secretário de estado da Administração da Saúde. Em 1991, Mascarenhas Monteiro tomava posse como novo Presidente de Cabo Verde.

Em 1992, as eleições gerais livres na Albânia davam a vitória ao partido Democrático, criado em 12 de dezembro de 1991. Em 1996, o horário de abertura dos hipermercados aos Domingos e feriados era fixado entre as 08:00 e as 13:00. Em 1998, Paulo Portas era eleito líder do PP. Em 2000, as bolsas de valores de Bruxelas, Paris e Roterdão fundiam-se na Euronext.

Em 2001, morria William Hanna, 90 anos, um dos grandes criadores do cinema de animação, coautor, com Joseph Barbera, de Tom e Jerry, os Flintstones, Zé Colmeia e Scooby-Doo. Em 2003, em Lisboa, cerca de 35 mil pessoas desfilavam contra a guerra no Iraque. No mesmo dia, o Benfica realizava o último jogo no Estádio da Luz vencendo, por um golo, o Santa Clara.

Em 2004, Israel assassinava o líder do Hamas, o xeque Ahmed Yassin, fundador do movimento islâmico palestiniano, com um atentado em Gaza. Em 2005, o Programa do XVII Governo Constitucional passava, sem votação, no Parlamento.

Em 2006, a organização separatista basca ETA anunciava o cessar-fogo permanente, com entrada em vigor a 24 de março. Cavaco Silva iniciava a primeira visita do mandato, uma viagem a Cabo Verde, para assistir à posse do homólogo Pedro Pires. E a escritora Agustina Bessa-Luís era condecorada com o grau de Grande Oficial da Ordem Gabriela Mistral do Chile.

Em 2007, a justiça francesa absolvia o diretor do jornal satírico Charlie Hebdo, Philippe Val, do delito de injúrias religiosas por ter publicado em 2006 caricaturas de Maomé.

Em 2008, o Vitória de Setúbal conquistava a primeira edição da Taça da Liga de Futebol, ao derrotar o Sporting na final, por 3-2, no desempate por pontapés da marca de grande penalidade, no Estádio Algarve, em Faro. Morria o músico cubano Israel "Cachao", um dos pioneiros do mambo, em Miami, Florida, aos 89 anos. Morria também o diretor nacional do Banco Central dos Estados da África Ocidental na Guiné-Bissau, Aguinaldo Embaló, com 55 anos em Varela, no norte do país.

In Lusa