quarta-feira, 7 de abril de 2010

História do Dia:

Hoje é quarta feira, 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, Dia Mundial da Optometria, Dia Internacional da Memória do Genocídio no Ruanda em 1994 e Dia Nacional dos Moinhos. É o nonagésimo sétimo dia do ano. Faltam 268 dias para o final de 2010.
Este dia é dedicado a São João Baptista de la Salle, fundador do Instituto de S. Sulpício, e à Beata Maria Assunta Pallota.
Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Nova. Lua Nova, dia 14, às 13:29.
O sol nasce às 07:13 e o ocaso regista-se às 20:06.
No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 11:08 e 23:31, a baixa-mar às 04:26 e 16:55.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Carneiro, destacando-se, entre eles, São Francisco Xavier (1506), o poeta e filósofo inglês William Wordsworth (1770), a cantora de jazz norte-americana Billie Holliday (1915), o trompetista Freddie Hubbard (1938), o cineasta Francis Ford Coppola (1939) e o ator australiano Russel Crowe (1964).
Nesta data, em 1263, os restos mortais de Santo António de Lisboa eram trasladados para a Basílica de Pádua, Itália. Em 1831, Pedro IV de Portugal abdicava do trono brasileiro a favor do filho, Pedro II do Brasil. Em 1862, as forças do general Ulysses Grant derrotavam os confederados em Shilos, Tennessee, na guerra da Secessão dos EUA.
Em 1921, era fundado o Diário de Lisboa. Em 1945, na II Guerra Mundial, aviões norte-americanos afundavam o maior navio de guerra japonês, Yamato. Em 1986, os serviços do Imposto sobre o Valor Acrescentado revelavam que o primeiro mês de cobrança rendera ao Estado perto de 120 milhões de euros (cerca de 24 milhões de contos).
Em 1987, o Dia Mundial da Saúde era assinalado, em Portugal, com a introdução de uma nova vacina, a VSPR - vacina anti-sarampo, papeira e rubéola. Em 1992, morria a escritora portuguesa Graça Pina de Morais, autora de “A Origem”. No mesmo dia, o escritor Fausto Lopo de Carvalho recebia o prémio Aquilino Ribeiro, pelo romance “No Silêncio da Casa É Tarde”.
Em 1997, o jornalista John F. Burns, do New York Times, conquistava o Prémio Pulitzer, com um trabalho sobre o Afeganistão dos talibã. Em 2003, eram detidos seis militares da Brigada de Trânsito da GNR de Albufeira, por suspeita da prática de crimes de extorsão, corrupção e abuso de poder. No mesmo dia, o 20º após o início da guerra do Iraque, as forças norte-americanas atingiam Bagdad.
Em 2004, o presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, marcava para 13 de Junho as eleições europeias. E o FC Porto garantia a passagem às meias finais da Liga dos Campeões com o empate em Lyon.
Em 2005, Bruno Pacheco vencia a 7ª edição do Prémio União Latina de Artes Plásticas. E a estação de rádio TSF realizava a primeira emissão radiofónica para surdos, em Portugal.
Em 2006, o Conselho de Opinião do grupo RTP dava parecer favorável à nomeação de Paquete Oliveira e de José Nuno Martins para os cargos de provedor da RTP e RDP, respetivamente.
Em 2007, morriam Johnny Hart, 76 anos, artista norte-americano, criador dos “cartoons” B. C. e “Wizard of ID”; e Barry Nelson, 89 anos, actor norte-americano, o primeiro a interpretar o papel de James Bond.
Em 2008, a passagem da chama olímpica de Pequim2008 por Paris ficava marcada por vários incidentes, protagonizados por manifestantes pró-Tibete, que obrigaram ao cancelamento dos últimos relevos da estafeta que deveria passar pelas principais artérias da cidade. As autoridades norte-americanas evacuavam 534 mulheres e crianças de um rancho do Texas pertencente a uma seita mormon poligâmica e continuam as investigações para encontrar mais crianças, revelaram as autoridades. Os jurados do inquérito judicial à morte da princesa Diana e de Dodi Al-Fayed revelavam o seu veredicto que conclui pelo homicídio provocado pela conduta negligente dos veículos perseguidores e do Mercedes que transportava o par.
Em 2009, morria Dave Arneson, criador, juntamente com Gary Gygax, do mundo fantástico de "Dungeons and Dragons", 61 anos.

Sem comentários: