quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

História do Dia:

24 de Fevereiro de 2010

Hoje é quarta feira, 24 de fevereiro, quinquagésimo quinto dia do ano. Faltam 310 dias para o final de 2010.

Este dia é dedicado a São Sérgio, Mártir, e à Beata Josefa Naval Girbés.

Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 28, às 16:38.

O sol nasce às 07:18 e o ocaso regista-se às 18:23.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 11:28, a baixa-mar às 04:50 e 17:21.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Peixes, destacando-se o contista alemão Wilhelm Grimm, autor, com seu irmão Jacob, dos "Contos de Grimm", (1786), o escritor e político português Teófilo Braga (1843) e o inventor do submarino, John Phillip Holland (1842).

Nesta data, em 1582, Gregório XII estabelecia o Calendário Gregoriano. Em 1891, era promulgada a primeira Constituição brasileira. Em 1895, iniciava-se a guerra da independência em Cuba, liderada por José

Martí. Em 1920, era constituído, na Alemanha, o Partido Nacional Socialista Nazi. Em 1922, era executado, em França, Henri Landru, conhecido por Barba Azul, pelo assassínio de dez das suas amantes.

Em 1946, Juan Domingo Peron assumia a presidência da Argentina. Em 1978, o ministro português dos Assuntos Sociais, Antonio Arnaut, anunciava o lançamento do Serviço Nacional de Saúde. Em 1981, o tenente-coronel Tejero Molina entregava-se às autoridades espanholas, depois de ter sequestrado membros do governo e deputados, no Parlamento, durante 18 horas, numa tentativa frustrada de golpe de estado.

Em 1983, era inaugurado o sistema Atlas de telecomunicações, que veio permitir ligações telefónicas diretas entre Portugal e Marrocos e, simultaneamente, a melhoria das ligações com outros países do Norte de África e da Bacia do Mediterrâneo. Em 1987, dezenas de milhar de pessoas acompanhavam, durante cerca de três horas, o funeral do músico, cantor, poeta e compositor português José Afonso.

Em 1990, morriam o antigo presidente italiano Sandro Pertini, 93 anos, e o cantor pop norte-americano Johnnie Ray, 63 anos. Em 1991, às 01:28, as forças aliadas iniciavam a ofensiva terrestre contra as tropas iraquianas no Kuwait, envolvendo meio milhão de soldados e dez mil blindados. Em 1993, morria o jornalista Hugo Rocha, 85 anos, sócio número um do Sindicato dos Jornalistas. Em 1996, a Igreja Ortodoxa russa suspendia as relações seculares com o Patriarcado de Constantinopla.

Em 2003, António Vitorino, Comissário Europeu de Justiça e Interior, era condecorado com a Grã-Cruz de São Raimundo de Penhafort, em Espanha. No mesmo dia, Timor-Leste tomava lugar como 115º Estado membro do Movimento dos Não-Alinhados. Em 2004, a irmã Doraci Edinger, que denunciara o tráfico de órgãos no Norte de Moçambique, era encontrada morta em Nampula.

Em 2005, José Sócrates, líder do PS, era convidado a formar Governo. E o Royal Mail lançava uma série de seis selos com pinturas da artista portuguesa Paula Rego.

Em 2006, o vírus H5N1 era detetado pela primeira vez na Geórgia. E morria Dennis Weaver, 81 anos, ator norte-americano, o detetive da série televisiva “McCloud”.

Em 2007, o Ministro da Saúde, Correia de Campos, assinava protocolos com seis municípios - Espinho, Montijo, Fafe, Cantanhede, Santo Tirso e Macedo de Cavaleiros, com vista à reestruturação da rede de urgências. O filme “Lady Chatterley”, Pascale Ferran, era o grande vencedor da 32ª edição dos Césares da Academia de Cinema Francesa, com cinco prémios - melhor filme, melhor atriz, melhor guião adaptado, melhor guarda-roupa e melhor fotografia. Morriam Leroy Jenkins, 74 anos, violinista e compositor norte-americano, expoente do free-jazz na década de 60, atuou no Jazz Em Agosto, em Lisboa, em 2000; e Mário Chanes de Armas, 80 anos, ex-prisioneiro político cubano e antigo companheiro de Fidel Castro.

Em 2008, Raul Castro sucedia oficialmente ao irmão Fidel na chefia do Estado cubano, eleito pela nova Assembleia para um mandato de cinco anos. Os mais cobiçados prémios de cinema, os Óscares, atingiam os 80 anos, com uma cerimónia dominada pelo filme "Este país não é para velhos" que venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Ator Secundário (Javier Bardem). "Haverá sangue" foi distinguido como Óscar de Melhor Ator (Daniel Day-Lewis).

in Lusa

Sem comentários: