sexta-feira, 26 de março de 2010

Santo do Dia

São Braulio

Nasceu em uma família muito sensível à vontade do Senhor: uma irmã foi para a vida religiosa. Aos 20 anos entrou na abadia de Santa Engrácia, assim como seu irmão Fruminiano e sua irmã que se tornou abadessa. Somente uma de suas irmãs se casou. Seu pai, Gregório e seu irmão mais velho, João, foram bispos. Nessa abadia são Bráulio fez os estudos elementares, ajudado pelo seu irmão João, na vida ascética.

Dez anos após foi para Sevilha (Espanha) aperfeiçoar-se com Santo Isidoro. As grandes obras de São Isidoro foram compostas por solicitação de São Bráulio e que no final recebeu o encargo de completá-la em 637. São Bráulio é considerado um dos maiores discípulos do grande Santo espanhol, Isidoro de Sevilha, venerado com incrível fervor, na Capital da Espanha e em todo aquele país.Retornou a Saragoça em 625 e quando em 631 faleceu o bispo João, foi nomeado arcediácono e lhe confiaram à administração dos negócios eclesiásticos. E num tempo terrível de pestes, flagelos, carestias, Bráulio, pedindo conselhos e ajuda foi superando tanta crise.

Fecundo escritor e grande pastor, São Bráulio foi escolhido para Bispo em Saragoça, participando ativamente em três Concílios de Toledo (633, 636, 638). Correspondia com o Papa Honório I. Por volta dos anos 650 estava praticamente cego e esgotado e morreu no ano seguinte. São Bráulio foi o melhor escritor espanhol de seu tempo, depois de são Isidoro de Sevilha. Um grande bispo, nascido numa família de santos que ajudou e muito na consolidação da Igreja no reino espanhol. Em 651 entra no reino dos céus.

São Bráulio, rogai por nós!

In Blog Santo Católico

Sem comentários: