segunda-feira, 29 de março de 2010

História do Dia

29 de Março de 2010

Hoje é segunda feira, 29 de março, octogésimo oitavo dia do ano. Faltam 277 dias para o final de 2010.

Este dia é dedicado a Santo Eustásio, abade, e à Beata Paula Gambarra, viúva.

Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 30, às 03:25.

O sol nasce às 07:27 e o ocaso regista-se às 19:57.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 03:28 e 15:52, a baixa-mar às 09:22 e 21:39.

Carneiro é o signo dos nascidos nesta data destacando-se o regente de orquestra britânico Thomas Beecham (1879), o compositor, pianista de jazz e chefe de orquestra norte-americano Duke Ellington (1899), o tenor Leslie Howard (1948).

Nesta data, em 1797, era assassinado Gustavo III da Suécia. Em 1809, o marechal Soult entrava na cidade do Porto à frente do exército de Napoleão. Em 1830, era criada a Escola de Medicina Veterinária portuguesa. Em 1951, o Governo da China recusava a oferta dos EUA para conversações de paz sobre a Coreia. Em 1962, na Argentina, um golpe militar derrubava o presidente Arturo Frondizi.

Em 1971, o tenente norte-americano William Calley era acusado de ter comandado o massacre da aldeia vietnamita de May Ly, que causou a morte a várias centenas de civis. Na mesma data, Charles Mason e três membros do seu grupo, eram condenados à morte nos EUA pelo assassínio da atriz Sharon Tate.

Em 1973, as últimas tropas norte-americanas abandonavam o Vietname do Sul, pondo fim à intervenção militar dos EUA. Em 1981, o general Roberto Viola assumia a presidência da Argentina, sucedendo ao general Videla. Em 1985, às 01:20 de Lisboa, Portugal chegava a acordo, em Bruxelas, para a adesão à CEE. A delegação portuguesa, para as rondas de negociações, era dirigida pelo ministro português das Finanças, Ernâni Lopes.

Em 1989, João de Melo recebia o Grande Prémio de Romance e Novela da APE, por “Gente Feliz com Lágrimas”. No mesmo dia, a Academia de Hollywood atribuía os Óscares do melhor ator, melhor actriz, melhor realizador e melhor filme a Dustin Hoffman, Jodie Foster, Barry Levinson e “Rain Man”, respetivamente. Em 1990, morria Alain Oulman, 61 anos, compositor.

Em 1991, a pintora Maria Helena Vieira da Silva era condecorada, pelo presidente francês François Mitterrand, com a Legião de Honra. Em 1992, morria Martinho da Assunção, 78 anos, intérprete de viola portuguesa. Em 1994, começava em Milão o julgamento de Bettino Craxi, ex-líder do Partido Socialista italiano e um dos homens que durante mais tempo governou Itália, acusado de corrupção e financiamento ilegal de partidos.

Em 1996, iniciava-se o XVIII congresso do PSD. Em 1998, era inaugurada a ponte Vasco da Gama, sobre o rio Tejo, em Lisboa. Em 2000, a OPEP decidia aumentar a produção de crude em 1,7 milhões de barris diários. Em 2001, um cargueiro e um petroleiro chocavam no Mar do Norte, causando a maior mancha de poluição na costa da Dinamarca.

Em 2003, morria o médico que identificara a Síndrome Respiratória Aguda Severa ou pneumonia atípica, Carlo Urbani, da OMS. Em 2004, a sonda Mars Express detetava a presença de metano na atmosfera de Marte. Em 2005, o Grande Prémio de Literatura ITF/DST, de Braga, era atribuído a “Fantasia para dois Coronéis e uma Piscina”, do escritor Mário de Carvalho.

Em 2006, o Conselho de Segurança da ONU dava 30 dias ao Irão para suspender o programa de enriquecimento de urânio. E o antigo presidente liberiano Charles Taylor, acusado de crimes contra a humanidade pelo Tribunal Especial da ONU para a Serra Leoa, era capturado na fronteira da Nigéria com os Camarões.

Em 2007, era aprovada a reclassificação do Palácio de Belém, sede da Presidência da República, e de todo o seu conjunto intramuros como monumento nacional. O antigo presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso era nomeado curador da Fundação Champalimaud. O projecto de uma ponte pedonal entre Porto e Gaia, junto à atual Ponte D. Luís I, desenvolvido por alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, vencia o Prémio Secil Universidades/2006. Morria Maria Sidónio, 86 anos, atriz, cantora e ceramista.

Em 2008, o presidente cubano, Raúl Castro, que continua a apostar em reformas na ilha, permitia, através de um anúncio feito pela empresa telefónica estatal, a posse de telemóveis, a título pessoal, pelos cubanos. No Zimbabué, cerca de 5,9 milhões de eleitores eram chamados a votar para decidir se Robert Mugabe permanece no poder, depois de ter exercido a presidência durante mais de um quarto de século. Da Austrália aos Estados Unidos, edifícios públicos ou particulares e locais centrais de 35 cidades apagavam as luzes, às 20:00 locais, aderindo à iniciativa “Earth Hour”, que pretende alertar para as alterações climáticas.

Em 2009, morria Maurice Jarre, compositor francês, conhecido pelas bandas sonoras de filmes como "Lawrende da Arábia", "Doutor Jivago" ou "Passagem para a Índia", 84 anos.

in Lusa

Sem comentários: